Nossa Senhora Achiropita

Nossa Senhora Achiropita é uma denominação recebida por Maria, mãe de Jesus na Itália, e sua história remonta do século V DC.

Nossa Senhora Achiropita

Nossa Senhora Achiropita

A História

Conta a história da santa que no ano de 580dC., um capitão de nome Maurício foi desviado de sua rota pelos fortes ventos chegando a uma aldeia italiana. Já em terra o monge Éfrem foi lhe encontrar e lhe anunciou que não teriam sido os ventos que lhe desviaram da rota, mas sim Nossa Senhora, para que ele, quando se tornasse Imperador, construísse um templo para a Santa naquelas terras. Dois anos depois o capitão tornou-se Imperador e construiu o santuário rapidamente. No entanto segundo os moradores daquelas terras um fato estranho acontecia, a imagem de Nossa Senhora era pintada durante o dia e a noite sua pintura sumia da parede. Até que numa noite teria surgido uma bela senhora e pediu para entrar no templo, como não voltasse o guarda adentrou e não a encontrou mais, porém na parede do fundo do santuário havia uma lindíssima imagem de Nossa Senhora pintada.  Ao saber da história o povo veio ver o fato, e emocionados com a beleza da imagem aclamavam entre cantos e lágrimas: Achiropita! Achiropita! Que traduzindo para o português quer dizer: imagem não produzida ou pintada pela mão humana.

Festa

Festa

Devoção

Fato ou lenda, resultou a história da cultura religiosa, e assim desde o século XII, em Rossano Cálabro na Itália, a devoção foi oficializada e celebrada no dia 15 de agosto. Até hoje existem no mundo apenas duas igrejas que são dedicadas a Nossa Senhora Achiropita, uma delas é a catedral Italiana e a outra fica no Brasil, no famoso bairro paulista do Bixiga (Bela Vista), onde está um dos maiores núcleos de imigrantes italianos radicados em nosso país. A devoção dos fiéis a Nossa Senhora Achiropita, ou mãe Achiropita como muitos carinhosamente a chamam, vem despertar nos devotos o amor filial a Maria, a mão do menino Jesus. Nossa Senhora Achiropita nos remete a ela, a mãe de Jesus e de todos nós, mas sob a visão da cultura italiana, tanto que a imagem de Nossa Senhora Achiropita é de uma mulher levemente gorda, pele queimada do sol e bochechas rosadas, com seu filho no colo, muito parecido com ela e ambos com vestes fartas, portando coroa e brincos de brilhantes, ou seja, a imagem de uma mulher linda típica calabresa.

Igreja

Igreja

A Festa de Nossa Senhora Achiropita em São Paulo

Este ano aconteceu a 83 edição da festa no bairro do Bixiga, por onde passaram cerca de 200 mil pessoas durante os finais de semana, para apreciar os festejos, participar das procisões, das missas, novenas e especialmente para apreciar as maravilhas da culinária italiana que são servidas nas dezenas de barracas que são espalhadas ao longo das ruas
São Vicente e Treze de Maio.

É uma festa e evento religioso que faz parte da cultura italiana já integrada aos costumes de nosso povo. Na festa estão reunidos a devoção a Nossa Senhora, a fé e a alegria do povo italiano e brasileiro. É uma festa imperdível para quem tem a oportunidade de prestigiar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.