Transporte Da Venezuela

A assembléia nacional da Venezuela aprovou uma medida que transfere o controle sobre as estradas, portos e aeroportos do país dos governos estaduais para o governo federal. Com essa decisão, o presidente Hugo Chávez passa a ter o controle sobre as principais e mais importantes vias de transportes do país. Alguns críticos comentaram sobre a nova medida e disseram que essa medida é inconstitucional e vai consolidar ainda mais o poder de Hugo Chávez sobre as cidades e os estados governados pela oposição. Os críticos ainda ressaltaram que o governo argumentou razões estratégicas para tirar o controle das mãos dos prefeitos e governadores.

Hugo Chávez

Hugo Chávez

Declarações Contra a Medida Aprovada

Muitos críticos deram declarações dizendo ser contra a medida aprovada e que os argumentos do presidente a partir do conceito de “razões estratégicas” não é um argumento favorável, pois esses críticos acreditam que Hugo Chávez usará do poder dessa medida para atacar a democracia e às instituições da Venezuela, e isso é muito ruim para o país.

A assembléia foi formada por muitos correligionários do presidente, os deputados governistas alegaram que devolver o controle sobre as vias de transporte do país para o governo federal era uma forma de garantir maior participação da população nos assuntos de ordem pública.

Mario Isea, presidente do Partido socialista Unido, declarou que eles aprovaram as novas mudanças para defender o direito de acesso e dessa forma, garantir serviços públicos essenciais para toda a população venezuelana. Mas os críticos acreditam que esse argumento é irônico e trágico, pois a partir do controle dos portos, estradas e aeroportos pelo governo da Venezuela, de certa forma não irá garantir a participação da população e nem a defesa do direito de acesso a garantia dos serviços públicos essenciais.

Os críticos alegaram que essa medida de aprovação do governo assumir o controle do sistema de transporte da Venezuela não é de fato, descentralização do poder, pois na verdade a população só terá o poder na teoria, porque na realidade é o presidente que comandará na prática.

O Governo Autoritário X A Voz da População

Muitos críticos também alegaram que a população da Venezuela não possui voz ativa na decisão do governo, até porque o regime do país é autoritário e não dá espaço para que a sociedade revele os seus desejos.

A medida aprovada deixa claro que é o governo quem irá assumir o comando do sistema de transportes, e tal poder delegado ao presidente do país dá-lhe o direito de tomar decisões que acha necessário sem ouvir a população.

O presidente ordenou ao Exército e a Marinha que tomassem os aeroportos e portos da Venezuela, com a finalidade de controlar as instalações cujas instalações estavam no poder dos governos estaduais, que eram da oposição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Transporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.