A Indonésia
A Indonésia é um país que possui nome oficial de “República da Indonésia”, e ele se localiza entre o Sudeste da Ásia e a Austrália, sendo considerado assim o maior arquipélago, ou seja, o maior conjunto de ilhas, de todo o mundo. Esse arquipélago é constituído pela metade ocidental da Nova Guiné e pelas Ilhas de Sonda, totalizando assim, mais de dezessete mil e quinhentas ilhas.
Como o país é constituído apenas por ilhas, ele pode contar com fronteiras tanto terrestres, quanto marítimas. As fronteiras terrestres são feitas com a Malásia, na Ilha de Bornéu, com a Papua Nova Guiné, na Nova Guiné e com o Timor Leste, na Ilha do Timor. Já as suas fronteiras marítimas são feitas com a Malásia, as Filipinas, Austrália, Palau e Singapura, e ainda com o estado de Andamão e Nicobar, território que originalmente pertence à Índia.
Devido ao fato de a Indonésia ficar localizada entre a Ásia e a Oceania, ou seja, ela se encontra entre dois continentes, isso faz com que o país seja uma Nação Transcontinental. Além disso, a Indonésia é ainda considerada uma república, ou seja, no país existe um presidente e todo um poder legislativo que foi eleito através do sufrágio universal, ou seja, através do voto democrático, já que o sufrágio universal citado é o direito das pessoas que são intelectualmente capazes e maduras, votarem. Jacarta é a capital da Indonésia, e ela conta com uma população de aproximadamente dez milhões de pessoas.
A Indonésia é um dos membros fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático, a ASEAN. Além disso, é também membro de um grupo constituído pelos responsáveis – que podem ser os chefes bancários ou os ministros das finanças – das dezenove principais e mais relevantes economias, mais a União Europeia, o G20. O país faz parte desse grupo, pelo fato de contar com uma economia muito importante, que é a décima oitava maior de todo o mundo, e a décima quinta maior no que se fala sobre poder de compra em paridade, de todo o mundo também.
Além da importância econômica, a Indonésia também tem mostrado ser uma região muito importante no que diz respeito ao comércio, e isso acontece desde os séculos VI e VII, época essa onde o antigo império de Seivijaia começou a atuar juntamente com a China e com a Índia.
Mesmo que a população da Indonésia seja bem numerosa, e ainda que isso se reflita em regiões super povoadas, ainda existem muitas áreas que se encontram desabitadas, mas com muitas espécies de animais e natureza, o que faz com que o país seja considerado um dos com maior biodiversidade de todo o planeta, já que abriga muitas espécies terrestres.
A história da Indonésia como um todo é marcada e diretamente influenciada pelos estrangeiros, que foram atraídos para lá principalmente pelos ricos recursos naturais que são encontrados no país. Assim sendo, os comerciantes árabes e muçulmanos levaram até lá a religião do Islamismo, e algum tempo depois, e até mesmo até os dias de hoje, essa é a religião mais predominante no país.
As potências europeias também levaram para a Indonésia o cristianismo, e mais do que isso, eles lutavam para que houvesse a monopolização do comércio de especiarias de um arquipélago indonésio, as Ilhas Molucas. Isso tudo aconteceu na época da Era dos Descobrimentos, que era quando os europeus resolveram fazer uma grande exploração do globo terrestre.
A Indonésia só se tornou realmente independente após o fim da segunda guerra mundial, e desde esse momento, a história do país tem sido bastante turbulentas em alguns aspectos, como os problemas com as catástrofes naturais, os movimentos separatistas, a corrupção na política e ainda as rápidas mudanças econômicas e o processo de democratização.
Características da Indonésia
A Indonésia é um país muito rico para pessoas que desejam viver experiências diferentes no exterior, seja apenas para visitar, para estudar ou até mesmo para morar por um tempo ou definitivamente. O país conta com praias muito belas, que muitas vezes são até mesmo consideradas como as mais lindas do planeta, contando também com um estilo de vida tranquilo e acessível, e com uma economia que ainda está se estabelecendo e evoluindo.
O país carrega um lema que é “Bhinneka Tunggal Ika” e quando traduzido para o português significa algo próximo a “Unidade da Diversidade”. Isso acontece, porque a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, contando com aproximadamente duzentos e cinquenta milhões de habitantes. Assim, no meio de toda essa população divida em várias ilhas, a Indonésia conta com diferentes grupos que carregam as mais diversas características, sejam elas de cunho étnico, religioso ou linguístico.
O lema do país ainda consegue representar a união das diversas culturas que lá existem, sendo que esse é um ponto que faz com que o país seja ainda mais interessante, e enriquece ainda mais a experiência de um intercâmbio, por exemplo. Assim, de maneira geral, os indonésios são conhecidos por serem pessoas muito atenciosas e simples, e que buscam viver a vida da maneira mais positiva possível. Por isso é muito fácil encontrar lá pessoas sorridentes.
Sobre o custo de vida no país, esse é um ponto que mostra que a Indonésia é bastante acessível, principalmente para quem ainda recebe algum dinheiro de um país estrangeiro, o que faz com que a vida fique ainda mais tranquila, já que lá as coisas básicas, como as refeições e a moradia não são tão caras, e o preço do combustível, como a gasolina, por exemplo, é bem semelhante ao do Brasil.
A culinária da Indonésia é um fator bastante interessante, já que lá é possível se encontrar alguns itens que muitos brasileiros nem conhecem, por serem raríssimos aqui. Um exemplo disso são as frutas rambutam, pitaya, salak e maggis. Algo que também é muito utilizado na gastronomia indonésia é a pimenta, além dos frutos do mar também.
Pelo fato de a Indonésia ser um país muito rico no que diz respeito aos recursos naturais, lá é possível encontrar muitas oportunidades de investimento, sendo assim, o país é muito dinâmico para a realização de negócios. A educação indonésia também é algo que tem se desenvolvido cada vez mais, ficando cada vez com maior qualidade.
Essas são as principais características da Indonésia, e isso tudo mostra que a vida lá pode ser bem agradável e positivo, já que algumas características são até bem próximas as do Brasil, como a receptividade e o acolhimento. Isso faz com que principalmente os imigrantes se sintam confortáveis e aconchegados.