Vacinação

A descoberta da vacina pelo homem foi um marco da civilização humana, pois até o século XVIII doenças epidêmicas como a varíola e o sarampo matavam e mutilavam milhões de pessoas se constituindo num verdadeiro flagelo humano. Os precursores da vacinação foram os chineses que queimavam cascas de feridas que continham o vírus das doenças e inoculavam nas crianças, assim a doença atacava mais brandamente, mas foi Edward Jenner que observando mulheres bonitas que tiravan leite de vacas com as mesmas feridas da variola humana, e percebendo que mesmo expostas constantemente ao virus elas não se contaminavam ou se o faziam era de forma mais branda, foi que Jenner em 1796 descobriu o que chamou de vacina (derivado de vacum). A partir dessa observação Jenner pegou o liquido dessas feridas e passou em arranhões feitos no braço do prórpio filho, ele contraiu a doença de modo bem suave, logo depois Jenner repetiu o processo e seu filho não mais manifestou a variola.

Campanha

Campanha

Estava assim comprovada por meio dos agentes da saúde a eficacia da vacina, ou seja, introduzir no organismo humano o virus ou a bactéia da doença, morto ou em menor quantidade, fazendo com que o organismo tenha uma reação a doença, criando anti-corpos capazes de defender o organismo, assim quando contagiado pela doença o corpo saberá como reagir e terá anticorpos para tal. Esse é o fundamento da vacina, tal qualo conhecemos hoje. Loouis Pasteur estudou e decodificou as vacinas, formalizando com rigor cientifico seu uso para prevenir doenças como hepatite, sarampo, febre amarela, variola, gripe aviaria etc.

Posto

Posto

Hoje no mundo moderno e com o avanço da tecnologia a serviço das pesquisas cientificas e de saúde, ja se descobriram muitos outros tipos de vacinas, no entanto o conceito é o mesmo, assim como a vacina o antidoto, se introduz no organismo uma pequena quantidade do virus ou do veneno para que o organismo crie anti-corpos e saiba reagir ao ataque deles ou se torne imune a este. É a comprovação daquele velho ditado da cultura popular: “entre o remédio e o veneno a uma pequena diferença de quantidade”. A vacinação hoje em dia é sistematica especialmente nas crianças, e quando saem do hospital o pediatra já orienta as mães a respeito da tabela de vacinação que deve ser cumprida para prevenir muitas doenças graves e contagiosas.

Vacinação

Vacinação

O calendario de vacinação para as crianças vai dos dois meses até os seis anos de idade e previne contra doenças como tuberculose, hepatite, paralisia infantil, sarampo, rubeola, miningite e muitas outras doenças importantes na area da saúde. Assim como as crianças os idosos tem sido orientados pelos geriatras para realizarem a vacina da gripe e outras necessárias de acordo com cada situação, em muitos estados há campanhas de vacinação da gripe para os idosos, prevenindo uma doença corriqueira mas que causa muitos prejuizos a saude, especialmente daqueles que estão com o organismo mais vulnerável. A vacinação é uma questão de saúde pública e de consciencia, pois protege não somente a vida daquele que está tomando a vacina mas de toda a sociedade, evitando riscos de epidemias e atuando na erradicação de doenças graves.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.