Ácido Sulfúrico

O Ácido sulfúrico (H2SO4) é um líquido claro, incolor, inodoro, viscoso e que é muito corrosivo. Quanto maior o volume de produtos químicos industriais produzidos no mundo, o consumo de ácido sulfúrico é usado frequentemente para acompanhar o grau de país de industrialização.

Os fertilizantes agrícolas representam o maior pedido único de ácido sulfúrico (65%). Outros usos incluem a produção de corantes, álcool, plásticos, borracha, éter, cola, filmes, explosivos, medicamentos, tintas, embalagens de alimentos, conservantes de madeira, sabonetes e detergentes, produtos farmacêuticos, produtos de petróleo, celulose e papel.

Descoberta

Nascido na Bélgica, vindo de uma família nobre, Johann Van Helmont foi o primeiro a preparar o ácido sulfúrico por destilação do sulfato ferroso, no início do século XVII. Van Helmont foi também o primeiro a reconhecer e caracterizar os gases provenientes das experiências.

Experiencia

Em sua experiência mais famosa, Van Helmont plantou uma árvore em um pote de terra e os pesuo logo em seguida, após cinco anos, foram pesados novamente. O peso da Terra tinha diminuído algumas gramas, enquanto o peso da árvore aumentou em mais de 100 quilos. Van Helmont concluiu que a árvore ganhou o seu peso através da água, já que nada mais tinha acrescentado ao pote.

Preparação

O ácido sulfúrico é geralmente preparado como subproduto de operações de mineração. Muitos são os minérios e sulfetos que as operações de fusão eliminam o enxofre na forma de dióxido de enxofre. O gás proveniente do dióxido de enxofre é filtrado e convertido em ácido sulfúrico.

Converter

O gás do dióxido de enxofre sai extremamente quente do forno e é pulverizado com água, resfriado, limpo, seco, processado através de um conversor catalítico, convertido em trióxido de enxofre (SO3), e combinado com água para formar o ácido sulfúrico.

Embora o dióxido de enxofre seja considerado um poluente, tem ampla utilização industrial, incluindo a preservação de frutas e verduras e como agente de branqueamento de farinha.

Curiosidades

Cerca de 40 milhões de toneladas de ácido sulfúrico são produzidas a cada ano nos Estados Unidos. Os processos naturais, incluindo erupções vulcânicas, incêndios florestais e vegetação em decomposição, produzem bastante dióxido de enxofre a cada ano como a indústria.

O ácido sulfúrico é usado como um agente de secagem para remover quimicamente a água de muitas substâncias. Se derramado sobre cristais de açúcar, o ácido remove onze moléculas de água para cada molécula de sacarose. Após a desidratação do açúcar, tudo o que resta é uma frágil, massa esponjosa de carbono. Se o ácido sulfúrico fica em sua pele, ele imediatamente começa a tirar água das moléculas na pele. Isso é o que provoca a queimadura ácida.

Quando o ácido sulfúrico concentrado é misturado com água, a energia liberada pode ser suficiente para aquecer a mistura à ebulição. Quando diluído, sempre adicione o ácido sulfúrico lentamente a água fria e mexa para dissipar o calor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.