O Canadá é um país bastante promissor para quem deseja abrir um negócio e estabelecer sua vida em outro país. Embora os Estados Unidos estejam no topo da lista de quem deseja empreender em outra nação temos que destacar a boa receptividade canadense além das oportunidades até para estrangeiros.
Em qualquer segmento de ação é possível encontrar excelentes vantagens começando pela tributação dos funcionários. Continue lendo e saiba mais sobre como abrir uma empresa no Canadá em diferentes cenários. O seu crescimento pode estar esperando nesse país tão próspero e cheio de oportunidades.
Saiba Como Abrir Seu Próprio Negócio no Canadá
Quem deseja abrir seu negócio no Canadá deve conhecer o programa Start-up Visa que oferece apoio para empreendedores inclusive os estrangeiros. Com esse programa é possível obter apoio para seu empreendimento e conquistar com mais facilidade a residência permanente no país. O programa atende a quase todos os ramos de atuação e está em vigor desde 2013 sendo utilizado por diferentes perfis de empresários.
O empreendimento em questão poderá ser incluído numa aceleradora de negócios. Para quem se interessou a dica é ter um bom planejamento do seu negócio bem como selecionar todos os documentos necessários. O seu projeto deve ser completo e estar apresentado em detalhes com destaque para a biografia do autor e um plano sólido para as finanças. O passo seguinte é preencher um formulário em inglês clicando aqui.
Para que seu negócio seja aceito no programa é necessário ser escolhido por uma organização que será uma espécie de incubadora. As instituições que cumprem essa função são geralmente nomeadas pelo governo. No caso do seu projeto ser aceito será enviada uma carta de suporte para você e um certificado de comprometimento para o consulado.
Comprovações
Com a aprovação será necessário passar por um teste de proficiência em inglês ou francês, saiba que é preciso ter um nível 5 em todas as habilidades linguísticas que são oral, leitura, escrita e auditiva. Conseguindo passar dessa fase chega o momento de fazer a comprovação financeira que nada mais é do que demonstrar que tem condições financeiras de se manter no país por um ano mesmo que o negócio não dê certo.
Preparando a Abertura de Um Negócio no Canadá
Confira a seguir um passo a passo de como abrir o seu negócio próprio no Canadá de acordo com as regras vigentes no país.
Aporte de Capital
Como mencionamos acima é necessário que a empresa que será aberta por meio do Start-up Visa conte com uma incubadora, ou seja, uma patrocinadora que nada mais é do que uma organização licenciada pelo governo canadense para assumir tal função. Confira a lista completa de instituições que podem cumprir esse papel aqui. O investimento fica entre 75 e 200 mil dólares canadenses, o valor oferecido é informado.
Os empreendedores que querem se estabelecer no Canadá podem ainda contar com incubadoras chamadas designated business incubators. Para isso basta que o negócio seja aceito por um programa realizado por uma das organizações que compõem esse projeto.
O Que Abrir no Canadá?
No que diz respeito a saber o que abrir no Canadá é interessante ressaltar que não basta apenas determinar o segmento de atuação, mas também como será o modelo de administração do seu negócio. Existem algumas possibilidades:
Sole proprietorship
Empreendimentos cuja gestão é feita somente pelo proprietário.
Partnership
Essas empresas contam com dois sócios que administram o empreendimento.
Corporation
Nesse caso o empresário recebe o nome de acionista de maneira a ter função parecida com os acionistas das empresas brasileiras. Os empresários podem investir capital no negócio, transferir propriedades entre outros em troca de ações.
Society
Conceito parecido com o das ONGs, os objetivos dessa empresa incluem devolver algo positivo para a sociedade.
Cooperation
Tipo de negócio cuja gestão é feita por quem é cooperado da mesmo.
Program Account
Trata-se do programa que o empresário utiliza para prestar contas ao governo do país em relação a tributação. Dependendo de algumas características do empreendimento o procedimento pode ser diferente. As empresas abertas no Canadá contam com um código de 15 dígitos que permitem identifica-las e assim resolver suas questões.
BN (Business Number)
Podemos dizer que é o equivalente ao CNPJ do Brasil, o BN (Business Number) faz parte do código de 15 dígitos que citamos no tópico anterior. Ele pode ser obtido através de telefone, e-mail ou pela internet. Não é um procedimento trabalhoso e nem burocrático.
Visto de Residente Permanente
Quem é cidadão canadense ou tem o visto de residência permanente pode participar do Start-up Visa e pode encontrar facilidade para participar de outros programas que são realizados de maneira independente pelas províncias do país, consulte as regras do local em que você pretende se estabelecer. Se você possui apenas visto de turismo saiba que mesmo assim poderá abrir um negócio no período em que estiver no país, mas atenção para as regras que incluem ter como se manter financeiramente.