As questões ligadas a planos de segurança e medicina no trabalho são frequentemente discutidas entre as pequenas, médias e grandes empresas. Esta não é uma questão simples, mas é de suma importância para todas as pessoas, empregadores e empregados. Talvez a grande polêmica em torno deste tema se dê em função de que o investimento em busca de segurança e medicina no trabalho, a princípio se torne muito alto, e com isso as empresas se tornam resistentes. Mas a legislação existe e aí está para ser cumprida. Todo tipo de emprego envolve questões de normas de segurança, pois todo trabalho envolve algum tipo de risco em seu desempenho, os detalhes variam muito e dependem de cada segmento. O setor de obras, por exemplo, exige que seus profissionais usem equipamentos de segurança como luvas, capacetes, cintos, etc., no exercício de sua profissão, para prevenir possíveis acidentes, o setor de saúde publica exige também uma serie de medidas e assim sucessivamente.
Um dos principais objetivos da segurança e medicina no trabalho está em prever e evitar que ocorram situações que venham prejudicar um sistema ou processo de produção, e essas situações pode ser de variadas ordens como acidentes com profissionais, danos materiais e perda de tempo na produção. Qualquer um destes aspectos incide em perdas para a empresa, para a sociedade, portanto é muito importante lembrar que vale a pena investir em segurança e medicina no trabalho. Mas se a empresa optar por não obedecer às normas e dicas de segurança, não estará por isso livre de ser penalizada, e talvez de forma mais dura, por transgredir regras. Com certeza será bem mais dispendioso arcar com as conseqüências posteriores ao invés de seguir as normas de segurança e medicina no trabalho, de acordo com a legislação vigente. A internet conta com diversos sites contendo informações pertinentes a este assunto e todas as suas implicações legais.
Um dos principais direitos de qualquer ser humano se refere a sua qualidade de vida e isso implica diretamente em suas condições de saúde e de trabalho, portanto não há como negar a legitimidade dos direitos que envolvem a segurança e medicina no trabalho. Já foi comprovado através de diversas pesquisas que um funcionário satisfeito tem uma produtividade altamente superior do que um funcionário insatisfeito.
Portanto é justo dizer que um profissional que tenha seus direitos de saúde e boas condições de trabalho respeitadas, será mais útil à empresa do que um funcionário que seja explorado de forma indevida, pois logo terá sua saúde debilitada custando muito mais a empresa e a sociedade de uma forma geral. A luta com relação a segurança e medicina no trabalho já é bastante antiga tendo em vista que, com o advento da revolução industrial, a saúde dos trabalhadores ficou visivelmente atingida. Com certeza de lá para cá muitos avanços da tecnologia foram conquistados, mas ainda há muito que fazer neste sentido. Façam valer seus direitos.