Como a Morte é Recebida Pelas Diferentes Religiões

A morte é inevitável e por isso é um tema presente nas religiões ao redor do mundo. Embora sejam muito diferentes e interpretem a morte de maneira diferente, todas as religiões encaram a morte como algo importante, uma passagem.

Os Mulçumanos

Os praticantes do islamismo acreditam que a morte é a vida são prerrogativas de Alá, e portanto quem viver de acordo com os mandamentos divinos não precisa temer a morte, e ficam tranqüilos com a certeza da reencarnação.

Os homens comuns esperam a morte em postura de admiração e reconhecimento pela bondade e poder de Alá. Os guerreiros que morrem durante a luta pela fé (jihad) vão direto ao paraíso.

Praticantes

Após a morte parentes e amigos que possuem o mesmo sexo do falecido preparam o corpo, purificando-o para entrar na morte. O shahãdah ( oração para combater o demônio) é recitado pelos familiares. Esse oração afirma a não existência de outro ser supremo além de Alá. O objetivo de entoar a oração é convencer o morto de que ele deve procurar por Alá na eternidade.

Os Cristãos

Os cristãos se dividem entre os que acreditam que o espírito das pessoas falecidas vão para o céu, o inferno ou o purgatório e os que acreditam que a morte é apenas um sono em que as pessoas ficam para aguardar o dia do Julgamento Final.

Como o destino do espírito é dado de acordo com a vida que a pessoa teve, os familiares oram pedindo que Deus perdoe os pecados do falecido para que ele possa descansar em paz ou subir ao paraíso.

Julgamento

Antes que algum cristão morra, um padre é chamado para fazer a extrema-unção, em que azeite de oliva previamente benzido em uma missa (o óleo dos enfermos) é passado nos olhos, boca, narinas, mãos, pés e ouvidos da pessoa. Durante o processo os parentes e familiares oram pedindo clemência.

Os Judeus

Os judeus encaram a morte como um processo da vida, e acreditam que a alma sobrevive depois que o corpo morre. Por isso, tentam ser bons durante a vida para que a alma seja recompensada no além.

No entanto os familiares e amigos realizam uma série de rituais para garantir que a alma siga iluminada durante seu caminho para a morte.

Enfeito

Para que a alma não encontre Deus portando objetos do mundo, o corpo é despido de qualquer adorno como jóias – até perucas são retiradas.
O caixão e a sala do velório são simples. O único enfeite presente é uma estrela de Davi sobre a tampa do caixão. O padrão é seguido para que todos entendam que todos são iguais perante a morte.

OS Hindus

Os hindus acreditam que a alma reencarna depois da morte, e por isso realizam rituais para que a alma consiga se desprender do corpo e seguir seu caminho.
O comportamento que a pessoa teve durante a vida vai determinar o corpo em que ela vai reencarnar – se de uma pessoa ou animal.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.