Televisão Comandará Casas do Futuro
Em um futuro muito próximo estaremos acionando os nossos televisores apenas com os gestos das mãos, podendo dispensar o controle remoto ou então apenas com palavras usando de comando verbal diremos a nossos aparelhos o que deverão fazer. Realmente não se pode negar que estamos numa época de grandes experimentos reveladores que mudarão de vez com todos os nossos hábitos, pois as previsões são de que dentro de poucos anos poderemos falar não só com a TV, mas também com o computador, com geladeiras, armários, portas, máquinas de lavar. Nas escolas e em casa teremos gigantescos monitores e displays de modo que possamos ter o acesso aos sistemas de informação e aos bancos de dados. Imagina-se que com esses avanços tecnológicos teremos que ter cada um o seu aparelho. Se hoje já é uma briga para saber quem detém o comando do controle remoto, o que será quando cada um der uma ordem querendo ver diferentes programas de TV, certamente esta é uma situação que normalmente estará fora de controle.
A casa terá servidor de mídia central
É verdade, na casa do futuro deverá ter sim um servidor de mídia central onde toda a família deverá guardar seus livros eletrônicos, suas musicas que fazem sucesso, seus filmes, games, sendo que o servidor de mídia central irá funcionar como um cérebro que pode assumir o controle de todas as funções da casa e ainda terá capacidade de armazenamento de conteúdos onde ficam registrados todos os sistemas e funções desta casa digital.
No centro de tudo isso esta inserida a economia de energia que é o objetivo principal deste sofisticado sistema, além do combate ao efeito estufa. Com os avanços da tecnologia se completa o desenvolvimento da televisão sobre protocolo IP, ou IPTV e assim a internet é que levará para as residências todos os canais de TV com perfeita qualidade de imagem.
Tecnologias para o novo sistema já existem
Para que todos os aparelhos e sistemas funcionem é preciso um desenvolvimento tecnológico que já está pronto e, portanto falta muito pouco para que a casa digital se torne uma realidade. Para especialistas da indústria alemã, todo o sistema eletrônico e de entretenimento que existir em nossas casas será comandado pela televisão e pela internet que serão os centros de tudo. Com dedicação total ao trabalho as previsões são de que até 2014 a televisão será o foco da casa funcionando como um centro dinâmico das redes domésticas de comunicação que serão responsáveis por novos estilos e padrões de vida mais elevados. A TV até lá terá padrões estéticos ultramodernos e sofisticados conectada aos outros sistemas como a banda larga que será imprescindível na maior parte das casas uma vez que aqueles conteúdos que as pessoas precisarem virão da internet. É esperar para ver.