Criação de Coelhos

A criação de coelhos tem despertado atenção e curiosidade das pessoas nos últimos tempos, por ser uma atividade lucrativa, que não requer muitos investimentos e traz bons lucros, pois o coelho é 100% aproveitável, desde a pele, a carne e até as fezes do animal são comercializadas, além disso uma das principais características dos coelhos é sua rápida reprodução, além do que são animais domésticos e dóceis de fácil manejo.

Mini

Mini

Para quem deseja iniciar uma criação de coelhos precisa decidir primeiramente qual o objetivo de sua criação para então escolher entre as diversas espécies de coelhos existentes, aquela que tenha melhor atenda seus objetivos econômicos, que podem ser a produção de carne, a produção de peles, a venda de reprodutores, a produção de pêlos, o fornecimento de recém nascidos para a fabricação de vacinas, ou mesmo a produção de cobaias para experiências em laboratório. Além disso, há os subprodutos da criação de coelhos que também são comercializados, que são as fezes e urina, as cartilagens e o cérebro, ou seja, do coelho tudo é comercializado, aproveitado, nada vai fora, sendo necessário, no entanto contatar com os consumidores desses produtos e subprodutos.

Abate

Abate

Assim fica claro que a escolha da raça é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma criação de coelhos, sendo fundamental avaliar qual o produto que se deseja e qual a raça de coelhos mais indicada pra produzir, para isso é necessário estudar um pouco acerca das raças de coelhos, que se classificam em coelhos anões, pequenos, médios e gigantes, havendo em cada uma dessas categorias diversas raças. As raças de coelhos mais indicadas para o corte são Nova Zelândia, Califórnia, os coelhos gigantes de Flandres ou Branco e Bouscat, e para a produção de peles as raças indicadas são os gigantes borboleta, fogo e negro, Angorá, Rex e Fulvo de Borgonha.

Criação de Coelhos

Criação de Coelhos

Além do excelente aproveitamento a criação de coelhos tem a vantagem de não necessitar de grandes investimentos iniciais, sendo indicado que o criador comece com um reprodutor e dez matrizes até se adaptar ao ritmo e as necessidades dos animais, conhecendo bem seu desenvolvimento para evitar prejuízos, e só depois de familiarizado com a rotina dos animais então ampliar o numero de coelhos, se achar conveniente. Além das matrizes e do reprodutor é fundamental a organização de  instalações e equipamentos adequados, que são gaiolas com comedouro, bebedouro, cobertura e ninho, ao que se dá o nome de coelhário. Os coelhos são animais que não requerem cuidados muito especiais, no entanto exigem água fresca e potável e local arejado.

Como qualquer outro empreendimento que se pretenda iniciar a criação de coelhos, mesmo que com fins domésticos, necessita de dedicação e conhecimento, para evitar aborrecimento e prejuízos.


Categoria(s) do artigo:
Animais

Comentários

  • Bom dia!
    Estou iniciando um estudo para uma posterior criação de coelhos.
    Acredito que esta é a parte mais importante do negócio, portanto gostaria de saber um pouco mais sobre a questão dos subprodutos em relação a comercialização.
    Me contento com qualquer informação ou fonte de busca em livros, artigos, internet, etc.
    Obrigado,
    Altemir Behling

    Altemir Behling 10 de setembro de 2009 12:16
  • Há algum tempo, animada pela perspectiva de aproveitar todos os subprodutos da criação de coelhos, iniciei um estudo de viabilidade. O maior empecilho foi localizar empresas interessadas em cada um dos subprodutos – pele, urina, fezes, cartilagem, cérebro… por isso, o projeto foi abortado, apesar de todas as informações positivas sobre o assunto. Alguém sabe me indicar AO MENOS UMA EMPRESA QUE SE INTERESSE POR CADA UM DOS SUBPRODUTOS, para complementar o estudo?

