O progresso científico nos dias de hoje, atingiu todos os meios de produção, desde a produção de produtos primários (agricultura) até os sofisticados produtos da indústria eletrônica, altamente desenvolvida. Em razão dessa tecnologia, a vigilância eletrônica entrou com toda a sua força nos serviços de vigilância e segurança, de modo geral, com alto padrão de eficiência e qualidade que a tecnologia moderna coloca a disposição em seus produtos eletrônicos a serviço da segurança e da vigilância de bens estimados como lanchas e veleiros, carros importados e residências lindas, em busca de uma melhor qualidade de vida e de mais segurança tanto pessoal, como em qualquer ramo da atividade pública ou civil.
Vigilância eletrônica não é um luxo, é sim, um artigo de primeira necessidade diante da violência que se acentua a cada dia, fruto do desiquilibrio social e da má distribuição da renda em todo o mundo. Há muitos sistemas de vigilância eletrônica ajudando instituições financeiras a controlar o fluxo de clientes em suas agências, com instalações de micro câmeras que registram a imagem de assaltantes na pratica de furto, o que possibilita sua identificação, conectado ainda, a um sistema de alarme de casas e empresas que dispara anunciando à presença de algo estranho a normalidade da instituição. Vigilância patrimonial, diante da desenfreada violência que vem assolando o mundo moderno, que avança vigorosamente no plano econômico e cientifico, mas, infelizmente não ocorre o mesmo com a moralidade, ou com os valores morais da humanidade, é sem dúvida, uma necessidade absoluta em todos os campos da economia e da administração pública.
E não poderia ser diferente com os governos, que também vem aderindo à vigilância eletrônica, instalando nos palácios governamentais, sofisticados sistemas de segurança, cumprindo assim, o sagrado dever de zelar pelo patrimônio público que é dever de todo o cidadão. Outra preocupação de entidades civis e governamentais é com a realização de curso de vigilância, preparando e qualificando funcionários que trabalham na área de segurança, para melhor eficiência em seu trabalho. A vigilância eletrônica em condomínios fechados, em estacionamentos de automóveis, em estações de metro e em inúmeros locais públicos, vem prestando relevantes serviços à segurança e a vigilância desses locais, não só inibindo a ação criminosa que se acham homens de ferro perante a lei, como registrando e possibilitando a identificação dos infratores, levando-os a responderem por seus crimes.
Infelizmente, na área da educação, são poucas as escolas que podem contar com um sistema de vigilância eletrônica pelo auto dinheiro que é investido neste sistema, o que ocasionaria uma tranqüilidade maior para dirigentes, professores, alunos e pais de alunos, que seguidamente tem seus filhos agredidos por marginais que invadem escolas, por esta razão, aqui vão alertas aos senhores governantes, tratem a segurança nas escolas com mais responsabilidade e dinamismo, evitando a evasão escolar e a intranqüilidade na sala de aula, hoje muito presente pela falta de segurança nas escolas públicas estaduais e municipais.