A televisão é uma das invenções mais utilizadas no dia-a-dia. Seu nome tem origem de duas línguas: grego e latim; onde tele (grego) = distância e visione (latim) = visão, ou seja, visão à distância. Foi inventada por Vladimir Zworykin, que fez sua primeira demonstração do tubo iconoscópico em 1924 e em 1925, apresentou ao mundo a movimentação de imagens dentro desse mesmo tubo, dando origem patenteada À telvisão analógica.
Hoje em dia, depois de muitas evoluções, passando pelos famosos e duradouros tubos CRT, que trabalhavam à base de canhões de elétrons que disparam esses íons contra a tela em um tubo fechado a vácuo.
Depois disso, em um tempo não tão longe, foi a vez das televisões de LCD que trabalhavam à base de pixels que compunham a tela e eram acesos de acordo com a incidência referente de cor. Foi adotado procedimento parecido nas televisões de plasma, porém é uma idéia que não vai muito para frente.
E finalmente, chegamos à era das tvs baseadas em LED’s, que são muito mais caras que as normais porém produzem uma imagem impecável.