    Virgínia 22 de março de 2010 18:25
  • Frigoríficos que realizem o abate de coelhos também não localizei no Rio Grande do Sul. Agradeço qualquer informação…

    Virgínia 22 de março de 2010 18:26
  • olá, estou preocupada pois o meu filho quer criar coelhos é verdade que ele transmiti doenças serias,pois o meu filho so tem 10 anos. poderia responder meu mai.brigadal

    elaine 27 de junho de 2010 17:31
  • estou começando uma criação de coelho gigante,
    queria saber um poco melhor sobre eles
    para ter uma criação mais saldavel e mais grande?

    leonardo 6 de julho de 2010 0:06
  • estou aqui para dizer que que gostei muito de descobrir que minha coelhinha é uma mini eu adorei muiiiiiiiiito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    marina 7 de julho de 2010 21:29
  • kero criar coelhos para abates e gostaria de informaçoes , para adiquirir femeas e machos para reproduçao

    valter 4 de agosto de 2010 15:18
  • OLA, A CUNICULTURA É OPÇÃO EXCELENTE DE CRIAÇÃO – EXCELENTE FONTE ALIMENTAR – PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS IDOSAS EM RECUPERAÇÃO. UMA DAS MELHORES FONTES DE PROTEINAS COM CERTEZA.

    ANIMAL PRÁTICO COM SUA CRIAÇÃO. CRIE E VERÁS COMO É BOM E SAUDÁVEL.

    BAZEI 27 de agosto de 2010 9:47
  • Gostaria de saber informações sobre a criação de coelhos para abate. Moro no Rio de janeiro e tenho intenção de fazer a criação na Serra. Existem frigoríficos e uma boa procura no estado ?
    Onde posso encontrar estas informações ?
    Qual o tipo de clima ideal ?
    Quantos machos e quantas femeas são necessárias para um começo de criação
    Obrigado,
    Paulo

    Paulo Vivacqua 1 de outubro de 2010 12:31
  • quero saber mais sobre comercio,quero começar minha criaçao de coelhos aqui na minha cidade no Estado do Espirito Santo.

    Nilo Osmar 3 de outubro de 2010 11:37
  • Gostaria de saber informações sobre a criação de coelhos para abate. Moro na paraiba e tenho intenção de fazer a criação . Existem frigoríficos e uma boa procura no estado ?
    Onde posso encontrar estas informações ?
    Quantos machos e quantas femeas são necessárias para um começo de criação?

    gilson 6 de outubro de 2010 16:59
  • Gostaria de saber se tem algum frigorifico que abata coelhos, na regiao de Bauru, S.P., e caso algum criador tenha matrizes e reprodutores de alguma raça para abate, favor entrar em contato,
    (14) 9698-0552 Junior.

    Ademir junior 16 de outubro de 2010 21:57
  • Tenho uma criação de coelhos para abate, atualmente com 200 matrizes e com mais duzentas gaiolas encomendadas. Deverão chegar até fim deste mês e gostaria de obter informação sobre possiveis compradores, pois o que forneço é muito distante de meu sitio no interior de São Paulo.

    margaret 19 de outubro de 2010 18:05
  • Gostaria de saber informações sobre a criação de coelhos para abate. Moro no olimpia sp tenho intenção de fazer a criação?
    Onde posso encontrar estas informações ?
    Qual o tipo de clima ideal ?
    Quantos machos e quantas femeas são necessárias para um começo de criação
    Obrigado,

    joao elias 24 de outubro de 2010 7:37
  • oi quero começar uma criaçao de coelhos e gostaria de algumas informaçoes p/ me ajudar e como vender nao só a carne mas a pele , o xixi ,as fezes e mais o que puder

    joao 31 de outubro de 2010 19:32
  • Sr(a)s., Precisamos de muitos coelhos para abate, pois além da falta de coelhos vivos para o mercado interno, ainda estamos a mais de 1 ano habilitados pelo Ministério da Agricultura a exportar carne de coelhos, o que ainda não aconteceu apenas por falta de animais… Atualmente compramos animais de SP, MG, RJ, PR, SC e RS. Tendo interesse e disponibilidade de animais, compramos tudo de todos !!! Obrigado e estamos a disposição. [email protected]

    Marcos Kac - Coelho Real 1 de novembro de 2010 19:48
  • MEUS COELHOS MORERAM TODOS

    leandro 14 de novembro de 2010 7:27
  • oi quero começar uma criaçao de coelhos e gostaria de algumas informaçoes p/ me ajudar e como vender nao só a carne mas a pele e o que poder .

    cassio jose nascimento 1 de dezembro de 2010 11:33
  • ESTOU PENSANDO EM INICIAR UMA CRIAÇAO DE COELHOS PRA ABATE
    QUAL SUGESTOES VCS PODERIAM ME PASSAR
    OBRIGADO
    CURSOS,COMO ENCONTRAR ABATEDOURO SOU DE MATO GROSSO DO SUL

    ALYRIO PEREIRA LIMA 10 de dezembro de 2010 10:21
  • ´´e dependendo do preço tenho interesse em comprar seus coelhos, tb sou criador ou seja micro criador so tenho 50 gaiolas 30 matrizes ta fgaltando carne para mim

    carlos alberto lopes soares 17 de dezembro de 2010 0:12
  • Estou procurado abatedouros no Rio Grande do Sul, se alguem souber por favor respondam..

