Segurança do Trabalho

Se você ouvir falar em segurança industrial e também em segurança do trabalho estará ouvindo falar sobre o mesmo assunto. Dessas duas formas é que podemos chamar as medidas que uma empresa e ou indústria se preparam para evitar acidentes entre os seus funcionários enquanto eles estão em horário de serviço. Falamos dos acidentes de trabalho e a proteção que é necessária garantir aos funcionários enquanto eles desenvolvem suas atividades.

A segurança industrial, isto é, garantir a proteção da saúde dos funcionários por parte de uma indústria não é uma decisão autônoma. Existem leis no Brasil que devem ser cumpridas, “normas de segurança no trabalho” para que acidentes de trabalho não aconteçam. Como todas as leis, não cumpri-las implica em sanções e multas por parte de órgão públicos determinados para fiscalização.

Determinações Ações Para Garantir a Segurança Industrial

Um dos pontos principais e uma das exigências é que os trabalhadores sejam formados e treinados para garantir a segurança industrial. Eles precisam saber como se comportar diante de uma catástrofe ou acidente dentro do local do trabalho. De certa forma é necessário prevenir o que pode acontecer e como eles devem se comportar para saírem ilesos do acidente.

Outro ponto importante que está diretamente relacionado com a segurança industrial é aquele da higiene. São hábitos que os funcionários devem manter dentro do trabalho para garantir a própria segurança e mais uma vez, que deve ensiná-los é a empresa, oferecendo formação. Alguns hábitos de higiene dentro de um determinado ambiente de trabalho servem para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários. Por exemplo, naquelas indústrias em que essas pessoas exercem suas atividades mantendo contato direto com substâncias e materiais tóxicos.

Nestes casos, a higiene não só garante a saúde do funcionário como evita a contaminação do meio ambiente.

Os Sistemas de Segurança Industrial

Os chamados sistemas de segurança industrial tem a sua composição feita com equipamentos, que na sua maioria, são específicos para determinada ação. Eles servem para sinalizar, por exemplo, comportamentos que os funcionários venham ter e que podem comprometer a saúde deles. Ou ainda, alertam para os comportamentos obrigatórios e também aquilo que é proibido. Uma indústria, pode por exemplo, ter uma parte da sua área que em alguma momento fique restrita ou que seja perigosa sempre e fitas de isolamento, servem para dar esse alerta.

Podemos contar também com os equipamentos que servem para proteção e para prevenção. Alguns exemplos: luvas, máscaras, óculos de proteção, respiradores faciais, capacetes, cinturões, aventais, entre outros. Lembrando que todo esse material para proteção deve ser fornecido imediatamente para o funcionário logo que o mesmo seja contratado.

Outros elementos importantes no que diz respeito a segurança industrial é a presença dos equipamentos que previnem ou evitam danos maiores em casos de acidentes, um exemplo típico, é o extintor, para controle de início de incêndio.

Apesar de todos os cuidados e que a segurança industrial é levada a sério, da menor empresa e principalmente nas grandes, não é possível evitar ao 100% acidentes de trabalho. Normalmente, se consegue reduzir os índices de acidentes de trabalho, mas não eliminá-los por completo.

Porém, mesmo não sendo uma forma de garantir que os funcionários não terão problemas no ambiente em que trabalham, a segurança industrial diminui e muito, a possibilidade de acidentes. E também é muito importante o fato de deixá-los preparados para problemas de grande extensão.

O Ministério do Trabalho é quem regulamenta a segurança industrial. A seguir, você conhecerá as principais normas de segurança do trabalho que devem ser observadas pelas indústrias.

Principais Normas de Segurança do Trabalho

  • A inspeção antes do início das atividades “inspeção prévia”.
  • Caso seja necessário, a interdição ou o embargo.
  • Contratação de empresa especializada para prestar serviços de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança.
  • A formação de uma comissão dentro da indústria para prevenção de acidentes.
  • Cada funcionário deve ter o seu equipamento de proteção.
  • É necessário que a empresa ofereça atendimento para cada um dos funcionários de saúde ocupacional e controle médico.
  • Edificações.
  • Seja desenvolvido um programa para prevenir e evitar contaminação do meio ambiente.
  • Serviços em eletricidade.
  • Os materiais devem ter transporte adequado, assim como a armazenagem, a movimentação e quando são manuseados que garantam proteção a quem o faz.
  • Segurança no trabalho no que diz respeito a equipamentos e máquinas.
  • Vasos de pressão, caldeiras e fornos.
  • Operações Insalubres e as atividades.
  • Operações Perigosas e as atividades.
  • Explosivas e ergonomia.
  • O trabalho na parte de construção e as condições do meio ambiente.
  • Líquidos Inflamáveis e líquidos combustíveis.
  • Observar a segurança individual quando o trabalho é feito na indústria da mineração.
  • Técnicas que não prejudiquem o meio ambiente na hora de se desfazer dos resíduos.
  • As penalidades e a fiscalização para que a segurança industrial.
  • Garantir que as leis para manter a segurança de trabalho sejam cumpridas.

Essas são algumas das regras para garantir a segurança industrial. E claro, para que de fato as indústrias garantam um local de trabalho que apresente o mínimo de risco para os seus funcionários, vale ressaltar que risco zero não é possível, é necessário a fiscalização.

Cabe ao governo fazer as exigências para que a indústria tenha o direito de funcionar e depois garantir através de fiscalização que as mesmas sejam cumpridas. E para isso são usados mecanismos, o principal deles, a visita de pessoas que fazem parte do grupo de fiscalização aos locais para conferir de perto se tudo está sendo cumprido.

Uma outra forma de penalizar uma indústria que não cumpre com a segurança industrial é através de denúncias feitas pelos próprios funcionários. Os empregados têm o dever e o direito de fiscalizar e denunciar, caso necessário, quando o lugar onde trabalham não os garante a segurança necessária para desenvolver as suas atividades.

Cabe ao governo apurar denúncias, através de órgão designado para isso, e aplicar as penalidades que são previstas por lei, assim como, obrigar que a indústria se regularize em tempo breve.

A Segurança do Trabalha estuda uma série de disciplinas relacionadas à segurança e bem estar dos trabalhadores, como Higiene e Medicina do Trabalho, Equipamentos e Instalações e Proteção ao meio ambiente, entre diversas outras matérias.

Nas empresas a função do profissional que trabalha com a Segurança do Trabalho é zelar pela segurança do ambiente de trabalho e dos funcionários. Para isto ele dispõe de ferramentas como a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, cujo principal objetivo é prevenir doenças e acidentes que possam ser derivados da atividade exercida pelo trabalhador.

O Brasil possui várias normas e leis para regulamentar a Segurança do Trabalho e fazer com que suas normas sejam seguidas. A responsável por isso é a Legislação de Segurança do Trabalho, composta por Normas Regulamentadoras, portarias, leis complementares e decretos, além de convenções internacionais da Organização Mundial do Trabalho, desde que devidamente ratificadas pela legislação brasileira.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.