Para Que Serve o Medicamento Cloridrato De Bupropiona?

Hábito de Fumar

 A nicotina é uma substância presente em uma planta que comumente chamamos de tabaco, porém sua fama não vem do fato de ser um produto agrícola mas sim por ser inalada em forma de fumaça, pois há pessoas que tem uma prática demasiadamente comum na nossa cultura: o hábito de fumar.

 Fumar nada mais é do que consumir uma substância por via oral, porém como o próprio nome já diz, ela deve está em condição de fumaça. Diversos tipos de produtos podem ser consumidos desta maneira, por exemplo o tabaco, a maconha e o haxixe, contudo seja em razão a lei brasileira não permitir a comercialização ou pela maior dificuldade em encontrá-los, o consumo dos 2 últimos é menos comum do que a do tabaco, este por sua vez é um produto facilmente encontrado encontrado e cujo comércio movimenta uma quantidade gigantesca de dinheiros.

 O tabaco é um produto de origem americana, ele já era muito utilizado pelos indígenas séculos (ou até mesmo milênios) antes da chegada dos europeus, as famosas civilizações astecas e maias eram praticantes do costume de fumar. Para enrolar o tabaco era utilizado cascas de vegetais, assim conseguiam segurar o produto dentro. O advento das grandes navegações propiciou que o tabaco fosse levado a outros lugares ao redor do mundo, na Europa chegou poucos anos após Cristóvão Colombo visitar este continente pela primeira vez, e foi lá onde foi enrolado em um papel adequado e logo ganhou o nome de cigarro, ainda no século XVI se tornou um hábito bastante difundido pelos habitantes de muitos países do velho mundo.

 A popularidade do cigarro só foi aumentando ao longo da décadas, podemos dizer inicialmente era um hábito mal visto, contudo se tornou uma prática tão comum que se passa até despercebida. Um fator que proporcionou a disseminação deste costume foi o fato dele ser um produto altamente viciante, isso graças a nicotina, uma substância que vem na sua composição e que causa dependência por provocar uma onda rápida de prazer.

 Atualmente estima-se que no mundo inteiro haja mais de 1 bilhão de pessoas que são fumantes de tabaco. Apesar desta grande quantidade, pesquisas recentes mostram que este número está se reduzindo gradualmente.

Governo Contra o Fumo

 O tempo e a ciência foram os responsáveis por mostrar que a dependência de cigarro era maléfica para a saúde pois eles eram os responsáveis por acarretar diversos problemas que os usuários poderiam ter. No entanto essa descoberta foi mal recebida por muitos, em especial os donos de indústria deste ramo, que temiam perder dinheiro se as pessoas parassem de consumir seus produtos, portanto muitos deles negaram veementemente as informações do impacto que o cigarro causava.

 Contudo negar fatos comprovados cientificamente não foi eficaz, pois os governos repararam que a dependência no tabaco fazia muito mal não só para o consumidor individualmente, mas também para as contas públicas, pois era necessário cuidar da saúde de quem ficasse doente. Por consequência disso diversos países implantaram variados tipos de medidas para reduzir os efeitos sociais causados pelo uso dependente de cigarros.

 O aumento na taxação de produtos com tabaco, foi uma medida que alguns governos instituíram para tentar custear os impactos do cigarros. Outra providência foi proibir propagandas deste produto em diversas mídias, como por exemplo a televisão, o rádio e jornais. Além disso também foi decretado que as embalagens do produto viessem descrevendo os possíveis malefícios que ele seria capaz de provocar.

Problemas Que Ser Fumante Pode Causar

 Como dito anteriormente o hábito de fumar é extremamente nocivo a saúde, assim o tabagismo é classificado como doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) . Conheça agora alguns dos mais de 50 danos que ele é o responsável por acarretar.

1- Doenças Respiratórias

Doenças Respiratórias

Doenças Respiratórias

 Por se tratar de hábito onde a fumaça é inalada, os órgãos do sistema respiratórios são os principais afetado pela prática, estes perdem muito sua eficácia e podem vir a falhar. A tosse frequente e a rouquidão são sinais de que a saúde já está sofrendo em razão do hábito de fumar. Também pode originar ou agravar casos de asma e outros tipos de insuficiência respiratória.