    Abraços.

    Pereira 17 de dezembro de 2010 16:18
  • por favor estou procurando abatedouros no estado de São Paulo,alguem pode me ajudar.

    enviar resposta para o email:[email protected]

    desde já obrigado.

    leopoldo xavier 30 de janeiro de 2011 22:29
  • estou fasendo um estudo para uma futura criaao de coelhos

    v ncm\vcks 15 de fevereiro de 2011 19:06
  • tenho interese mas ñ sei de nenhuma empresa que abate os animais para fins comersiais

    Adilson vogt 4 de maio de 2011 22:13
  • estou iniciando um estudo detalhado sobre criação de coelhos, gostaria de saber os frigorificos existente no BRASIL LICENCIADO PARA O ABATE?

    JEFFERSO 8 de maio de 2011 11:44
  • – Gostaria de comprar coelhos gigantes (flandres, bouscat) e tb nova zelandia, quem tiver favor entrar em contato, sou de Eldorado do Sul -RS, ao lado de Porto Alegre!!!grato.

    Eduardo Bresolin 14 de maio de 2011 16:37
  • gostaria de adquirir alguns animais para criar, porque devo consumir a carne, devido recomendações, médicas.

    Leandro Pellenz 8 de junho de 2011 16:20
  • o preço de filhotes de coelhos gigantes

    igor 29 de junho de 2011 21:29
  • bahhh!! não respondeu todas as minhas dúvidas. Não gostei desse site. Vou procurar outro enquanto é tempo
    fui

    jhonitan matiello 14 de julho de 2011 15:22
  • Quero iniciar uma criação de coelhos california porem sou de Petropolis RJ e não sei onde posso comprar estes animais proximo a minha cidade.
    Onde posso compra-los?

    Rômulo 11 de outubro de 2011 16:34
  • Por favor, gostaria de informaçoes sobre frigirificos, abatedouros pois estamos em inicio de criaçao.
    Grata

    Marcia 14 de novembro de 2011 11:31
  • OLA MORO NO INTERIOR DE SÃO PAULO,E GOSTARIA DE SABER MAIS QUAL E A RAÇA DE COELHO
    QUE CRESCE MAIS RAPIDO PARA O CONSUMO,JA COMI E ADOREI.
    E SE TEM ALGUM FRIGORIFICO PELA REGIÃO DE ANDRADINA SP.
    OBRIGADA.
    ATT.

    claudia 1 de abril de 2012 18:37
  • Tenho uma propriedade rural em Porto Alegre- RS pretendo criar coelhos para abate, gostaria de saber se tem mercado para isto em minha região.

    Um abraço

    Obrigado.

    Fernando 10 de abril de 2012 18:38
  • por favor preciso de saber,onde encontro abatedor de coelhos no interior de sp.

    Suzana Alves 17 de junho de 2012 19:28
  • Olá pessoal pretendo criar coelhos p/ abate e aproveitamentos de outros, como posso adquirir matrizes de qualidade e empresas p/ negócios?

    NomeMARCELO ROZENDO DE ABREU 7 de outubro de 2012 13:53
  • estou iniciando uma criação de coelho tenho gaiolas artesanais mas gostaria de comprar umas galvanizadas ,só que não conheço nenhum site.
    o tamanho seria de 100cm X 60cm X 60cm.

    clara 9 de agosto de 2013 12:21
  • tenho uma propriedade de 50 por 8 em santa cruz planalto rs.gostaria de achar alguem para me assosiar.se tiver alguem com enterese.ligue (055)99548327.obrigado.

    elizandro libero 27 de agosto de 2013 21:14
  • Gostaria de começar a criar coelhos . preciso de mais informações, onde comprar as matrizes. e se no estado de Goiás tem frigorífico e empreas que compre os subprodutos?

    maria da gloria c barbosa 13 de novembro de 2013 9:11
  • Oi tenho coelhos pra abate como faso pra vender

    andressa vargas de avila 30 de abril de 2014 11:56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *