Budismo No Brasil

Convivendo com uma imensidão de católicos incluindo o crescimento pujante dos evangélicos, o budismo brasileiro resiste com um ínfimo número de seguidores. Segundo fonte do Censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País registrou quase 215 mil adeptos, sendo que a pesquisa de 1991 contabilizou um contingente com mais de 236 mil. Um dos motivos que explica este parco percentual (em torno de 0,10%) e a redução de budistas no Brasil, consiste na falta de renovação dos sacerdotes. Outra desvantagem reside nas poucas lideranças religiosas vivas do Oriente, que não demonstram qualquer interesse em agradar o cidadão brasileiro.

Budismo No Brasil

Budismo No Brasil

A maioria dos espíritos evoluídos que visita as terras tupiniquins não fala nem o inglês, o que dificulta bastante a compreensão da bela filosofia de Buda.

O budismo desembarcou no Brasil há mais de 100 anos de uma maneira clandestina, quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram no Porto de Santos (SP). Naquela época, a igreja Católica era absoluta no País e existia uma enorme resistência para as outras religiões, sendo que muitos monges tiveram que se disfarçar de agricultores. Após a Segunda Guerra Mundial, a partir de 1950, o budismo passou a se institucionalizar com uma invasão de templos, que variou da tradição tibetana à propagação da corrente zen.

Budismo No Brasil

Budismo No Brasil

Nas décadas de 70 e 80, a religião despertou muito interesse da mídia devido à adesão de vários artistas e intelectuais, que simpatizaram com o heroico idílio de Buda. Ao longo das próximas décadas tudo não passou de uma “onda” e a religião não conseguiu se propagar entre os fiéis brasileiros. Contudo, a internet expõe as práticas, atividades e filosofias do Dharma, agregando diversos grupos e comunidades nas redes sociais. O País também apresenta templos reluzentes, como os situados em Cotia (SP) e Três Coroas (RS).

Em Busca da Verdade: Nascido no Nepal, em berço esplêndido rodeado de muita riqueza, luxo e suntuosidade, o príncipe Sidarta Gautama vivia confinado no Palácio Real protegido de qualquer problema, que acontecia no mundo exterior.

Budismo No Brasil

Budismo No Brasil

Aos 29 anos ordenou um guarda para que o levasse até a cidade, onde teve o primeiro contato com pessoas que conviviam com a dor, miséria e doenças. Após ficar chocado com estas cenas despediu-se da mulher e do filho, raspou a cabeça, vestiu uma simples túnica e peregrinou em busca de sua iluminação espiritual. Vagando pelo norte da Índia conheceu sábios, eremitas, doutrinas e religiões, onde passou por uma série de percalços e privações, até atingir o conhecido estágio do nirvana, onde se transformou em Buda (O Iluminado). Segundo a tradição budista, a cada 2.500 anos, aproximadamente, uma nova reencarnação de Buda nasce na Terra para girar a roda do Dharma. No mundo atual, Tenzin Gyatso é o 14.° Dalai Lama.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.