Celulares são modernos e eficientes. Quem olha um smartphone muito vendido hoje em dia, não pode nem imagina a quantidade de aparelhos que já fizeram história e que não tinham metade da tecnologia dos de hoje. Então que tal um momento de curiosidade de conhecer mais sobre esses aparelhos?
http://www.youtube.com/watch?v=U94YdWBkDwUMais abaixo você vai encontrar alguns poucos exemplos de aparelhos que fizeram história no mundo dos celulares e pode até pensar como será daqui pra frente e quais os celulares que são vendidos hoje, que serão os mais populares lá na frente também. O modelos que estão dispostos abaixo, não receberam nenhum tipo de critério sobre ordem, eles foram colocados de acordo com a conveniência do assunto.
Nokia Cityman
Esse foi o nome do primeiro telefone portátil da Nokia lançado em 1987. O Cityman era exclusivo para redes NMT e se você comparar com os modelos mais atuais, mesmo os maiores, verá que ele era muito grande e muito pesado, tanto que vinha em uma maleta de couro especialmente fabricada para ele e que servia de case para transporte.
DynaTAC
Esse celular foi o primeiro aparelho portátil lançado no mundo. Idealizado por Martin Cooper, engenheiro da Motorola ligou para alguns amigos, de um aparelho recém desenvolvido e em fase de teste há mais de 40 anos. A curiosidade de Martin Cooper gerou tanta expectativa que depois de 10 anos exatamente, o aparelho foi colocado à venda. Muito grande, o aparelho era utilizado por militares em campos de batalha e depois passou a ser vendido por 4 mil dólares no comércio dos Estados Unidos.
Sony Ericsson T68I
Esse telefone marcou a história da telefonia móvel por ser considerado um pré-modelo do que conhecemos como smartphones atualmente. O T68i quando chegou ao mercado, em 2002, a telefonia móvel já estava bem avançada e popular também. Diferente dos primeiros aparelhos, já era possível encontrar muitas pessoas circulando pelas grandes cidades com um celular em mãos e foi então que a Sony Ericsson colocou no mercado o seu novo modelo. Logo a revista Wired caracterizou o T68l como uma ponte entre os telefones celulares comuns e aqueles que passariam a ter uma conectividade maior como transferência de dados feito por bluetooth, conexão e navegação com a internet via WAP, assim como consulta de e-mail.
A tela do T68l também era colorida, o que não acontecia até então. Aqui no Brasil esse modelo não recebeu grande destaque já que a empresa que dominava o mercado na época era a Nokia.
Nokia 8210
Já partindo para a era de aparelhos menores, em 1997, a Nokia lançou o Nokia 8210, que vejo com o slogan “small is best” que traduzindo para o português fica “Menor é Melhor”. Quem estava acostumado com os antigos “tijolões” que tinham revolucionado o mercado de telefonia móvel, se via agora com um aparelho totalmente contrário a com mais capacidade. Além do tamanho, outras novidades vieram como a possibilidade de poder mandar e receber mensagens de texto, discagem feita com mecanismo de voz e o que conhecemos hoje por MMS que são as mensagens enviadas de um aparelho para outro com foto. Quem via o tamanho do aparelho na época, jamais iria imaginar a quantidade de funções que ele oferecia. Além dessas novas ferramentas de interação, o telefone ainda vinha com 35 toques de chamada diferentes para que o usuário pudesse escolher e saísse do toque tradicional de telefone.
Mesmo as pessoas não apostando muito na capacidade do aparelho, ele foi ganhando espaço e conquistando mais usuários a cada dia. O seu tamanho com certeza era o que mais favorecia, já que ele caberia em qualquer bolso de calça ou bermuda e poderia ser transportado de um lugar para o outro sem que ninguém soubesse.
Nokia 6110
Ainda em 1997, a Nokia veio com uma novidade que ia marcar muito a era dos celulares dos anos 90. Ele não era tão pequeno como o Nokia 8210, mas trazia uma novidade que não tinha em aparelho nenhum ao redor do mundo: games. Mesmo com um gráfico bem simples, o famoso jogo Snake virou sensação para esse modelo e foi a partir desse lançamento da Nokia, que diversas outras marcas passaram a colocar também o jogo em seus aparelhos.
O jogo Snake tornou-se o game mais popular dos celulares e mesmo com toda essa leva de joguinhos em forma de aplicativos que existe hoje em dia, nenhum conseguiu fazer tanto sucesso como o “jogo da cobrinha”. O sucesso foi tão grande que mais de 350 milhões de pessoas compraram o aparelho, o que fez do Nokia 6110 o aparelho celular mais vendido do mundo naquela época.
Motorola MicroTAC
Voltando um pouco alguns anos, em 1989 uma outra revolução acontecia com os celulares quando a Motorola colocou no mercado o MicroTAC, o primeiro aparelho com flip do mundo. Aparelhos com essa nova modelagem passavam a ideia de serem mais seguros, mais leves e também mais práticos, o que era buscado por todos os usuários na época.
Nokia 1100
Apesar de estarmos falando de aparelhos que mudaram a tecnologia celular trazendo mais recursos e aparência mais moderna, o Nokia 1100 não se encaixaria em nenhum desses casos, mas merece destaque por um grande feito. Ele foi desenvolvido pela marca, para possibilitar todas as pessoas que não tinham tantos recursos financeiros e terem o seu aparelho. Ele também foi desenvolvido pensando na ideia de durabilidade, já que a troca constante de aparelhos para quem não tivesse tantas condições, ia sair totalmente fora da realidade. Esse aparelho vendeu mais de 250 milhões de unidades no mundo inteiro.
BlackBerry 6210 (2003)
O BlackBerry 6210 foi criado inicialmente para ajudar todas aquelas pessoas do ramo de negócios e que precisava estar constantemente conectado com a internet e não queriam levar um notebook consigo para todos os lugares. Lançado em 2003, esse tipo de aparelho vem se popularizando e se modernizando cada vez mais até hoje.
Motorola RAZR (2004)
O modelo Razr, da Motorola, fez história como sendo a primeira linha de aparelhos celulares que tinham um layout mais fino, mesmo que um pouco maiores do que os que estavam no mercado. O V3 foi o mais popular dessa linha, vendendo mais de 130 milhões em 2004, quando chegou ao mercado.