Doenças Respiratórias

As doenças do trato respiratório estão entre as patologias mais comuns na atualidade, gerando um grande numero de internações hospitalares e atendimentos médicos, durante todo o ano, com acentuado crescimento no inverno.  São consideradas doenças respiratórias aquelas que afetam o sistema respiratório através de seus órgãos como pulmões, traquéia, brônquios, laringe, diafragma, alvéolos pulmonares, boca e faringe. Entre as doenças respiratórias mais comuns temos as gripes, renites alérgicas, infecções respiratórias, pneumonias, bronquites, sinusite, faringite, enfisema pulmonar, tuberculose e câncer do pulmão.

Crônica

Crônica

As doenças respiratórias são originadas de por problemas alérgicos ou por infecção, assim as causas podem ser alergia a alguma substancia no ar, ou até a umidade, poluição do ar, vírus, etc.  Apesar de ser um tipo de doença comum, as doenças respiratórias, desde as mais simples como gripes e infecções respiratórias, ainda causam muitas mortes no país além de prejuízos econômicos, pois é muito grande o numero de internações em função dessas doenças. A infecção respiratória aguda ou pneumonia, ainda é a causa do maior numero de mortes em crianças abaixo de 5 anos, levando ao óbito mais de um milhão de crianças por ano. Os idosos também são vitimas graves das doenças respiratórias pois ficam com a resistência menor com o passar do tempo. Em virtude disso o governo lançou as campanhas de vacinação contra gripe especialmente para a 3ª idade, como forma de prevenir o inicio das doenças respiratórias, que muitas vezes começam com simples resfriados ou gripes que não são bem curados e se desenvolvem tornando-se doenças respiratórias mais graves com infecções e pneumonias.

Doença Respiratória

Doença Respiratória

Muitas são as causas das doenças respiratórias, mas estudos comprovam que os números aumentam nas grandes cidades onde os índices de poluição atmosférica é maior. A queima dos combustíveis fósseis como diesel e gasolina emanam monóxido de carbono que é um gás poluente que faz mal a saúde humana e também ao meio ambiente do planeta. Com o aumento do numero de carros de luxo circulando nas grandes cidades, a concentração desses poluentes chega a níveis considerados perigosos a saúde humana, especialmente ao aparelho respiratório.

Cardio

Cardio Respiratória

As doenças do trato respiratório não causam somente danos a saúde dos indivíduos, mas também prejuízos econômicos para o governo e para as empresas privadas. Os órgãos da aréa da saúde pública tem gastos consideráveis com as internações e os atendimentos em postos de saúde e medicação para essas doenças além disso, com um alto índice de morbidade, é bastante relevante o numero de faltas ao trabalho em virtude das doenças respiratórias, que no Brasil são consideradas comuns no período de maio a agosto, quando o clima fica mais frio e úmido.

Como não existe uma prevenção possível para essas doenças, pois são na sua maioria oportunistas chegando quando o individuo esta com a resistência baixa, é importante haver a conscientização da população através de campanhas, para que fiquem atentos aos sintomas e não deixem que um simples resfriado evolua para um caso mais grave evitando também as complicações da gripe, que podem levar a morte do paciente.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esta otimo eu amei essse que vcs fizeram eu dou nota 10000

    jaqueline 2 de junho de 2009 0:09
  • Jaqueline,

    Valeu a força, muito obrigado mesmo!

    Att

    Rafael Coutinho 2 de junho de 2009 9:50
  • oi eu acho que devia ter nomes de doenças !!!!!!!!!!valeu

    karen 17 de junho de 2009 18:08
  • ADOREI ACHEI SIMPLES E OBJETIVO O CONTEUDO MAS ASSIM É OTIMO!!!!!!!!!

    CAMILA SOUSA 10 de novembro de 2009 16:54
  • estão de parabens! pelas informação aqui colocadas, pois ,desde minha infançia tenho um desses problemas q até então, nunca descobrir a causa e essas pesquisas tenha ajudado muito obrigd!

    rosymessias santos 2 de dezembro de 2009 0:17
  • gostaria de saber se existe alguma doença contagiosa que se adquire por meio de combustiveis, ex: gasolina, gasoleo, jet etc, se existe quais? e como evitar, obriga

    osvaldo gonçalves 12 de março de 2010 7:56
  • legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    ccgbbg 10 de abril de 2010 22:14
  • ‘ Q bom q vcs sabem

    Jailson Setubal 23 de julho de 2010 11:44
  • isso e ama droga para os alunos/////////////[//////////´[

    leiderson 29 de julho de 2010 16:19
  • eu acho que as doenças respiratorias estão realmente almentando e o descaso com a classe mais baixa que precisa do sus,medicos pouca capacitados e desmotivados não sei por qul motivo estão almentando mais que as doenças por isso tanta morte como mudar isso? so formando novos profissionais com objetivo sincero com a saude e firmando o juramento que eles fazem quando pega o seu”diploma” tamos formando profissionais do obto com0,2% de exeções

    fabiana 29 de julho de 2010 20:17
  • eu acho que as doenças respiratórias nem sempre tem cura, muita das vezes, as pessoas morrem
    o melhor que tem a fazer ainda é previnir,
    mas se acontecer, se tratar direitinho, seguir remédios e as orientações do médico…
    é disso ai a minha opinião

    Luciana 15 de setembro de 2010 18:27
  • gostei muito dessa doeça tatatataattatatatatatat

    laiza 5 de abril de 2011 18:34
  • eu acho que o proglema respiratorio é um cu pretochupa vo chupa vo

    grabriel ledo 2 de setembro de 2011 12:31
  • VAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIII SSSSSSSSSSSSSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE FFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUDDDDDDDDDDDDDEEEEEEEEEEEEEEEEEEER TTTTTTTTTTOOOOOOOOOOODDDDDDOOOOOO MMMMMMMMMMMMMMUUUUUUUUUUUUUNNNNNNNNDDDDDDDDDDOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

    hsaushuahsu 16 de novembro de 2011 19:11
  • iso e serio kkkkkkkkkkkkkkkkk to dincando

    cymara 27 de novembro de 2012 22:18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *