O Fim dos IPs Disponíveis

Os protocolos de informação, mais conhecidos por IPs, estão prestes a acabar. Ele é uma forma de comunicação entre duas ou mais máquinas em rede a cabo ou internet para encaminhamento de dados. Com o crescimento da internet e dos números de computadores, os números possíveis desses protocolos estão se esgotando e especialistas já estão pensando em uma maneira de substituir esse sistema de identificação.

Uma das graves conseqüências do esgotamento dos IPs para a internet é que com o limite atingido, o acesso das pessoas ficará mais difícil. Além disso, com o aumento dessa dificuldade, o acesso a internet poderá ficar mais caro por dois motivos: pela tecnologia de tradução de endereços, que permitirá o compartilhamento dos protocolos de informação por mais de um computador, e a geração de um maior volume de dados.

Endereços de Web

Endereços de Web

Caso ocorra o compartilhamento de dados por mais de um usuário, a segurança deverá ser aumentada, pois ficará mais difícil identificar diretamente o computador. As empresas de internet usam os IPs para estudar cada ação do indivíduo na internet, podendo punir aqueles que fazem um mau uso desse sistema. Se duas pessoas usarem o mesmo protocolo, ficará mais difícil identificar quem utilizou de maneira errada, pois será preciso uma tecnologia possível para fazer essa diferenciação e de mais tempo.

Especialistas prevêem que o sistema atual de IPs deva se esgotar ainda em 2011. No entanto, empresas estão implantando, aos poucos, um novo sistema, chamadas de IPV6. Porém, a mudança não alterará nada no computador, é apenas um recurso que funcionará paralelamente ao IPV4, atual sistema. A troca pode ser considerada igual à colocação de mais um dígito no telefone.

IP's

IP's

Funcionamento do IP

Os IPs funcionam da seguinte maneira: é feito uma série de blocos de ficheiros, que são dados do computador de onde está se fazendo a conexão, que são enviados até as empresas responsáveis por fazerem a ligação do usuário com outras redes. Os dados enviados podem ser designados de diferentes formas, levando em consideração a confiabilidade da aplicação que é utilizada.

Web no Celular

Web no Celular

Os roteadores são responsáveis por encaminhar esses dados para as redes. Porém, não existe nenhuma garantia que a ligação seja efetuada, pois a troca de dados é muito simples. Portanto, redes que param de funcionar freqüentemente possuem um sistema simples de troca de dados e a cada queda na ligação, o número de afetados de usuários é enorme.

O formato usado atualmente na internet para ligação entre IPs é o IPV4, um sistema de 32 bits, que foi criado em setembro de 1981. Esse sistema descreve cada dado da rede de internet e traduz para cada chamada do usuário. Uma das diferenças do sistema atual com o IPV6 é que o segundo funciona em 128 bits.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informática

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.