Pentagrama

O símbolo do pentagrama é atribuído hoje para muitos significados, embora grande parte destes sejam ligados ao símbolo muito recentemente. No entanto, ele tem sido utilizado ao longo da história e em muitos contextos.
O primeiro uso conhecido do pentagrama remonta a cerca de 3500 antes de Cristo na cidade de Ur, na antiga Mesopotâmia, onde foi o símbolo do poder imperial.

Entre os Hebreus, o símbolo foi atribuído como expressão da verdade e para os cinco livros do Pentateuco. Às vezes é, erradamente, chamado de Selo de Salomão.

Livro

Na Grécia Antiga, foi chamado de Pentalfa, sendo geometricamente composto de cinco letras A. Ao contrário de antigas civilizações, os gregos geralmente não atribuem outros significados simbólicos para as letras do alfabeto, mas certos símbolos tornaram-se ligados à formas de letras gregas ou de posições.

Para os druidas, era um símbolo de Deus. No Egito, era o símbolo do útero da terra. Os pagãos celtas atribuíram o pentagrama à deusa Morrigan. Os cristãos medievais relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo. O imperador cristão Constantino, usava o pentagrama, juntamente com o símbolo de chi-rho como seu amuleto.

Na lenda de Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, o pentagrama foi o glifo de Sir Gawain, inscrita em ouro no seu escudo, simbolizando as cinco virtudes da cavalaria.

Lenda

Em tempos medievais, o “Laço Infinito” era o símbolo da verdade e da proteção contra os demônios. Ele era usado como proteção pessoal e era o guardião de portas e janelas.
O pentagrama com uma ponta para cima simboliza o verão, com duas pontas para cima, era utilizado para simbolizar o inverno.

Inquisição

Durante o longo período da Inquisição, o pentagrama foi utilizado para simbolizar uma cabeça de cabra. Durante a purgação das bruxas, o Deus Chifrudo Pan chegou a ser comparado com o diabo (um conceito cristão) e o pentagrama, pela primeira vez na história se tornou um “símbolo do mal” e foi chamado de Pé de Bruxa.

Hermetismo

No surgimento do hermetismo, o simbolismo gráfico tornou-se muito importante. O conceito de mundo microcósmico do homem como análogo ao macrocosmo, o maior universo de espírito e matéria elementar é uma parte do ensinamento oculto tanto na filosofias ocidental como na filosofia oriental.

Surgimento

O pentagrama vertical tem algumas semelhanças com a forma do homem com as pernas e os braços estendidos, na verdade uma ilustração atribuída a Agripa ou Tycho Brae (1582) ilustra a semelhança de proporção nessa imagem, mostrando os cinco planetas e a Lua no ponto central.
Mais tarde, o pentagrama veio simbolizar a relação entre a cabeça e os quatro membros e conseqüentemente da pura essência concentrada de qualquer coisa para os quatro elementos fundamentais da matéria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.