Qual é a Origem da Páscoa?

A comemoração da páscoa é uma das mais tradicionais do calendário cristão, as suas origens remontam a tradição judaica e também alguns ritos pagãos que foram sendo assimilados de povos cristianizados como os germânicos.

O sentido cristão atribuído à data tem associação com a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo sendo uma data móvel no calendário. O termo páscoa é derivado da palavra hebraica “Pessach” que significa passagem. Continue lendo para entender mais sobre as origens da Páscoa.

Origens da Páscoa

A seguir vamos explicar as origens da páscoa no contexto judaico, cristão e pagão.

Origens Judaicas da Páscoa

A origem da Páscoa cristã está diretamente ligada ao Pessach, uma celebração tradicional do povo judeu que lembra a libertação dos hebreus do regime de escravidão no Egito. Próximo do período de início da primavera o povo hebreu realizava uma celebração para festejar a sua libertação concedida por Deus.

Páscoa Judaica

Páscoa Judaica

No texto bíblico há uma passagem em que Javé diz a Moisés que os hebreus devem escolher e sacrificar cordeiros para a páscoa. O sangue do animal deveria ser passado na verga da porta e nas ombreiras. Os hebreus deveriam ficar em casa sem sair até a manhã. O sangue sob a porta era um sinal para que o anjo do Senhor que iria passar aquela noite tirando a vida de todos os filhos primogênitos atingisse apenas os egípcios identificando os hebreus. Essa passagem está em Êxodo 12:21-27.

Origens da Páscoa Cristã

Embora o Cristianismo seja uma derivação do Judaísmo atribui seu próprio significado a Páscoa. Para a Igreja Católica esse é o momento de celebrar a ressurreição de Jesus Cristo sendo uma das bases da fé cristã. É uma das datas cristãs de maior relevância para o calendário do Cristianismo.

Nesse contexto Jesus é entendido como sendo o Cordeiro de Deus oferecido em sacrifício como uma forma de purificar o mundo do pecado. Após três dias de sua crucificação e morte, Cristo, ressuscitou. Essa celebração passou a ser comemorada em paralelo ao Pessach devido ao fato de ambas terem acontecido no mesmo período.

Quaresma

Quaresma

Quaresma

A páscoa é o encerramento da Quaresma, um período de 40 dias em que os fiéis fazem jejum. A Semana Santa é a última semana da Quaresma começando no Domingo de Ramos (quando Cristo entrou em Jerusalém) passando pela Sexta-Feira da Paixão (quando Ele foi crucificado) e culminando no Domingo de Páscoa (comemoração da ressureição de Jesus).

Data da Páscoa

Data da Páscoa

Data da Páscoa

A Igreja determinou, durante o Concílio de Niceia em 325 d.C., que a Páscoa aconteceria na primeira lua cheia depois do equinócio da primavera. No hemisfério norte o equinócio marca o começo da primavera.

Origens Pagãs da Páscoa

Enquanto se dedicava a conversão dos povos germânicos pagãos a Igreja Católica passou a assimilar várias tradições deles como uma forma de estabelecer uma relação mais sólida. É importante destacar que a Páscoa tem diversas associações com tradições pagãs em especial no hemisfério norte. Alguns historiadores inclusive fazem uma relação entre a Páscoa e o culto a deusa germânica Eostern que pode ser chamada também de Ostara.

Curiosamente o termo em inglês para se referir a páscoa é Easter, bastante semelhante ao nome da deusa. Já em alemão a celebração se chama Ostern que se assemelha a Ostara. Os germânicos e os celtas realizavam uma celebração para essa deusa em paralelo a realização da festa cristã da páscoa. Quando esses povos começaram a passar pelo processo de cristianização a festa pagã foi sendo mesclada a comemoração cristã.

Coelho e Ovos

Os principais símbolos da páscoa, os ovos e o coelho, também são referência a elementos pagãos. Na antiguidade os ovos eram um símbolo de fertilidade assim como os coelhos. Conforme esses povos foram sendo cristianizados os elementos simbólicos foram sendo relacionados com essa festa cristã. A tradição de enfeitar ovos e depois escondê-los chegou às Américas através dos imigrantes alemães.

Gostou de saber mais sobre as origens da Páscoa? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.