Sistema Respiratório

O sistema respiratório é formado por um conjunto de órgãos que tem a responsabilidade pela entrada do ar em nosso organismo, pela sua filtragem, aquecimento, umidificação e finalmente pela saída do ar de nosso organismo, realizando um complexo processo conhecido como troca gasosa, de modo que o organismo adquira oxigênio suficiente para suprir suas necessidades vitais. Os órgãos que formam o sistema respiratório humano são os dois pulmões, as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, e a traquéia, além dos brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares que ficam localizados dentro dos pulmões.

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório

Cada um desses órgãos tem uma importante função no sistema respiratório, que possibilita que através da respiração o individuo possa transformar a energia extraída dos alimentos. É importante preservar o meio ambiente, porém muitos nem sabem O Que é Meio Ambiente. É através do nariz  e da boca que o ar entra no organismo e nas fossas nasais ele é filtrado, umedecido e também de aquecido, eliminando qualquer organismo estranho. A faringe e a laringe são o canal por onde o ar segue, sendo que na laringe temos a glote e a epiglote que tem a função vital de não permitir que os alimentos que ingerimos penetrem nas vias respiratórias. Logo depois temos a traquéia que também tem um filtro e se bifurca formando os brônquios que penetram nos dois pulmões. E por fim temos os pulmões, que é o principal órgão do sistema respiratório.

Doenças

Doenças

Graças aos recursos e Avanços da Tecnologia, o homem pode observar minuciosamente o processo que se passa dentro dos pulmões, onde o ar chega até o sangue nos alvéolos pulmonares dando sustentação as atividades metabólicas de todo o organismo, devolvendo aos alvéolos o sangue com ar sujo que é expelido, num complexo  processo de transformação de energia que é chamado de respiração celular. Além desse o sistema respiratório também realiza a chamada respiração orgânica, que consiste na absorção do oxigênio que se encontra no meio ambiente, transporte até as células do organismo e eliminação de gás carbônico também produzido pelas células. Ai temos os dois processos de respiração, a respiração celular e a respiração orgânica.

Anatomia

Anatomia

A respiração celular não pode ser observada pelo homem, enquanto a respiração orgânica observamos através da inspiração e da expiração. Na inspiração absorvemos o ar do meio ambiente e através da expiração expelimos o ar junto com gás carbônico. Durante toda a nossa vida inspiramos e expiramos normalmente sem nos apercebermos desse movimento, a respiração acontece involuntariamente enquanto dormimos, acordamos, vamos a Escola, nos alimentamos ou corremos. A qualidade do ar que respiramos é essencial para a saúde do nosso organismo, assim a Poluição do Ar prejudica a qualidade do nosso processo de respiração, fazendo com que o oxigênio que chega aos nossos pulmões seja carregado de impurezas, partículas e moléculas estranhas, que podem causar doenças, como renites, tosses alérgicas e outras Doenças Respiratórias.

10 comentários

  1. eu ja estudei muito sobre isso e xeguei uma concluzao que quando agente repira pega mais baquiterias a nao ser que esse ar seja linpo ……………

  2. eu to estudando sobre isso o sistema respiratório é bom sem elle nois não podemos viver pq elle é importanti pra gente vive repiramos um ar

  3. valeu me salvou no trbalho da escola

  4. queria esse assunto mais detalhado…

  5. Ai vcs salvou o meu trabalho … valeu mesmo bjos

  6. anatomia do sistema circulatorio e suas doenças e quais sao estas doenças

  7. é consertesa esse trabalho é importante mesmo a professora estava serta…..*—–* vallleu apredi muita coisa……….!

  8. eu amei ese site serviu para muitos trabalhos da minha escola a escola estadual modelo um beijo amo essa escol <3

  9. eu odiei esse site so tem um pouquinho de coisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>