Ser Gentil Vale a Pena?

O comportamento humano sempre foi e sempre será motivo de pesquisas por parte de psicólogos, cientistas e estudiosos das mais diversas áreas de atuação, alguns deles preocupados com questões que nos parecem bastante simples e que muitas vezes nos passam despercebidas, mas nem por isso deixam de fazer uma diferença significativa na rotina de nossos dias. A gentileza, por exemplo, é uma destas pequenas demonstrações de comportamento que, por vezes, a maioria das pessoas nem mesmo se lembra de como é agradável ser gentil ou receber uma gentileza. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, uma das principais razões para a falta de gentilezas a que as pessoas já estão acostumadas, ocorre em função da correria do dia a dia. Será este um dom muitos problemas da modernidade? Todos tem pressa, as tarefas diárias exigem muito tempo, especialmente para que vive em grandes centros urbanos, o trânsito nas grandes cidades, por exemplo, causa muitos transtornos.

Gentileza

A Pesquisa

Robert Levine leciona psicologia na Universidade do Estado da Califórnia, em sua experiência ele pode comprovar que o cotidiano das metrópoles não é salutar à cortesia. A relação gentileza e pressa foi observada em 36 cidades americanas, a avaliação teve seu foco em pequenos gestos como auxiliar um deficiente visual a atravessar a rua, segurar a porta do elevador, devolver uma caneta que caiu acidentalmente, entre outros. Os experimentos reveladores nos mostram que em cidades mais pacatas, de ritmo de vida mais tranquilo, as pessoas são muito mais prestativas. “A Geografia do Tempo” é um livro de Levine no qual podemos encontrar detalhes a cerca desta pesquisa. Mas então a pergunta é: ser gentil vale a pena? A ciência afirma que sim, vale muito a pena. Sonja Lyubomirsky, também psicóloga, realizou estudos na Universidade da Califórnia, solicitando aos participantes que se dedicassem mais à gentilezas por um período de 10 semanas. Os relatos das pessoas mostram que todos se sentiram mais felizes com as atitudes, sendo que ouve maior incidência de satisfação entre os que tiveram vários tipos de atitudes com familiares e também com estranhos. O mesmo não ocorreu com os que se limitaram a repetir sempre o mesmo gesto, como segurar a porta para estranhos. Gentilezas liberam dopamina que, por sua vez, proporciona sensações de bem estar.

Gesto Simples

Para Pensar

Pessoas que estão sempre em busca da felicidade costumam ser mais gentis, pois elas dão mais valor e estão atentas as pequenas coisas que ocorrem durante o seu dia. Esta relação gentileza e felicidade funciona como uma cadeia, ou seja, gentilezas são fruto de boa vontade e proporcionam sensações positivas, que por sua vez geram mais boa vontade, portanto ser gentil é uma questão de escolha, só depende de cada um de nós optar por ela e colher os benefícios.

Escolha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.