A Arte de Embelezar o Mundo

Ser artesão não é uma atividade comum como qualquer outra é sim uma atividade muito especial uma vez que exige muita sensibilidade, habilidade e talento na medida em que é vista por muitas pessoas como sendo o artesanato a arte de embelezar o mundo com toda a sua essência de trabalho manual do próprio artesão e sendo sua origem b em mais antiga dos que muitos tenham conhecimento.

A Arte do Artesão

A Arte do Artesão

Os primeiros objetos

Eram artesanais os primeiros objetos que o homem criou e era o reflexo da cultura da época, além de serem usados como forma de retratar a forma e espaços onde os povos antigos viviam. Desde as mais remotas épocas por mais primitivos que fossem esses povos sempre fizeram uso de matérias-primas encontradas na natureza para o artesanato e com isso poder retratar o mundo enquanto produziam alguns artigos de que necessitassem. Entre os materiais que mais usavam temos o barro, a pedras, a madeira, o vime, a argila e alguns outros ainda.

Do ontem ao hoje

O que se acredita é que a origem dos primeiros potes feitos de barro tenha surgido da necessidade dos homens de fazer o transporte de água. Para isso ele não seguia modelo algum apenas tinha o barro e fazia uso das mãos ou então de alguma ferramenta muito primitiva. Hoje com toda a evolução do homem e as novas tecnologias, ainda assim o artesanato continua sendo uma arte contraria a mecanização e a total falta de identidade dos produtos que são fabricados em serie. Com isso sua importância aumenta no mundo e em especial na economia social uma vez que a arte desta forma não mais é vista apenas como expressão artística, como opção de renda extra ou um hobby, mas como uma real profissão, sendo em muitos casos alternativa a falta de emprego.

Divulgação e valorização do artesão

Com a evolução desses trabalhos não é de admirar que a cada dia estejam surgindo novas associações e acontecendo feiras com o objetivo de divulgar e valorizar cada vez mais o trabalho dos artesões. Isso facilita bastante para que eles possam viver de seu trabalho e ao mesmo tempo tenham oportunidade de satisfazer o cliente naquilo que ele imagina e assim customizar o produto conforme a preferência de cada um, o que faz com que cada peça se torne uma pequena e verdadeira obra de arte com características únicas e especiais. Para desenvolver esse tipo de trabalho o artesão conta com algumas técnicas tais como: Pintura-que acompanha o homem desde a sua origem. Mosaico-é um emaranhado de pequenas peças embutidas que podem ser de pedra, vidro, conchas mármore etc. Por fim temos a escultura para representação em relevo que pode ser parcial ou total.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.