2- Doenças Cardiovasculares

Doenças Cardiovasculares

Doenças Cardiovasculares

 O sangue no nosso corpo circula por meio das veias e isso proporciona que várias necessidades básicas dele seja atendida, quando ocorre qualquer problemas com elas este fluido é impedido de passar pode ocasionar graves problemas e até mesmo a morte. O consumo de cigarros pode obstruir os vasos sanguíneos pois produz gordura dentro delas e impede a passagem do sangue. Portanto acidentes vasculares no coração é comum, pois ele não recebe o fluido que propicia o batimento e assim pode causar infarto.

3- Falhas na Memória

Falhas na Memória

Falhas na Memória

 O cérebro é um dos principais afetados pelo cigarro , pois ele provoca lesões leves mas também graves a cabeça. A perda de memória frequente é um alerta para tomar cuidado, a longo prazo este quadro pode piorar drasticamente. Além disso outras capacidades cognitivas podem ser afetadas, isso significa que aumenta a dificuldade de raciocinar, manter a atenção e aprender.

4-  Impotência Sexual 

Impotência Sexual 

Impotência Sexual

  A vida sexual do fumante também pode ser seriamente lesada pelo tabaco, os homens são mais propensos de sentir dificuldade para manter relações sexuais, isso ocorre porque em razão do entupimento dos vasos sanguíneos, o sangue não consegue chegar órgão reprodutor masculino, consequentemente ele não consegue ficar ereto. Além disso a produção dos espermatozoides também pode ser afetadas e isso após um tempo pode levar a infertilidade.

5- Câncer

Câncer

Câncer

 Diversos tipos de câncer são causados pela prática do fumo. Comumente é mais associado ao câncer de pulmão, onde pode provocar cerca de 90% dos casos, contudo também é um importante fator de outros tipos de tumor, como por exemplo o câncer de laringe e o de boca.

Dicas Para Parar de Fumar

  Além de todos os problemas causados, estima-se que todos os anos milhões de pessoas morram em decorrência ao uso do cigarro, por essa razão é unanimidade entre os profissionais da saúde que a prática deve ser abandonada o mais rápido o possível, no entanto sabemos que não é fácil se livrar desta dependência. Confira algumas dicas que irão te auxiliar na luta contra o vício. 

-Seja Paciente

Seja Paciente

Seja Paciente

É necessário ter em mente que fumar é um vício, por essa razão abandoná-lo é muito difícil e não acontecerá repentinamente. Assim sendo, mantenha o foco no seu objetivo e não o abandone se sofrer alguma decaída ao longo do percurso. Também busque auxílio nesta jornada, seja o apoio das pessoas ao seu redor, e até mesmo de um profissional da saúde que contribuirá para o seu propósito.

-Pratique Exercícios Físicos

Pratique Exercícios Físicos

Pratique Exercícios Físicos

 A atividade física causa uma liberação de hormônios que nos faz sentir mais feliz e menos ansioso, isso é fundamental porque neste período a abstinência será muito forte e poderá abalar seu humor.

– Afasta-se de Algumas Companhias

Afasta-se de Algumas Companhias

Afasta-se de Algumas Companhias

 Este método pode parecer um pouco extremo, no entanto é um dos mais eficazes. Ficar em uma ambiente onde há muitos fumantes irá te fazer sentir muita vontade de consumir essa substância, por esse motivo evite sair com outros tabagistas durante este período. 

Uso do Cloridrato de Bupropiona

 Entretanto mesmo seguindo a risca todas essas dicas, o fumante ainda pode ter uma extrema dificuldade  para se curar da dependência, quando isso ocorre o seu médico pode recomendar medicamentos indicados para essa situação.

 O cloridrato de bupropiona é um dos remédios que possui esta finalidade, pois ele diminui a vontade de fumar e é um amenizador da abstinência. Ele atinge diretamente o cérebro, passando informações que o faz sentir menos necessidade da nicotina.

Cloridrato de Bupropiona Genérico

Cloridrato de Bupropiona Genérico

 O período de tempo entre a primeira vez que é utilizado até começar a apresentar resultados, é de aproximadamente 1 semana. Contudo o uso deste medicamento não é recomendado para menores de 18 anos, pessoas com epilepsia e alcoolismo. O cloridrato de bupropiona pode causar alguns efeitos colaterais, entre eles insônia, enjoos, dor de cabeça, mais raramente o remédio pode causar taquicardia e convulsão, por essa razão jamais o utilize sem indicações médicas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.