Supercomputador Usa Processadores De Videogame

A disputa para ter o supercomputador mais rápido do mundo não para, e quando pensamos que atingimos a velocidade máxima que o homem pode projetar, os cientistas tecnológicos, nos surpreendem e criam máquinas ainda mais velozes, capazes de fazer o que milhares de pessoas juntas não seriam capazes, ou até fariam, mas em anos, aquilo que os supercomputadores fazem em um dia.

Processador

Processador

Para 2012 estão previstos dois grandes lançamentos, que prometem revolucionar de vez, ambos produzidos em terras americanas, e um deles com o objetivo de dar novamente para os Estados Unidos, o título de criador do supercomputador mais veloz do mundo. O segundo se trata de um projeto da IBM, o “Sequóia”, que chegará à marca de 20 petaflops por segundo.

A IBM atualmente tem como sua máquina mais veloz o chamado “Papa-léguas” em português, nome original “Roadrunner”, este modelo, chega a marca de 1,02 petaflop.

Supercomputador

Supercomputador

O novo computador da IBM usará 100.000 processadores Power PC, este, fabricado com tecnologia de 45 nanômetros, e cada chip com 16 núcleos, e estima-se, que a frequência será de 850 MHz em relação aos dos Power PC atuais.

O atual “Papa-léguas”, da IBM, além de ter uma particularidade, conseguiu atingir o seu 1,02 quadrilhões de velocidade de cálculos por segundo, uma marca que parecia impossível, porque se esperava que somente os processadores a laser seriam capazes de chegar a este patamar de barreira dos petaflops.

Super

Super

Porém, a grande particularidade é que o supercomputador tem um processador de videogame, ele é formado por 12.240 processadores chamados Power X Cell, que são exatamente iguais àqueles que fazem parte do Sony Playstation 3, composto de 6.562 processadores AMD Opteron Dual Core.

Com o uso deste tipo de processador, o AMD fica responsável pela execução das tarefas consideradas básicas de controle da máquina e do sistema operacional, e assim, os Power X Cell podem ficar livres para executarem os cálculos matemáticos, uma tarefa que eles estão muito preparados para cumprir.

O computador usa o Linux para rodar e conta com a memória RAM de 98 terabytes.

No Brasil, o Netuno, que custou cerca de 5 milhões de reais e foi financiado pela Petrobras, é composto de 256 servidores DELL de alto desempenho, são compostos, cada um, de dois processadores Intel de 2.6 GHz, e cada possui quatro núcleos de processamento.

As máquinas brasileiras estão interligadas graças a uma rede de dados de alta performace, o que torna capaz o processamento de maneira simultânea, de grande volume de dados numéricos, assim como de algoritmos.

Segundo os responsáveis pela montagem da máquina brasileira, o bom desempenho do processamento teórico dela, gira em torno de 21,7 teraflops por segundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.