Doença do Pâncreas

O pâncreas é uma importante glândula do corpo humano, escondida e silenciosa o seu bom funcionamento é vital para a saúde do organismo. O pâncreas pode sofrer diversos problemas, alguns destes resultantes da ação do próprio paciente, como o alcoolismo. Atualmente com o auxílio da moderna tecnologia já se pode diagnosticar com segurança diversas doenças que atingem o pâncreas e a ação terapêutica é eficaz na maioria dos casos.

Sistema

Sistema

O Pâncreas

Diz-se que o pâncreas é um órgãos oculto, pois se localiza numa região profunda do abdômen, atrás do estomago. No adulto seu tamanho pode chegar a 25 cm, e é responsável pela produção de enzimas e líquidos digestivos que misturam-se aos alimentos no intestino, digerindo as gorduras, carboidratos e proteínas que devem ser absorvidas pelo organismo. Também é função do pâncreas produzir insulina responsável por regular o açúcar do sangue. São muitas as doenças que atingem o pâncreas, algumas bastante sérias, entre elas se destacam a Diabetes Mellitus Deficiência enzimática; Pancreatite aguda ou crônica e o Tumor de pâncreas.

Doença do Pâncreas

Doença do Pâncreas

Diabetes

A diabete Mellitus é uma doença grave, crônica e até hoje não tem cura, portanto o paciente pecisa se manter em tratamento durante toda a vida. A causa da maioria dos casos de diabetes é a deficiência de insulina, no entanto os cientistas não descobriram até hoje porque as células param ou diminuem a produção de insulina. Sem a insulina a glicose se acumula no sangue, e para regular esse quadro os pacientes necessitam de doses diárias de insulina que é administrada através de injeções. A falta e insulina e os níveis altos de glicose no sangue acarretam com o passar do tempo diversos prejuízos ao bom funcionamento do corpo humano, notadamente aos rins,olhos, coração, as pernas e nervos do corpo.

Corpo Humano

Corpo Humano

Pancreatite

Esta doença acontece quando há uma inflamação severa no pâncreas. As principais causas dessa inflamação são álcool, pedra na vesícula, dependências de drogas, trauma, hereditariedade e gordura no sangue. Essa doença tem tratamento e o principal sintoma é dor forte no abdômen e inchaço. A pancreatite crônica é causada principalmente pelo consumo de álcool e seus sintomas também são dor forte e recorrente, e o tratamento é clinico.

Insuficiência Enzimática

As enzimas digestivas são responsáveis pela fragmentação das dietas de carboidratos, proteínas e gorduras dos alimentos, quando não há a produção de enzimas o organismo não consegue absorver esses nutrientes dos alimentos, resultando em perda de peso e até desnutrição. Os sintomas são a própria perda de peso e diarréia recorrente, o tratamento é com a ingestão de enzimas via oral.

Tumores

O paciente pode desenvolver tumor pancreático benigno não causando maiores problemas, sendo o tratamento simples. No caso de câncer de pâncreas o tratamento é bastante difícil, sendo a cirurgia a única possibilidade eficaz.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário