Nanotecnologia Nos Processadores

A nanotecnologia em computadores ajuda na necessidade de processos de computador acontecerem mais rápido em temperaturas mais frias do que os componentes tradicionais baseados em transistores de computador.

Na computação tradicional, transistores usaram componentes de silício como um método barato e facilmente fabricado para serem usados e tornarem computadores menores e mais rápidos e aparelhos eletrônicos como notebooks, smartphones e dispositivos de assistente pessoal. Tais dispositivos poderosos e de tão pequeno tamanho produzem muito calor e isso reduz a sua eficácia, o desempenho e a longevidade dos componentes de silício. A nanotecnologia em computação resolve o dilema de calor, proporcionando um melhor poder de processamento em temperaturas mais frias e pesos mais leves.

Nanotecnologia Nos Processadores

Nanotecnologia Nos Processadores

Como Funciona a Nanotecnologia Em Computadores

A nanotecnologia nos computadores faz uso de nanomateriais, máquinas do tamanho de moléculas minúsculas que processam a informação de forma semelhante ao das células intrincadas e complexas em um organismo vivo.

Semelhantes às células, os nanomateriais são de tamanho microscópico. Um nanômetro mede um bilionésimo de um metro, ou 1/50, 000 da espessura de um cabelo humano. A nanotecnologia em computação, portanto, opera em um nível minúscula.

Os fabricantes de computadores criam fios microscópicos longos de átomos de carbono, chamados de nanotubos de carbono em minúsculos transistores que fornecem o dobro do poder de processamento dos chips de silício, gerando muito menos calor e deixando os componentes mais leves. Além disso, aplicações de nanotecnologia oferecem um desempenho mais eficiente, poupando assim energia e aumentando a vida útil da bateria para os pequenos dispositivos eletrônicos portáteis como o smarthphone.

Como Funciona a Nanotecnologia Em Computadores

Como Funciona a Nanotecnologia Em Computadores

O Poder Da Nanotecnologia Em Computadores

O drive para computadores mais poderosos, com maior quantidade de memória em pesos mais leves e temperaturas mais baixas é responsável pelo desenvolvimento da nanotecnologia em computadores. Além de um maior poder de processamento, a nanotecnologia nos pcs está fornecendo meios avançados de armazenamento de memória.

O “Nanodot”, com sua capacidade de condensar grandes quantidades de dados em um compartimento bem pequeno pode, eventualmente, substituir o disco rígido. Nanomateriais são geralmente mais caros do que os materiais de silício, mas o aumento da demanda supera a preocupação econômica.

http://www.youtube.com/watch?v=W55tFCfs6C4

A Popularidade Da Nanotecnologia

Com o desenvolvimento do transistor após a Segunda Guerra Mundial, a eletrônica de consumo explodiu em popularidade. Dentro de quatro décadas o computador pessoal nasceu. Como um aparelho de mesa volumoso, não havia necessidade imediata de portabilidade em computadores.

Pequenos ventiladores colocados no interior da caixa do computador, um ingrediente necessário para manter os transistores e outros componentes de computador em temperatura mediana, usavam um espaço precioso . No entanto, uma vez que estes primeiros computadores eram estacionários, os fabricantes não viram nenhuma necessidade real de reduzir o tamanho das máquinas.

A Nanotecnologia Em Computadores Era Uma Necessidade

O desenvolvimento do telefone celular e dispositivos computacionais pequenos criou uma necessidade de surgirem no mercado cada vez mais inteligentes meios e mais eficientes para a realização de processos computacionais. O chip de silício respondeu à chamada para um processamento mais rápido.

Como os dispositivos tornaram-se menores e os consumidores solicitaram a tecnologia mais poderosa, o calor produzido a partir de componentes de silício sobrecarregava s dispositivos eletrônicos. Por isso a informática desenvolvido nanotecnologia: para acomodar a necessidade de dispositivos menores que operam em temperaturas mais baixas e velocidades mais rápidas.

Onde Mais a Nanotecnologia é Usada?

A nanotecnologia é a ciência e a criação de materiais em um nível molecular. Aplicações da nanotecnologia são usados ​​na medicina, química, meio ambiente, empresas de energia e comunicação. Se é através da educação a nanotecnologia ou a aplicação da mesma, esta ciência continua a evoluir e encontrar mais usos na vida cotidiana.

O uso da nanotecnologia na medicina tem proporcionado muitos avanços médicos. Algumas das aplicações são voltadas para diagnósticos. Estes são utilizados para auxiliar na identificação de DNA e ajudar a a detectar sequências genéticas e assim, prevenir ou prever doenças.

Outros usos da nanotecnologia na medicina são na entrega da droga e engenharia de tecidos no organismo. A entrega da droga pode ajudar em tratamentos de câncer através da administração de medicamentos via implante, uma alternativa fora das injeções tradicionais. A engenharia de tecidos é uma nova nanotecnologia e envolve a reparação ou reproduzir artificialmente o tecido danificado .

O uso da nanotecnologia molecular em química e meio ambiente já resultou em benefícios positivos. A catálise química é um processo de redução dos poluentes usando um reagente ou catalisador. Isso pode ser especialmente útil se for usado em células de combustível de veículo ou conversores catalíticos para reduzir as emissões de gases não nobres pelos motores de automóveis.

A filtração é outra das aplicações da nanotecnologia que pode ajudar o meio ambiente. Pequenos orifícios na filtração, conhecidos como nanofiltradores, removem os íons para o tratamento de águas residuais ou de purificação do ar. Orifícios ligeiramente maiores são utilizados num tipo de filtração denominado ultra-filtração e a sua aplicação atual é para diálise renal.

Muitas empresas de energia municipal também são empresas de nanotecnologia porque usam o método moderno em suas aplicações. Um exemplo é o melhoramento de produção de energia através da utilização de células solares. Estas células solares atualmente apenas converter cerca de 40 % de energia dos raios do sol em energia elétrica, mas a nanotecnologia deve ser capaz de aumentar a quantidade de energia obtida.

http://www.youtube.com/watch?v=KA2Jqo0U0oQ

Há também estudos que investigam maneiras de aumentar a vida útil da bateria. Estes estudos estão usando aplicações de nanotecnologia , tais como super capacitores. A intenção é reduzir o número de baterias que vão para aterros sanitários e, potencialmente contaminar as águas subterrâneas e do solo.

A comunicação também se beneficiou do uso de aplicações da nanotecnologia em objetos da rotina diária. A memória do computador tem aumentado significativamente e as velocidades de semicondutores são muito mais rápidos com os desenvolvimentos adicionais em nanotecnologia. Estas melhorias têm conduzido há avanços na velocidade na qual a informação pode ser partilhada e a quantidade de dados que podem ser analisados​​.

Sem aplicações da nanotecnologia, muitos dos visores a laser usados ​​hoje não seriam possíveis. O futuro das aplicações da nanotecnologia também podem incluir novas melhorias na velocidade em que os dados podem ser computados. Isto daria aos computadores a capacidade para realizar um vasto número de cálculos simultaneamente

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.