Viajar com seu próprio veículo é bastante vantajoso devido à liberdade de locomoção, conforto e segurança. Se você for ainda dividir as despesas com amigos, viajar de carro acaba sendo também a alternativa mais barata e divertida de se conhecer outros lugares.
Documentação
O que pouca gente sabe é que viajar para fora do Brasil com seu próprio carro é permitido e é também a alternativa mais interessante e econômica. Entretanto, antes de pegar a estrada é preciso saber que existem alguns trâmites burocráticos para sair do país com seu veículo que não são muito claros nas informações consulares.
O Que Precisa?
A princípio, os documentos necessários para viajar de carro pelos países do Mercosul e Chile são:
- CNH brasileira dentro do prazo de vencimento.
- RG ou passaporte originais
- CRLV do veículo no nome do condutor.
- Seguro carta verde.
- Dois triângulos e um kit de primeiro socorros.
As exigências parecem ser simples, entretanto podem surgir complicações, pois existem vários poréns que não são explicados pelas autoridades, como por exemplo, quando o carro que você dirige está no nome de outra pessoa.
Legalização
Quando seu carro é emprestado, você precisará fazer uma legalização. Este é um problema chato e burocrático, aconteceu comigo uma vez e eu quase perdi a viagem devido à falta de informação sobre o que proceder neste caso.
A legalização é feita através do Ministério das Relações Exteriores em Brasília. Não é necessário ir até lá, pois os trâmites podem ser feitos por correio, entretanto, por este método ele demorará no mínimo 20 dias e se você não der início no processo de legalização com bastante antecedência correrá o risco de perder a viagem.
A legalização consiste em uma autorização por escrito. Nela tem que constar os dados do proprietário e condutor completos, assim como todas as informações do veiculo: Fabricante, modelo, ano, cor, motor, número de chassi, código Renavam, placa, etc. O documento deve ser assinado pelo proprietário e ter firma reconhecida em cartório para depois ser enviado para este endereço:
Quem tiver pressa em obter esta documentação dirija-se pessoalmente à este endereço, pois pessoalmente a legalização é feita em 2 dias.
Seguro Carta Verde
Este é um item que todo mundo se confunde, afinal o que é este seguro Carta Verde?
O seguro Carta Verde é um seguro que cobre apenas acidentes com terceiros, ou seja, se você bater o carro, seu Seguro Carta Verde irá indenizar o condutor do carro que você bateu.
O Seguro Carta Verde foi implementado na criação do Mercosul e é uma exigência para todos os países que fazem parte deste bloco econômico. O Chile não exige este documento, entretanto se você quiser ter a segurança de ter um seguro como este válido por lá é possivel conseguir.
Este seguro NÃO está incluído nos seguros normais de carro que temos, mesmo que eles tenham validade no Mercosul e no Chile. Geralmente para acidentes fora do Brasil os seguros normais só cobrem o seu veículo e os cuidados com você.
Existem várias seguradoras que fazem este tipo de seguro. Entretanto são poucas que tem o Chile como área de abrangência, pois a maioria somente cobre os países do Mercosul. Então se o seu destino for o Chile, seu Seguro Carta Verde será mais caro!
O Seguro Carta verde mais famoso é o Sulamérica, e o que tem cobertura no Chile mais fácil de achar é o HSBC. Entretanto fama e acessibilidade não quer dizer que sejam os mais baratos, existem muitos outros, é só perguntar em uma corretora de seguros. Quando eu fui para o Chile em 2006, eu comprei o HSBC por que na seguradora que eu fui em Foz do Iguaçu era a única a cobrir o Chile. Cada período de 15 dias me custou R$88,00. Então ponha na ponta da caneta estes gastos e planeje se você vai mesmo querer ir ao Chile ou ficar na Argentina que é mais barato o seguro.
Você poderá fazer este seguro nas cidades fronteiriças. Ele é feito rápidamente. Há a opção de fazer o seguro pela internet para receber pelo correio depois. Para tanto você deverá procurar em um buscador um site especializado neste seguro.
O seguro Carta Verde é somente obrigatório no Mercosul, Chile, Peru, Bolivia e outros países não pedem.
Carteira De Motorista Internacional
A carteira internacional de motorista é um livrinho que traduz para 8 idiomas aquilo que está escrito em sua habilitação. Para ter este documento é preciso apenas ter sua carteira de motorista em ordem. Ele é usado se você for dirigir em países de lingua distinta da sua, mas para viajar pela América do Sul, a proximidade do português com o espanhol não criam impecilhos para que os policiais dos outros países entendam o que está escrito em seu documento brasileiro.
A carteira de motorista internacional substitui a Carta Verde e talvez por isso estes documentos são muitas vezes confundidos. Não é necessário ter a carteira internacional para viajar pelo Mercosul e Chile (tão pouco para outros países da América espanhola), pois a CNH brasileira é válida nestes países. Muita gente sem informação acaba viajando com os dois documentos sem necessidade e acaba tento um gasto inútil.
Precaução Com Combustível Lá Fora
Não custa nada dizer, mas fora do Brasil não existe Álcool. A gasolina lá fora é muito boa, e por que incrível que pareça isto pode ser um problema. Isto por que nossa gasolina é bastante diluída com álcool, o que a deixa um pouco mais fraca em relação com as gasolinas de outros países. Por isso não é bom abastecer com gasolina aditivada lá fora, pois os motores brasileiros foram feitos para uma gasolina mais fajuta. Na Argentina e Chile os combustíveis têm nomes diferentes, mas são a mesma coisa que os nossos. Observe a tabela abaixo e veja o que equivale cada combustível.