Norte da Itália no Inverno

A Itália

A Itália é um país que se localiza na região centro – sul da Europa e que tem como nome oficial “República Italiana”. Ela funciona como uma República Parlamentar Unitária, ou seja, tem como forma governamental um sistema parlamentarista de governo.

O país faz fronteira com a França, com a Suíça, com a Áustria e com a Eslovênia ao longo de seus alpes, e na parte sul, a Itália é composta quase que totalmente pelas penínsulas de Sicília, de Sardenha e a Itálica. O território italiano conta com mais de trezentos mil quilômetros quadrados e o clima predominante do país é o temperado sazonal. Na Itália existem um pouco mais de sessenta milhões de habitantes, o que faz dela o quinto país mais populoso da  e o vigésimo terceiro mais populoso de todo o mundo.

A capital da Itália é Roma, e essa cidade foi durante muitos e muitos anos considerada um centro tanto político, quanto religioso de todo o ocidente, já que era a capital do Império Romano, que compreende o período pós republicano da civilização romana e também porque era a sede da Santa Sé, que é entidade soberana e independente da Igreja Católica.

Nevasca em Florença

Nevasca em Florença

A Itália atual é uma república democrática e dessa forma todos os cidadãos que lá vivem tem o direito de participar da vida política do país, seja de maneira direta ou por meio dos representantes que por ele foram eleitos. Ela é ainda considerada o vigésimo quarto país com maior nível de desenvolvimento tanto econômico quanto social. Além disso, o país também conta com um dos dez melhores índices de qualidade de vida do planeta. Lá o padrão de vida é bastante elevado, assim como seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita também é.

Com todos esses benefícios, a Itália é membro – e também foi uma das fundadoras – da União Europeia, e é membro também de várias outras instituições e órgãos, como a OCDE, o G8, o G20, a União da Europa Ocidental, a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Conselho da Europa e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Existe um estereótipo bem particular dos italianos, que se foca muito na gesticulação e na maneira de falar um pouco mais grossa e exagerada, porém, muitas vezes esse estereótipo é quebrado e os italianos podem até mesmo ser bem receptivos com pessoas que vão para lá visitar e passear. Inclusive, a Itália oferece a seus visitantes aproximadamente cem mil monumentos que tem a capacidade de ajudar a contar toda a historia do país e do legado do império Romano. Os principais monumentos são catedrais, fortalezas, palácios, sítios arqueológicos e até mesmo muitas e incríveis obras de arte.

Além dessa parte histórica, outros pontos italianos são muito valorizados, como por exemplo a gastronomia e a cultura de modo geral. A Itália também conta com belíssimas paisagens, que também possibilitam ainda mais passeios para os turistas que vão para lá, sendo possível agradar os mais diversos gostos, como relaxar em vilarejos mais pacatos e ainda assim muito charmosos, ir nas estações de esqui e deslizar sobre toda a neve dos Alpes, tomar sol nas casinhas beira mar.na Costa Amalfitana ou ainda curtir os espetáculos da arquitetura de cidades como Florença, Veneza e a capital Roma.

Estação de Esqui no Norte da Itália

Estação de Esqui no Norte da Itália

O Norte da Itália

Como já foi apresentado, a Itália é um país amplamente diversificado e pode agradar os mais diversos tipos de turistas, porém, o foco do artigo de hoje é uma região mais específica do país, o Norte da Itália, já que lá é uma região que consegue englobar um pouquinho de tudo que os turistas mais desejam encontrar no país, já que é possível encontrar desde colinas cheias de parreiras, montanhas que protegem cidades, além de muita história, cultura, arte, boa gastronomia e até mesmo fábricas dos melhores vinhos.

As principais cidades do Norte da Itália, que sem dúvidas valem a pena a visita são: Milão, Torino, Langhe / Barolo, Bergamo, Franciacorta, Padova, Veneza e Verona, sendo que a última é muito famosa pelo romance de Romeu e Julieta e é um ótimo destino para uma viagem romântica e de casal.

O inverno do Norte da Itália é um dos mais rigorosos de todo o país, pois é lá que as temperaturas chegam a ser mais baixas, principalmente devido a sua proximidade com os Alpes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.