A importação e exportação são atividades essenciais para o comércio exterior e guardam uma diferença significativa entre si sendo a primeira relativa à compra de produtos estrangeiros e a segunda referente a venda de produtos nacionais para outras nações. Continue lendo para saber mais sobre exportação e importação e quais as principais diferenças entre elas.
O Que é Exportação?
Exportar significa vender produtos da indústria nacional em mercados internacionais, as companhias que optam por essa modalidade podem fazê-lo com o objetivo de conquistar novos mercados fugindo de um cenário saturado em seus países de origem. Pode ser uma excelente maneira de escoar o excedente da produção de uma marca. Algumas marcas observam a demanda por seus produtos em algumas nações e identificam a oportunidade de alcançar o sucesso.
O volume de exportação tem forte ligação com a taxa de câmbio da moeda do país, quando o câmbio está fraco (ou seja, o país comprador tem uma moeda mais forte podendo comprar mais) aumenta exponencialmente. Em suma exportação é a saída de bens e serviços de um país para outro. O exemplo nacional mais significativo é o Brasil vender soja para a China.
O Que é Importação?
Caracteriza-se pela compra de bens e serviços de outro país, geralmente objetiva atender uma demanda interna que não pode ser suprida com recursos próprios. Um setor em que é comum que haja importação é o de tecnologia, pois algumas nações podem contar com recursos obsoletos que não dão conta de resolver as suas demandas. Em muitos casos o país que importa não tem estrutura para produzir o bem ou serviço que está adquirindo de outro país, no campo tecnológico isso é bastante fácil de observar.
A taxa de câmbio é bastante relevante e aqui se usa a lógica contrária a da importação. Se a moeda local for forte em comparação com as moedas estrangeiras é possível comprar mais bens e serviços de outras nações. Quando a moeda local está fraca é natural que o volume de importação diminua consideravelmente. Um exemplo nacional é o fato do Brasil contratar mão de obra proveniente da Índia ou gás natural produzido na Bolívia.
Produtos Exportados Pelo Brasil
Dentre os produtos mais exportados pelo Brasil estão minério de ferro, açúcar, soja, carne de frango e óleos brutos de petróleo. Observando os produtos que o Brasil mais exporta fica evidente que nosso país tem foco em produtos em estado bruto e agropecuária. Em parte isso se deve a falta de investimentos mais significativos em áreas como ciência e tecnologia, futuramente é importante corrigir essa questão para que o Brasil possa se manter no hall dos grandes exportadores.
Produtos Importados Pelo Brasil
Na lista dos produtos importados pelo Brasil estão medicamentos (tanto para uso humano quanto para cuidado com os animais), inseticidas, peças mecânicas e automóveis. Essa lista denota que o Brasil possui grande defasagem no segmento tecnológico de maneira a precisar importar produtos que exigem um pouco mais de pesquisa para desenvolvimento.
Gostou de saber mais sobre exportação e importação?