Plantas Medicinais

Plantas Medicinais

Muitas pessoas dizem não acreditar em tratamentos alternativos ou plantas medicinais, mas se pensarmos em épocas mais remotas podemos encontrar relatos de experiencias a respeito do uso de ervas e plantas medicinais em saúde e beleza, muitas vezes sendo a única forma de combater diversas doenças. Conversando com nossos pais ou avós com certeza encontraremos histórias de uso de chás, infusões, etc para aliviar pequenos desconfortos mais corriqueiros. Cabe ressaltar a grande importância dos avanços da tecnologia e da medicina que desenvolveram uma imensa diversidade de medicamentos que oferecem soluções para muitas doenças, mas nem por isso os tratamentos alternativos devem perder seu valor terapêutico.

Plantas Medicinais

Plantas Medicinais

Orientações

Em casa recebemos dicas e orientações a cerca do uso de chás para uma simples dor de barriga, diarréia, enxaqueca, má digestão, gripe, etc., também são usadas infusões com mistura de ervas para massagear as pernas aliviando sintomas de dores e desconforto local. Mas sempre devemos estar atentos a estas indicações, pois, ao contrário do que se pensa, as plantas medicinais e ervas em geral não são inofensivas, inclusive algumas podem ser fatais, elas são provenientes da natureza e em sua maioria nascem e se desenvolvem aleatoriamente ao nosso cuidado, mas isto não significa que sejam isentas de efeitos maléficos, portanto fique alerta, busque orientações referentes ao uso adequado, indicações, modo de preparo, dosagem e duração do tratamento.

Fotos

Fotos

É importante também estar ciente da fonte destas ervas, ou seja, se você não conhece as plantas e não sabe onde encontrá-las em seu ambiente natural busque por estabelecimentos que as comercializem, mas que sejam idôneos, não use sem ter certeza de sua veracidade. Algumas dicas importantes se referem a preparação, em caso do chá estes devem ser feitos em infusão que consiste em colocar água ferventes sobre a erva e abafar por mais ou menos 15 minutos. Não esqueça, ferver as plantas faz perder seus efeitos terapêuticos. Raízes, sementes e cascas podem ser “cozidos” em água fervente por um tempo de 3 a 15 minutos, este processo se chama cocção. Prefira utensílios de barro, vidro, esmalte ou louça, os metais podem alterar tanto o sabor quanto os efeitos desejados.

Ervas

Ervas

Uso Comercial

As industrias farmacêuticas tem amplos investimentos em pesquisas e estudos a cerca das propriedades terapêuticas de plantas e ervas medicinais, os princípios ativos são isolados e utilizados na produção de novos medicamentos. Muitas das “descobertas” científicas já eram do conhecimento de muitos povos, não somente de domínio dos indígenas, mas desde os tempos da pré história. A medicina e ciência de hoje necessita de provas cientificas para se convencer e poder fazer uso, em seus laboratórios, destas plantas medicinais, pois é da cultura atual dominante acreditar somente nos benefícios das plantas na saúde que podem ser cientificamente provadas. De qualquer forma as ervas medicinais consistem em uma das maiores riquezas naturais a nossa disposição e neste sentido o Brasil é especialmente abençoado com a diversidade da Floresta Amazônica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.