Mercedes 608

Mercedes 608: Primeiro Caminhão Leve Da Mercedes-Benz No Brasil é o “Fusca” Dos Caminhões

Se existe uma espécie de “fusca” no setor de caminhões, é sem dúvidas, o Mercedes 608. Lançado em 1974 pela Mercedes-Benz do Brasil, foi apelidado carinhosamente de “mercedinho” pelos motoristas. Trata-se do primeiro modelo caminhão leve movido a diesel lançado no país.

Caminhao

Caminhao

O Mercedes 608, assim como os demais veículos pesados da montadora alemã, traz em sua numeração suas principais características. O primeiro número indica o peso, que no caso dele, é de 6 toneladas (6.000 kg) e o número “8”, no final, indica sua potência, que no caso é de 80 cavalos.

Mesmo quase quatro décadas após o seu lançamento, o modelo ainda é apreciado por muitos caminhoneiros, em especial pelos profissionais autônomos, para realizar serviços de pequenas mudanças ou carretos.

Isso se deve pelo tamanho ideal para circulação urbana, aliado a uma mecânica confiável e sua indiscutível durabilidade. A marca alemã, aliás, foi uma das primeiras montadoras de caminhões a se instalar no Brasil, por volta da segunda metade da década de 50, cuja fábrica está instalada na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Juntamente com a conterrânea Volkswagen, a Mercedes-Benz do Brasil colaborou para o desenvolvimento da região, tornando-se um dos mais importantes polos automobilísticos do Brasil.

A linha de caminhões Mercedes-Benz pertence a uma divisão da marca Mercedes-Benz brasileira, que por sua vez, faz parte de uma parte da empresa Daimler Truck Group, encarregada da produção de caminhões e veículos pesados.

Não é a toa de que o brasileiro tem muito apreço e confiança por produtos de montadoras alemãs. Além de terem sido as primeiras empresas a se estabelecerem no país, por serem as pioneiras, contam com uma ampla rede de concessionárias e oficinas especializadas, de norte a sul do Brasil. A Mercedes-Benz do Brasil conta com nada mais do que 240 pontos de atendimento oficiais da marca ao cliente em todo o país.

Mercades 608

Mercades 608

Por estarem presentes no Brasil há quase seis décadas, não existe um único mecânico no país que não saiba mexer em um motor de caminhão da Mercedes ou de um veículo da Volkswagen, especialmente se forem os clássicos veículos: o “mercedinho” Mercedes 608 e o automóvel Fusca.

Por ter se desenvolvido quase que exclusivamente por meio do transporte rodoviário, o Brasil é o terceiro maior mercado de caminhões da Mercedes-Benz, que vendeu  mais de 44 mil caminhões no país somente em 2010.

Assim, como sua conterrânea Volkswagen lidera o número de vendas de automóveis no Brasil, a Mercedes-Benz é uma das líderes no segmento de caminhões e ônibus, pois os seus produtos são sinônimo de qualidade e com excelente valor de revenda.

Mercedes

Mercedes

O Mercedes 608 já saiu de linha há um bom tempo, mas a Mercedes-Benz continua a investir fortemente no segmento de caminhões leves, já que em grandes cidades, como São Paulo (SP), está cada vez mais restrita a circulação de caminhões pesados para realizar entregas e mudanças. Dessa forma, a marca atualmente conta com a sua linha de caminhões leves Acello, que inclui modelos como o 915.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carga

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.