Pensando em viajar para um lugar com ares exóticos e paradisíacos? Então o lugar que você está procurando é a fabulosa Ilha de Bali que também é uma província da Indonésia. Fica situada na extremidade ocidental do arquipélago das Pequenas Ilhas de Sonda, exatamente entre as ilhas de Lombok e Java.
Viajar para Bali é uma experiência inesquecível em termos de turismo e não somente pelos cenários deslumbrantes, mas também pela cultura acolhedora do povo que mora na ilha. Que tal começar a encher a sua bagagem de informações sobre Bali?
Conheça Curiosidades Sobre Bali
A seguir vamos apresentar algumas curiosidades a respeito da Ilha de Bali para que a sua viagem seja ainda mais especial, fique atento a esses detalhes!
Hinduísmo Balinês
A Indonésia é predominantemente muçulmana, porém, na Ilha de Bali a religião mais difundida entre a população é o Hinduísmo Balinês. Trata-se de uma vertente do Hinduísmo influenciada por algumas tradições do Budismo e de religiões dos povos que residiam originalmente na ilha. O nome tido como oficial para o Hinduísmo Balinês é Agama Hindu Dharma.
Quem segue essa religião crê na existência de um espírito cósmico supremo e numa grande variedade de deuses. Todos os dias os balineses preparam oferendas (chamadas canang sari) para os seus deuses que podem conter folhas de bananeira, flores da região e até mesmo doces, dinheiro e cigarros.
Ilha dos Mil Templos
A religião tem grande importância cultural para os balineses e por isso há uma grande quantidade de templos em Bali, motivo pelo qual é conhecida como ilha dos mil templos. Ao chegar a ilha é possível ter a impressão de que existem mais templos do que casas.
Os templos menores e mais simples são os mais comuns, no entanto, há também os grandiosos e ornamentadas que não podem faltar nas suas fotos como o Gunung Kawi, Pura Ulun Donu, Pura Tanah Lot e Elephant Cave. Hotéis e outras construções de maior porte tem o seu próprio templo.
Sarong
Para poder entrar nos templos balineses é necessário usar o sarong, um tipo de saia usada por homens e mulheres em sinal de respeito aos deuses. Até mesmo as estátuas usam sarongs. Fica a dica de que alguns templos como o Pura Uluwatu alugam os sarongs para que os turistas possam entrar.
Ano Lunar
Em Bali o calendário oficial é o do ano lunar com 210 dias apenas, raramente o ano novo da ilha coincide com o do ocidente. As festividades de ano novo incluem o desfile de ogoh-ogoh em que são confeccionadas imagens gigantescas e assustadoras que tem como objetivo afastar os demônios do local.
Fique atento ainda ao Nyepi que é o dia do silêncio em que os balineses e os turistas devem permanecer quietos e sem sair. O objetivo é mostrar para os demônios que passam pela ilha que está vazia de maneira que vão embora.
Reencarnação
Uma das crenças mais marcantes do povo balinês é de que existe vida após a morte, para eles é importante cremar os mortos para que eles possam ter seu espírito liberto para a reencarnação. A cerimônia de cremação (Ngabem) é uma verdadeira festa, os balineses entendem que aquela vida que se encerrou é apenas um capítulo. Pelo fato de que a cremação é relativamente cara para boa parte da população são realizadas cremações coletivas.
Quem desejar ver como são essas cerimônias pode verificar a data da próxima num quadro de avisos que fica disponível no Centro de Informações ao Turista situado em frente ao Palácio Real em Ubud. Os balineses acreditam ainda que aqueles que faleceram reencarnam nos bebês, quando se identifica de quem era o espírito reencarnado é natural que a criança receba visitas da família do falecido.
Casas de Bali
As casas balinesas são chamadas em inglês de compounds e funcionam sob a lógica de uma vila familiar em que todos os integrantes residem. Para organizar a vida familiar a residência é dividida em pavilhões dentre os quais estão o quarto do chefe do clã, os quartos dos demais componentes e área em que todos se reúnem socialmente.
Os balineses acreditam que as montanhas são as moradias dos deuses em especial o vulcão sagrado Mount Agung, dessa forma as casas das famílias de Bali devem ser construídas na direção do mesmo. Visitar uma casa típica da ilha é uma ótima atividade turística.
Nomes dos Balineses
A forma como as crianças balinesas são nomeadas é um tanto quanto curiosa, os primogênitos podem receber um dos seguintes nomes: Putu, Wayan ou Gede. Já o segundo filho da família pode ser chamado de Feito ou Kadek. Para o terceiro os nomes possíveis são: Komang ou Nyoman. O quarto filho deve se chamar Ketut, caso haja mais filhos se deve reiniciar o sistema. Para as meninas basta acrescentar Ni a frente do nome, mas a lógica é a mesma.
O Arroz
Quem visita Bali deve saber que o arroz é muito mais do que apenas um grão para os moradores locais, o cultivo e a colheita dessa cultura estão integrados a vida e a religião dos balineses. Para se ter uma ideia as festas religiosas da ilha acompanham o calendário do plantio de arroz.
Atenção
Para ter uma viagem tranquila para Bali fique atento para estar sempre usando adequadamente o sarong e sem sapatos para entrar nos templos. Cuidado para não pisar nas oferendas que estão dispostas pelas ruas e nunca toque na cabeça de um balinês, por ser considerada a parte mais sagrada do corpo humano é entendido como um grande desrespeito.