Qual Remédio Caseiro é Bom Para o Pâncreas?

Qual Remédio Caseiro é Bom Para o Pâncreas? 

Remédios caseiros são muito populares por sua praticidade e forma mais econômica das opções farmacológicas. E qual remédio caseiro é bom para o pâncreas?

Existem algumas ervas medicinais que podem ajudar no tratamento de doenças no pâncreas, porém caso os sintomas já estejam em fase avançada procurem um médico e usem as ervas como um auxílio.

Nesse artigo, iremos relacionar alguns dos chás mais utilizados para auxiliar o tratamento dos problemas ligados ao pâncreas e que são relativamente fáceis de conseguir.

O Que é o Pâncreas

Pâncreas

Pâncreas

Trata-se de um órgão e glândula pertencente ao aparelho digestório, a mesma possui mais ou menos 20 centímetros e localiza-se por trás do estômago, em meio ao duodeno e baço. Pesando por volta de 100g em sua composição podemos destacar 3 partes que são as mais importantes: cabeça, o corpo e a calda.

O pâncreas tem por sua função a concepção de determinados fluídos enzimáticos e hormonais, fluidos estes que participantes de grande importância na digestão dos alimentos.

Por isso, esse órgão é tão importante para o funcionamento correto do nosso organismo.

Algumas pessoas por terem uma vida com modo alimentar desregrado ou algum problema que possa acarretar obstrução da vesícula biliar e seus dutos, poderão acabar ocasionando o sobrecarregamento pancreático.

Caso isso aconteça e não seja identificado em seu estágio inicial, pode trazer consequências graves para o indivíduo.

Qual é a Função do Pâncreas

Os hormônios produzidos pelo pâncreas possuem funções importantíssimas dentro do corpo humano. Como por exemplo a somatostatina, glucagon e insulina nivelam a quantidade de glicose dentro da circulação sanguínea.

O pâncreas também tem como função o cultivo de diástases, exemplo disto a amilase, lipase e tripsina que atuam na digestão.

A diabete, câncer, inflamação e dificuldades digestivas podem ser ocasionadas quando o pâncreas não funciona corretamente. Devemos consultar um médico endocrinologista ou ir a emergência caso os sintomas como náuseas, vômito e dor no abdômen sejam recorrentes.

Chás Medicinais Que Ajudam no Tratamento 

Chá verde

Inibe os efeitos da oxidação, fazendo assim com seja bloqueado o crescimento de células cancerígenas no pâncreas. A melhor forma de ingerir é com o chá ainda quente, pois frio se torna amargo.

Alecrim e Sálvia

Possui um sabor maravilhoso, entretanto, devemos ingerir a noite. Pois ele trata o pâncreas, relaxa os músculos e nos relaxa ao ponto de termos sono. Uma ótima combinação com o alecrim que desintoxica e desinflama o pâncreas.

Chá Natural

Chá Natural

Alcaçuz e Tanchagem

O alcaçuz possui substancias em sua composição que possuem o poder de controle sobre a glicose nas células, retirando assim a inflamação e curando as doenças do pâncreas. Agora aliada a tanchagem vira um aliado no combate ao surgimento de doenças que se agravadas podem ocasionar a diabetes, a resistência à insulina é um deles.

Cardo mariano

Essa planta possui silimarina, esta substancia funciona como um detox purificando e agindo como tratamento e reparo do pâncreas e fígado, tratando assim do fígado gorduroso e inflamações no pâncreas. Podendo até incitar o desenvolvimento das células figadais.

Sintomas de Problemas no Pâncreas

Vamos analisar agora alguns dos principais sintomas que demonstram um possível caso de enfermidade pancreática.

Um sintoma clássico de doença no pâncreas é a dor abdominal que em alguns casos inicia-se de forma brusca e gradativamente ficar mais aguda. Esses sintomas são mais comuns de acontecer iniciando no meio do abdômen, e irradiando em direção a parte inferior e superior do mesmo.

Sintomas que podem indicar problemas no pâncreas:

  • Desconforto estomacal após ingerir algum alimento;
  • Escurecimento da urina;
  • Dores abdominais intermitentes;
  • Ânsias e vômitos recorrentes.
  • Vômitos e ânsia após ingerir algum alimento (este sintoma pode ser acompanhado ou não por dor);
  • Olhos e pele amarelados;
  • Se ao deitar de bruços a dor no abdômen ficar mais aguda;
  • Disenteria com presença de gorduras nos dejetos;
  • Dor nas costas, que não tenha ligação com postura;
  • Uma constante sensação de estufamento gástrico;

Se sentir algum, destes sintomas e os mesmos perdurarem por mais de 24 horas relate o mais breve possível ao seu médico ou se os sintomas forem muito fortes vá a um posto de emergência. Relatar ao médico os sintomas em um estágio inicial pode evitar a complicação do seu estado de saúde.

Tipos de Complicações

A pancreatite é quando ocorre um processo inflamatório que, geralmente, está ligada à inflamação do pâncreas que pode advir quando há o uso excessivo de álcool (embriaguez) ou assoreamento das vias biliares ou mucoviscidose. Nesses casos pode ocorrer que as enzimas se acionem ainda no caminho para o intestino delgado, fazendo assim com que o pâncreas venha a ficar inflamado. Os tipos de pancreatite são denominados conforme a seriedade e desenvolvimento da mesma.

Sistema Digestivo Humano

Sistema Digestivo Humano

Pancreatite Aguda

Os indicativos aparecem inesperadamente, entretanto são combatidos com facilidade, mas vale ressaltar que somente se forem tratados com agilidade e conforme as indicações de um profissional da área médica.

Pancreatite Crônica

Os indicativos já devem ter perdurado por décadas e tudo isso pode ter relação com o indivíduo ter o costume de consumir regularmente líquidos com teor alcoólico elevado, no entanto também pode ser ocasionada pelo desenvolvimento da pancreatite em sua forma aguda.

Como Tratar e Prevenir

Toda terapia administrada precisa ter sido indicada por um médico independe do nível de gravidade dos sintomas. É o caso, por exemplo, da doença em sua forma mais aguda, é necessário que o paciente seja medicado o mais rápido possível para que o quadro não se agrave para uma possível pancreatite crônica.

Para evitarmos ou diminuir os sintomas desta doença existem alguns tipos de procedimentos que podemos seguir, exemplo:

  • Evitar ingerir refeições gordurosas;
  • Se manter no peso certo para sua altura;
  • Evitar bebidas alcoólicas ou beber de uma forma moderada;
  • Não fumar;
  • Se exercitar com frequência.

Caso já tenha algum histórico na família ou você seja diabético, ou talvez já tenha problemas no pâncreas, vesícula e fígado é necessário consultar um médico e ingerir alimentos sem excesso.

De qualquer forma, mesmo que você procure tomar os medicamentos caseiros e naturais, buscar ajuda médica sempre é a melhor opção. Pense nisso. Se começar a ter os sintomas, procure um médico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.