A viação Santa Cruz S/A é uma empresa do Grupo Santa Cruz, que atua no setor de transportes rodoviários. A companhia também é dona das marcas Expresso Cristália Ltda e Viação Nasser Ltda. O grupo gera cerca de 1.500 empregos diretos e tem em sua frota cerca de 500 veículos, caracterizando-se como uma sólida companhia de transporte rodoviário no Brasil. Além de ônibus, também fazem parte dessa extensa frota caminhões e utilitários, pois além de passageiros o grupo faz transporte de carga. O grupo estima que percorre cerca de 5,5 milhões de quilêmetros ao mês, transportando cerca de 2 milhões de passageiros.
A empresa trabalha em três unidades: passageiros, serviços e cargas. A unidade de passageiros serve para gerenciar o transporte. Além das viagens intermunicipais, o grupo também faz transporte interestadual, urbano e suburbano. A unidade de serviços é responsável pelo fretamento de veículos, seja ele contínuo ou esporádico. A terceira unidade, de cargas, é responsável pelo setor de encomendas. A unidade de transportes da empresa atua nos estados de São Paulo e Minas Gerais, atendendo cerca de 120 municípios.
O grupo Santa Cruz surgiu na década de 1950 na cidade de Mogi Mirim, interior paulista. O empresário Eugênio Mazon deu início ao primeiro transporte coletivo da região chamada de baixa mogiana. O veículo transportava cerca de 15 estudantes entre as cidades de Mogi Mirim e Conchal. Na época era mais difícil realizar esse tipo de transporte pois as ruas eram de terra. O trabalho era difícil, mas Mazon decidiu investir ainda mais, segundo ele apostando no potencial econômico da região. A Santa Cruz passou a fazer transporte de funcionários para as indústrias, tarefa que é comum nos dias de hoje entre as viações, e transporte coletivo urbano. Logo a viação Santa Cruz também passou a atuar no mercado de turismo.
Oficialmente a Viação Santa Cruz foi formada em 1958. Na década de 1970 a empresa passa a investir em cidades do interior paulista e mineiro, quando aumenta seu mercado nessas regiões, que são até hoje seu campo de atuação. A ampliação dos horários de atendimento à população e viagens à capital paulista, maior centro econômico do Brasil, foram possíveis graças a aquisição de duas empresas nessa mesma década: a Viação Bizacchi e a Rápido Pinhal. Após a compra da Viação Nossa Senhora de Fátima e a instalação de uma garagem própria na cidade de alfenas, interior de Minas Gerais, a Viação Santa Cruz passa a atender os municípios de Poços de Caldas, Andradas e Espírito Santo do Pinhal.
Quem precisa viajar pela Viação Santa Cruz pode comprar a passagem pela internet. Pode-se pagar com cartão de crédito e é necessário concluir a operação até quatro horas antes do horário da viagem. O site da empresa é o http://www.gruposantacruz.com.br .