Natal

Junto com a Páscoa e Pentecostes, o Natal para o cristianismo se constitui numa das festas religiosas de maior importancia. Sabemos que a celebração do Natal faz parte da Cultura Religiosa dos povos e em Roma já havia celebração desde o ano de 336 d.C . No Natal celebramos o nascimento de Jesus Cristo sendo que as igrejas: Católica Romana, Angelicana, junto com mais alguns grupos de protestantes tem como data de comemoração o dia 25 do mês de dezembro.

Natal

Natal

Entretanto para a Igreja Ortodoxa o dia de se comemorar o Natal é 7 de janeiro. Se formos analisar a palavra como adjetivo veremos que significa o local onde aconteceu um nascimento, de alguém ou então de alguma coisa. A Igreja ocidental comemora o Natal desde o século IV enquanto que a Igreja oriental faz a comemorção a partir do seculo V. Estudos mostram que esta na realidade não é a data do nascimento de Jesus, ela é resultao de uma Bela Tentativa da Igreja para cristianizar  as festas pagãs celebradas por diferentes povos durante o solsístico de inverno.

Mensagem

Mensagem

Origem do Natal

Com certeza a festa de Natal ao ser instituida não contou com uma Ajudinha de Deus e nem está incluida entre as diversas festas bíblicas de que temos conhecimento. Essa festa se originou a partir da Igrja Catolica Romana, no século IV e foi daí que ela se espalhou chegando aos protestantes e aos poucos alcançando o resto do mundo. A data que não é realmente a do nascimento de Jesus tem sua origem ligada as comemorações da brunária pagã que acontecia depois da Saturnália, a qual se estendia de 17 a 24 de dezembro comemorando o menor dia do ano e o surgimnto de um Novo Sol. O Fim de Festa era sempre cheio de beberagens e orgias de todos os tipos. Com a conversão dos pagãos ao cristianismo passaram a considerar o dia 25 de dezembro em que era festejado o nascimento do Deus Sol como sendo o dia em que nasceu o filho de Deus. Assim temos o Natal enraizado nste mundo ocidental e portanto é a mesma festã pagã de outros tempos apenas com um novo nome.

Árvore

Árvore

Significado do Natal

A muito tempo que o Natal perdeu seu verdadeiro significado para grande parte das pessoas que fazem comemorações que nada tem a ver com a realidade desta data. O Natal para muitos se resume a troca de presentes e grandes festas com muita comida, muita bebida e nenhum pensamento cristão que possa nos remeter ao significado real das comemorações que é a confrternização, a união com a familia, a hora de abraçar quem não vemos a muito tempo, hora de dirigir uma prece de louvor e agradecimento e também pedir pelos irmão menos favorecidos pois independente de cor, religião, cultura ou diferenças sociais Não Esqueça que nosso pai maior é o mesmo. Fique Alerta pois esta é a data para comemorar o nascimento de Jesus Cristo e não podemos perder o foco disto.

O Natal deve ser visto como uma época de alegria, um dia para passar ao lado de pessoas queridas e deve ser comemorado com muito amor, afinal é o aniversário de Jesus, aquele que morreu por nós e nos deu todo o seu amor, que é infinito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.