Tipos de Colesterol: Benefícios e Malefícios

Colesterol é nutriente essencial no organismo. Muitas funções vitais do corpo são realizadas com a ajuda dele. Porém, é necessário manter o nível normal no corpo para evitar variados riscos de saúde. Necessário corpo para o organismo desempenhar as funções essenciais. Substância natural encontrada dentro do corpo. Possui composição macia e cerosa. O colesterol é preparado pelo fígado e enviado para as diferentes partes através do sangue. Necessária para a manutenção saudável. A função principal está na produção de vitamina D, hormônios, ácidos biliares e manter com qualidade as paredes das células. Em termos científicos, o colesterol é lipídico-alcoólico encontrado nas paredes celulares e é transportado no plasma sanguíneo. Ele está sob o grupo de compostos denominados como esteróis (combinação de esteroide e álcool). Carnes, aves, peixes, frutos do mar e produtos lácteos, especialmente as gemas, são produtos com ricas fontes.

Quais Vantagens do Colesterol?

  • 1. O colesterol é componente importante da célula por ajudar na construção e manutenção das membranas celulares. Faz as paredes ficarem rígidas e fortes. Ajuda a célula na proteção contra ataques de corpos estranhos, constrói a imunidade.
  • 2. Colesterol desempenha um papel vital no processo bioquímico na síntese de hormônios esteroides, necessários para o crescimento de indivíduos.
  • 3. Necessário para a promoção da produção de vitamina D. Como um resultado ajuda na melhoria do sistema imunitário. Colesterol no organismo é convertido D com a ajuda de luz solar. O componente também tem utilidade contra problemas de pressão arterial elevada.
  • 4. O nível de colesterol no corpo é útil na proteção da pele contra os corpos estranhos, bem como os raios nocivos do sol. Serve para curar a cicatriz e queimaduras causadas devido à exposição ao longo do sol.
  • 5. O colesterol também está envolvido na produção de ácidos biliares utilizados para digerir gordura insolúvel ou prejudicial, que entra no corpo através do alimento.
  • 6. Insolúvel em água, por isso utilizado no corpo para transportar a vitamina A e vitamina E.
  • 7. A substância cerosa age como uma camada de proteção contra o sol e os danos do vento. Cientistas apontam sugerem que está envolvido no processo de cura contra danos leves, auxiliando na função de cicatrização.

Quais Desvantagens do Colesterol?

  • 1. A aterosclerose é uma das doenças perigosas causadas pelo elevado nível de colesterol. Por causa do nível elevado a formação da placa bacteriana nas artérias perturba o fornecimento de sangue ao coração e aumenta as possibilidades de ataque cardíaco.
  • 2. Problemas de circulação do sangue crescem entre indivíduos com nível elevado de colesterol. Ele é transportado para as diferentes partes do corpo com o auxílio da circulação sanguíneo. Em decorrência do aumento do nível o fluxo fica mais pesado.
  • 3. Aumento do peso significa outra desvantagem do elevado nível de colesterol. O excesso aumenta a quantidade de gordura no corpo que como resultado ganha o peso excessivo. Há sérios riscos das pessoas afetadas sofrerem com problemas de obesidade.
  • 4. Alto nível de colesterol coloca em alto risco a insuficiência cardíaca. Maior quantidade de colesterol torna o sangue pesado e assim o coração tem que trabalhar mais para aplicar maior pressão no sentido de purificar o sangue e distribuir para diferentes partes do corpo. Maior quantidade de pressão aplicada sobre o coração resulta em insuficiência cardíaca.
  • 5. O fluxo sanguíneo para o rim também é perturbado por deposição de excesso de colesterol no sangue, que finalmente leva ao mau funcionamento dele e do fígado.

Colesterol e Alimentação Saudável

O Colesterol possui má reputação nos dias de hoje. As pessoas estão mais conscientes de como a sua saúde pode ser influenciada por aquilo que comem. A realidade é que há vantagens e desvantagens de colesterol. Representa substância vital para o organismo, mas em excesso pode causar problemas de saúde considerados fatais em potencial. Especialistas descrevem o colesterol como substância cerosa. Cerca de 80% da quantidade necessária para o corpo são feitos no fígado. O resto é adquirido através de substâncias alimentares, por ingestão de açúcares, gorduras e proteínas que podem ser convertidas para o colesterol. A maioria dos produtos tem origem animal, como laticínios e carne. Açúcares, gorduras e proteínas estão na lista, assim como as gorduras saturadas e trans.

Colesterol e Lipoproteínas: LDL ou HDL

O colesterol não é solúvel no sangue, tem que ser transportado, anexando a lipoproteínas no organismo. Os dois importantes tipos são conhecidos como de baixa (LDL) ou alta densidade (HDL). LDL faz o transporte para longe a partir do fígado. Quando há excesso, tende a aderir às paredes das artérias. Isto é conhecido como artérias espessantes ou aterosclerose. Ela pode provocar tensão arterial elevada, com diminuição do volume arterial. Existem chances consideráveis de levar à formação de coágulos de sangue que pode levar ao acidente vascular cerebral. Em última análise, o excesso conduz às doenças cardíacas. HDL é responsável por fazer o transporte para o fígado, no qual deve ser excretado. Neste sentido se convém frisar que LDL representa ruim e HDL bom colesterol. Normalmente o objetivo de qualquer pessoa com leitura de colesterol elevada está em reduzir LDL e aumentar HDL.

Colesterol e Lipoproteínas: LDL ou HDL

Colesterol e Lipoproteínas: LDL ou HDL

Isto pode ser feito modificando por hábitos alimentares de modo que a fibra aumente dentro do cardápio. Consuma menos carboidratos e certos tipos de gorduras pesadas. Assuma o exercício regular de utilize o excesso de calorias consumidas para trabalhar o corpo. Combater o colesterol alto pode traze fazer mudanças em seu estilo de vida! O alto nível colesterol traz preocupações sérias sobre incidência de doença cardíaca. O corpo produz cerca de oitenta por cento de colesterol no sangue conforme as notas publicadas pela American Heart Association. O restante existe por causa de dieta alimentar. Manter níveis normais requer dieta nutritiva. Os médicos podem recomendar inclusive medicamentos para auxiliar o combate. Colesterol é uma substância mole com graxos presentes em todas as células. Desempenha papel essencial no funcionamento do corpo, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. As vantagens incluem hormônios que fazem substâncias quê ajudam no processo digestivo. Lipoproteínas carregam o colesterol através da corrente sanguínea. As desvantagens estão no excesso que pode gerar obesidade, problemas cardíacos e outros problemas sérios.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.