Estação de Esqui Perto de Veneza

Veneza

Veneza é uma cidade – ou comuna, como são chamadas as cidades italianas – localizada na região nordeste da Itália, ficando em um grupo de aproximadamente cento e dezessete ilhas que são ligadas por pontes que ficam acima de pequenos canais que as separam. A cidade se localiza em uma área de pântano chamada de “Lagoa de Veneza” que é de fato uma lagoa que fica no nordeste do Mar Adriático. Essa lagoa se estende entre as bocas do Rio Piave e do Rio Po.

A cidade de Veneza é muito famosa devida toda sua bela e interessante arquitetura, que são frequentemente comparadas com obras de arte. Exatamente por esse motivo que uma parte de Veneza foi listada e considerada como um patrimônio mundial, e isso também engloba sua lagoa. A comuna é ainda a capital da região chamada Vêneto, que é a quinta região com maior população da Itália. A população estimada da cidade é de pouco mais que duzentos e setenta e dois mil habitantes.

A origem do nome da cidade vem dos povos antigos chamados Veneti, que eram quem habitava aquela região até meados do século X a.C. Veneza foi ainda capital histórica de um estado que existia entre os séculos IX e XVII na Península Itálica, chamada de Sereníssima República de Veneza, mas que também podia ser conhecida como “Rainha do Adriático”, “Cidade dos Canais”, “Cidade Flutuante”, “La Dominante”, “Cidade da Água” ou apenas “Sereníssima”.

Resort de Ski na Itália

Resort de Ski na Itália

Essa República teve bastante importância na época, principalmente pelo fato de ter sido uma relevante potência marítima na época da Idade Média e na época do Renascimento. Isso porque, além de ser um ponto estratégico de parada durante a Batalha de Lepanto e também as Cruzadas, era um centro comercial muito forte, tendo como principais produtos de destaque a seda, as fibras e as especiarias de maneira geral. Sereníssima era também um ponto artístico muito importante na época, e todo esse conjunto de fatores fizeram com que Veneza se tornasse uma cidade rica e que tudo isso fosse carregado ao longo de praticamente toda sua história.

Ainda falando sobre arte. Veneza também é muito conhecida por sua parte e todos os seus movimentos artísticos que foram muito importantes para a história, principalmente para a história da época do Renascimento. Depois que as Guerras Napoleônicas se findaram e após também o Congresso de Viena, a Sereníssima República de Veneza foi inserida no Império Austríaco, que visava contrapor o Primeiro Império Francês que foi criado por Napoleão Bonaparte, até que tempos depois, no ano de 1866, se tornou de fato parte do Reino da Itália. Isso se deu após um referendo – que é um documento democrático – que foi feito após a Terceira Guerra da Independência Italiana. Assim a arte pode ser observada através da ópera e da orquestra sinfônica, além de lá ter sido o local do nascimento de Antonio Vivaldi, um importante compositor e músico que carregava aspectos do barroco e que compôs mais de setecentas obras.

Como já foi dito acima, a cidade de Veneza conta com uma localização incrível, na lagoa de Veneza. A principal parte da cidade é um Centro Histórico, que é comporto pela união de várias ilhas que juntas, contem pouco mais de sessenta mil habitantes. Além dessas ilhas citadas, há também algumas ilhas no estuário e ainda a parte continental, que aí sim compõe toda a extensão territorial e populacional da comuna.

Por contar com tantas ilhas, ainda que próximas, Veneza possui mais de quatrocentas pontes e mais de cento e setenta canais, e todo o Centro Histórico que foi anteriormente apresentado é totalmente pedonal, ou seja, que pode ser tranquilamente frequentado apenas a pé, e as principais alternativas para quem não gosta dessa ideia são os barcos, que são os únicos meios de transporte naquela região.

Durante muitos e muitos anos o Centro Histórico esteve exclusivamente isolado da terra firme, e muitas vezes isso serviu como uma forma de um sistema de defesa, já que o acesso era bem difícil. Já no ano de 1846 foi construída uma ponte ferroviária, que tornou tudo bem mais acessível.

Turistas Esquiando em Estação Perto de Veneza

Turistas Esquiando em Estação Perto de Veneza

As principais ilhas que compõe a Lagoa de Veneza são a Ilha de Burano, a Ilha de Murano, a Ilha de Lido e a Ilha de Torcello. Já as menores são a Ilha de Mazzorbo, a Ilha de Certosa São Francisco do Deserto, a Ilha de São Giacomo, a Ilha de Giudecca, a Ilha de Santo Erasmo, a Ilha de São Lazzaro degli Armeni, a Ilha de La Vignole e a Ilha de São Miguel – sendo que a última é onde fica localizado o cemitério de Veneza.

A religião predominante em Veneza não contraria o que é típico na Europa de modo geral, que é a Igreja Católica. Porém, devido ao fato de já terem acontecido muitas imigrações, acabou que ao longo da comuna foram se instalando algumas comunidades com religiões alternativas, como a islâmica, a budista, a hinduísta, a cristã ortodoxa, entre outras.

Porém, ainda assim a Veneza atua como um centro do catolicismo em toda a Itália, pois é sede do Patriarcado de Veneza. Além disso, lá existem inúmeros templos cristãos e basílicas muito importantes, como a Basílica de São Marcos, a Basílica de São Pedro de Castello, a Basílica de São Marcos, a Basílica de Santa Maria da Saúde, a Basílica de São João e São Paulo, a Basílica de Santa Maira Gloriosa dei Frari, a Basílica de São Jorge Maior, a Igreja da Madonna dell’Orto, a Igreja de São Sebastião, a Igreja de Santa Maria dos Milagres, a Igreja de São Nicolau dei Mendicoli, a Igreja de Santo Estêvão, a Igreja de São João em Bragora, a Igreja de São Pantaleão e a Igreja de S]ap Roque. Essas citadas são as mais conhecidas e visitadas.

O clima de Veneza segue basicamente um regime continental, onde os verões são bastante quentes e até mesmo chuvosos, mas os invernos são muito rigorosos. Como os invernos são severos, existem algumas estações de esqui perto da comuna que atraem muitas pessoas, tanto os próprios habitantes da cidade, quanto os turistas e visitantes. Abaixo serão apresentadas algumas dessas opções de estação de esqui.

Estações de Esqui Perto de Veneza

O Vêneto – região no qual Veneza é capital – é uma das áreas mais belas da Itália, sendo assim muito renomada tanto no próprio pais, quanto no exterior. Lá é possível encontrar locais ótimos para se passar períodos, tanto no verão, quanto no inverno, porém, uma das coisas mais atrativas é o esqui, já que o local é formada por muitas montanhas e alpes, o que fortalece ainda mais essa busca.

Lago di Misurina - Veneto

Lago di Misurina – Veneto

Um local onde a oferta de esqui é muito boa é na Cortina d’Ampezzo, mas há também as Dolomitas, que também possuem várias trilhas interessantes entre outras atividades. Há ainda outros locais para se praticar o esqui, como o Auronzo di Cadore, as montanhas de Falcade, a Marmolada, o Planalto di Asiago,  Essas são ótimas opções pois, além de oferecerem o melhor dessa atividade, também ficam bem próximas a Veneza, o que contribui muito para a fácil locomoção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.