Principais Obras da TV Mundial: Da Disney aos Tsunamis

Amando ou odiando! Não importa. Necessário admitir a poderosa forma de comunicação de massa no mundo ocidental. Nem todo mundo vê outdoors. Os leitores podem virar a página para evitar anúncios. Enquanto a Internet consiste em força onipresente na cultura moderna, é tão vasta e diversa que as mensagens online podem se perder no oceano de conteúdo presente na rede mundial de computadores.

Mas a TV, mesmo décadas depois da primeira aparição no mercado consumidor, ainda é poderosa ferramenta de comunicação. Milhões de telespectadores sintonizam a cada semana os programas favoritos e absorvem os anúncios associados em média a cada quinze minutos, pelo menos.

O debate sobre os efeitos positivos e negativos da programação de televisão continua a balançar para trás e à frente, mas seria difícil negar que a TV produziu eventos que modificaram à ótica do mundo. Leia e aprenda os principais momentos significativos da história televisiva, quando as imagens em nas telas brilhantes mudaram a compreensão do mundo.

A TV às vezes é criticada por estimular o estilo de vida sedentário. Porém, conforme o enfoque midiático ajuda no desenvolvimento da sociedade que como um todo a se mobilizar contra as injustiças do mundo.

TV em Cores e Walt Disney: Evento da TV Mundial

O advento da cor TV na década de 1950 foi marcante para os telespectadores. As famílias costumadas a imaginar cor enquanto ao observar imagens em preto-e-branco de repente se viram transportadas para os mundos vibrantes e vivos nas telas iniciais.  A tecnologia de cores estava começando a desenvolver no início dos anos 1920, mas demorou para acontecer a padronização do National Television System Committee.

Walter Disney, o magnata da mídia, abraçou a TV em cores e se comprometeu com a programação à nova tecnologia. Lançado em outubro de 1954, o “Disney Wonderful World of Color” foi programa de variedades familiar com desenhos icônicos, mistos, drama e documentário com informações promocionais sobre o parque, em Anaheim, Califórnia.

O Disney “Wonderful World of Color” correu por 34 temporadas, um recorde de longa data na história da televisão. Junto com o fornecimento de programação, se tornou uma instituição de confiança na vida familiar americana. O empresário ajudou a tornar a cor estabelecida, padrão aceito em tecnologia de TV.

Primeiro Debate Presidencial na TV

Historiadores políticos e especialistas em mídia concordam que o debate presidencial entre o republicano vice-presidente Richard Nixon e seu adversário desconhecido de Massachusetts, o senador John F. Kennedy, no dia 26 de setembro de 1960, mudou a face das eleições presidenciais.

Pela primeira vez, os eleitores americanos não ouviram apenas os candidatos falarem sobre as políticas, as plataformas e os pontos fracos dos concorrentes. Na época foi possível também “ver” os argumentos.

Cobertura da Guerra do Vietnã: Fatos Históricos da TV

Muitos norte-americanos receberam notícias das linhas de frente da Segunda Guerra Mundial, através do governo, com atualizações de notícias que rodavam nas salas de cinema. Duas décadas mais tarde, quando os Estados Unidos entraram em conflito bélico contra o Vietnã, as novas tecnologias da TV em cores e notícias de transmissão formaram quadro diferente que assustou o mundo.

Equipes de reportagem de TV no Vietnã foram equipadas com câmeras de TV portáteis quê lhes permitiu entrar em guerra com as tropas. Pela primeira vez, os repórteres poderiam gravar os soldados americanos e de modo rápido compartilhar as experiências na linha de frente com o resto do mundo. Telespectadores assistiram em primeira mão a frustração, perigo e destruição que os entes queridos tiveram que enfrentar nas selvas do Sudeste da Ásia.

Como resultado, se modificaram as atitudes americanas em relação à guerra. Aumentaram os protestos e as transmissões resolutas se espalharam no movimento contra as ações militares que marcou de modo massivo o país.

Depois do Vietnã, o exército dos EUA começou a instituir uma forma mais controlada em termos de mídia e relação com imprensa. Enquanto as emissoras perderam a capacidade de enviar as equipes de reportagem para o campo com a liberdade que tinha no Vietnã, as autoridades militares entenderam não existir retorno à propaganda.

Missão Apolo XI

Poucos momentos incendiaram a imaginação do mundo como a transmissão televisiva na noite de 20 de julho de 1969, quando os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Ed “Buzz” Aldrin pousaram na lua. Pela primeira vez na história os seres humanos estavam em contato físico direto com outro corpo celeste.

Pilotos e astronautas NASA já tinham conquistas, assim como os homólogos da URSS que quebraram a barreira do som, voando no espaço e realizando trabalhos em órbita. O pouso lunar foi um dos momentos mais importantes na corrida espacial.

De fato, a NASA queria ter a certeza de que o evento foi transmitido para uma audiência tão vasta quanto possível. O efeito foi surpreendente. Toda a geração de americanos esteve marcada com a transmissão de fim de noite como um momento crucial das infâncias.

Tsunami de 2004 na TV

Em 26 de dezembro de 2004 um terremoto submarino com uma magnitude estimada de 9,0 provocou enorme maremoto, ou tsunami, no Pacífico. A onda atingiu a Indonésia, com pouco aviso prévio, destruindo comunidades inteiras e matando um número estimado de 280 mil pessoas. Noticiários chocaram o mundo com as imagens do desastre e das consequências, intercaladas com gráficos e comentários.

Por causa das imagens registradas na TV, em poucos dias dezenas de instituições de caridade e grupos de ajuda foram inundados com doações e ofertas de ajuda. Captação de recursos foi anunciada junto aos eventos de celebridades Teleton, que ajudaram a tornar as pessoas conscientes dos desastres. Por consequência surgiram generosas doações para as vítimas.

Embora a diversidade da resposta internacional faça com que seja impossível saber quanto foi levantado, estimativas colocam o montante da ajuda financeira e material em algum lugar perto de quatorze milhões dólares americanos.

Com as transmissões internacionais e a audiência generalizada de programação de notícias, a TV pode tirar a má reputação da produtora do estilo de vida sedentário, expondo as pessoas às imagens violentas ou enganosas. Conforme o enfoque otimista representa um poderoso instigador à mudança positiva.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.