Tratamento Da Impigem

A impigem, também conhecida como pitiríase versicolor, se trata de uma micose superficial provocada por um fungo chamado “Pityrosporum orbiculare” ou em raríssimos casos pelo “Malassezia”.

Fungos

Fungos

O Que Causa a Impigem

O fungo que causa a impigem é encontrado na natureza e também na pele da pessoas, porém, sem provocar algum problema a ela. Mas, em alguns indivíduos que apresentam um certo tipo de sensibilidade especial, ele poderá se reproduzir e entrar na epiderme, provocando erupção cutânea. E mais, se trata de um fungo que se desenvolve facilmente em temperaturas elevadas e umidade. Por isso, os casos de impigem aparecem com mais frequência no verão. O suor excessivo também favorece o desenvolvimento do fungo.

Os Sintomas Da Impigem

O aparecimento da impigem é caracterizado pelo surgimento de manchas pela pele, que normalmente se localizam no peito, ombros, costas, braços, pescoço e face. São manchas pequenas e apresentam limites difusos, e depois de um tempo do surgimento se unem e acabam revestindo superfícies mais extensas. A parte da pele afetada descama-se com facilidade e pode terminar em ardor.

A principal característica da doença é a alteração, com o tempo que passa, da cor das manchas. Por isso o nome é “versicolor”. Elas iniciam com tonalidade clara, isto é, mais clara que a pele sadia que está em torno. Normalmente são manchas castanhas ou rosas, e em raros casos são brancas ou amarelas. A cor das manchas vai mudando conforme a doença vai evoluindo, e quanto mais o tempo passa mais fica evidente a diferença entre a pele saudável e a pele doente. As manchas são acentuadas ainda mais no verão, porque a pele normal escurece e a doente não.

Impigem

Impigem

O Tratamento De Impigem

Para tratar a impigem são usadas loções com substâncias queratolíticas, que devem ser aplicadas nas zonas afetadas (nas manchas), sendo que elas provocam a erupção cutânea da epiderme e outros medicamentos são usados especificamente para combater os fungos. Normalmente são usados medicamentos a base de clotrimazol e/ou miconazol.

Algumas pessoas precisam, além da loção e dos medicamentes citados anteriormente, tomar medicação oral e vários tipos de remédios, também para combater o fungo, como o cetoconazol. Xampus anticaspa, por exemplo o com sulfureto de selênio, servem para curar a impigem. Eles devem ser aplicados sem diluir na água, diretamente na zona afetada, antes de ir dormir. No dia seguinte deve ser removido. Normalmente bastam 3 ou 4 noites para eliminar a doença.

Algumas pessoas, porém, são alérgicas a este tipo de xampu, que acaba por provocar uma irritação cutânea. Neste caso, para fazer o tratamento e evitar outros problemas, é preciso diminuir e limitar o tempo que a pele estará exposta ao medicamento xampu. Ao invés de ficar durante uma noite inteira, o tempo deverá ser reduzido de 20 a 60 minutos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.