Quais Os Tipos De Câncer Que O Cigarro Pode Causar?

Uma Visão Geral a Respeito Do Cigarro

Como todas as pessoas já sabem, o cigarro nada mais é do que um produto voltado para o consumo por adultos, ou seja, por maiores de idade, sendo esse produto, um item de formato cilíndrico onde em seu interior existe a união de finas folhas de tabaco com outros produtos, que são envolvidas por um papel próprio para o fumo, tornando assim possível que todo esse conjunto seja fumado e inalado pelo fumante, indo para o interior do organismo e proporcionando as sensações que são famosas e que serão apresentadas com maiores detalhes logo abaixo. Essa inalação do produto pela pessoa é feita por meio da combustão do cigarro, que acontece quando uma das pontas do mesmo é acesa. Essa combustão acontece de forma lenta e na maioria das vezes acontece até todo o corpo do cigarro ser consumido, enquanto o fumante deve permanecer com o cigarro em contato com a boca e fazer a inalação da fumaça gerada.

Grande parte dos cigarros que são fabricadas hoje em dia contam com um filtro em sua extremidade, e o principal papel desse filtro, como o próprio nome já sugere, é reter impurezas e outras substâncias de aditivos que não deveriam estar naquele produto. Mas é claro que esse filtro não faz com que o cigarro deixe de ser prejudicial, já que ainda retendo algumas partículas, as outras substâncias do cigarro são totalmente prejudiciais para o ser humano, sendo inclusive altamente cancerígenas, e é sobre isso que o artigo de hoje trata e será falado mais abaixo.

A substância mais presente e consequentemente mais importante entre todas que compõe o cigarro é a nicotina. Esse elemento é uma substância psicoativa, ou seja, ela tem a capacidade de alterar alguns parâmetros no corpo humano, mais especificamente em seu sistema nervoso central, fazendo assim com que as próprias capacidades da pessoa sejam alteradas também, principalmente no que diz respeito a concentração, percepção, consciência e outros comportamentos desse tipo, e são exatamente essas modificações – que as vezes são lidas como sensação de relaxamento – que tornam o cigarro uma droga extremamente viciante.

Por esses pontos citados acima é que o cigarro foi de fato criado com objetivos terapêuticos, e, diferentemente do que é hoje ele era consumido na forma de tabaco inalado, e não fumado. O tabaco era inalado em sua forma de rapé, ou seja, na forma de um pó com granulação extremamente fina. Porém, conforme os anos foram se passando, os intuitos e a forma de se consumir o cigarro se alterou bastante, se tornando o que é hoje, um artigo que passa a ideia da relação com afirmação social e até mesmo uma sensualidade.

Essa imagem superestimada do cigarro não é de hoje, e muito pelo contrário, alguns anos atrás ele era ainda melhor visto, e isso se deu principalmente pelo forte marketing que envolvia esse produto, o relacionando sempre com coisas positivas, como popularidade, socialização e relaxamento, e é claro que tudo isso fez com que as vendas do cigarro se elevassem consideravelmente, e infelizmente, não só entre os adultos, mas ilegalmente entre os jovens também. Foi aí que as coisas se tornaram muito alarmantes e preocupantes, e se fez necessário que autoridades tomassem medidas mais drásticas, como a que se mantem até os dias de hoje, de não haver mais nenhum tipo de propaganda de cigarro em mídias abertas, como na televisão por exemplo, já que todas elas foram banidas.

A entrada das pessoas nesse mundo do cigarro geralmente acontece com o individuo procurando uma sensação instantânea de bem estar, e como foi apontado, o cigarro consegue oferecer muitas dessas sensações, funcionando similarmente a um ritual de prazer. Além disso, muitas pessoas também fumam pela primeira vez por incentivo (ou até mesmo pressão) dos amigos, já que isso também tem uma forte influência. Dessa forma, com a nicotina oferecendo todos os momentos tranquilos e de prazer para uma pessoa, ainda que seja a primeira vez, a mesma já começa a estar sujeita a se viciar, pois existem casos de fumantes de cigarro que se viciaram de forma muito rápida. É por isso que muitas pessoas até mesmo consideram o vício ao tabaco mais intenso e mais complicado de largar do que os de outras drogas como o álcool ou ainda as drogas ilícitas, como a cocaína e a heroína.

Já ficou claro com quantos malefícios o cigarro conta, mas parece que esse não é um fator que assusta tanto as pessoas, já que o seu consumo ainda é consideravelmente grande no dia a dia. E não é por falta de informação que isso acontece, já que existem muitas campanhas que apontam os prejuízos que o cigarro oferece, além de que no próprio verso da embalagem do produto são divulgadas essas informações. Para se ter noção, de todas as cerca de quarenta mil substâncias que compõe um cigarro, cerca de cinquenta são substâncias cancerígenas, ou seja, esse é um dos piores males que o cigarro oferece. Logo abaixo serão apresentados os principais cânceres que o cigarro pode ocasionar ou ainda potencializar o desenvolvimento.

Quais Os Cânceres Que O Cigarro Pode Ocasionar?

Pulmão Doente Por Causa do Cigarro

Pulmão Doente Por Causa do Cigarro

Como já foi apontado, o hábito de fumar é algo extremamente maléfico, e é exatamente por isso que o tabagismo é considerado hoje em dia a principal causa de morte que pode ser evitada em todo o mundo, pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Os números relacionados ao tabagismo são assustadores, já que as estimativas são de trinta por cento dos adultos do mundo fumam. Alguns estudos do INCA – Instituto Nacional do Câncer apontam que o cigarro pode ocasionar o surgimento de mais de dez tipos de cânceres, sendo ainda que esse não é o único prejuízo do tabagismo, já que outras doenças também podem ser desenvolvidas, principalmente as doenças pulmonares de maneira geral.

Mas falando especificamente do câncer – que é uma doença onde acontece o desenvolvimento incontrolável de células anormais que acabam destruindo o tecido do corpo – esse é um mal muito presente entre os fumantes, e o tratamento pode ser extremamente complicado, principalmente para quem demora a descobrir. Os cânceres que mais são acometidos entre os fumantes e que quase pode se responsabilizar totalmente o tabagismo pelo desenvolvimento são:

  • – câncer de bexiga;
  • – câncer de fígado;
  • – câncer de esôfago;
  • – câncer de laringe (ou das cordas vocais);
  • – câncer na cavidade oral (ou simplesmente boca);
  • – câncer de estômago
  • – câncer de pâncreas;
  • – câncer do colo do útero;
  • – câncer nos rins;
  • – câncer de pulmão;
  • – câncer de faringe (ou de pescoço);
  • – leucemia mieloide aguda.

Lembrando que isso não quer dizer que pessoas que não fumam não podem ser acometidas por esses tipos cânceres, mas sim que as chances são aumentadas exponencialmente entre pessoas que fumam. Por isso o fumo é algo muito sério e que merece dedicação em campanhas de conscientização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.