Para Que Serve o Cigarro? Quais São os Seus Efeitos Colaterais?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 40% da população mundial adulta é fumante, ou seja, em torno de 2,8 bilhões de pessoas dentre as quais estão 200 milhões de mulheres. Estima-se que cerca de 47% da população masculina é fumante contra 12% da população feminina. O tabagismo é disparadamente a principal causa de morte inevitável em todo o planeta. No artigo a seguir vamos explicar os principais efeitos colaterais do cigarro no organismo humano e porque é tão prejudicial.

Origem do Tabaco

De nome científico Nicotiana tabacum, o tabaco, é uma planta da qual se extrai uma substância chamada nicotina. Sua origem remonta ao ano 1.000 a.C. nas sociedades indígenas da América Central. Esses povos usavam o tabaco com a finalidade de purificação e proteção. Eles também acreditavam que a substância poderia ajudar a prever o futuro.

O mais provável é que a planta tabaco tenha sido trazida para o Brasil pelas tribos tupis-guaranis que tinha hábitos migratórios. O uso da planta na Europa passou a ser feito a partir do século 16 tendo sido levada pelo diplomata francês Jean Nicot que tinha vindo de Portugal. Ele ficou surpreso ao perceber que a planta cicatrizou uma úlcera de perna que ele possuía que até então se mostrava incurável.

Difusão do Tabaco

No século 17 se difundiu pelos continentes asiático e africano com finalidade curativa, a planta era usada por meio de cachimbo. No século 18 se tornou moda aspirar rapé, atribuíam a esse método finalidades medicinais também haja vista que Catarina de Médicis, rainha da França, utilizava para o alívio de suas enxaquecas.

Foi no século 19 que teve início o uso de charuto, primeiro na Espanha e depois em toda a Europa. Logo chegou aos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo, o charuto tinha status de ostentação. Os primeiros registros de homens e mulheres fumando datam de um período entre os anos de 1840 a 1850.

Tabaco

Tabaco

Contudo, foi somente depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que houve grande expansão do consumo de cigarros. O consumo do cigarro se difundiu pelo planeta no século 20 valendo-se de técnicas de publicidade e marketing.

Relatórios Científicos

Na década de 1960 surgiram os primeiros relatórios científicos com o objetivo de comprovar que os fumantes adoeciam devido ao uso do tabaco. Atualmente, existe um grande número de trabalhos que comprovam os malefícios do tabagismo para a saúde do fumante e também para o chamado fumante passivo, que respira a fumaça do cigarro mesmo sem fumar efetivamente. Atualmente, mesmo com as devidas comprovações dos seus malefícios, o fumo é cultivado em todo o planeta e movimenta milhões de dólares.

Quais São os Efeitos Colaterais do Cigarro?

Mulher Fumando

Mulher Fumando

A seguir vamos apresentar os principais efeitos colaterais do cigarro no organismo humano.

Efeitos Colaterais do Cigarro no Cérebro

A nicotina atua no Sistema Nervoso Central acarretando em efeitos colaterais dentre os quais estão redução do apetite e alteração leve no humor (estimulação). Os fumantes costumam relatar que a nicotina os relaxa isso se deve a redução do tônus muscular. Algo bastante relevante de destacar a respeito da nicotina é o fato de que com o tempo o organismo vai se tornando tolerante, isto é, se acostuma tornando necessário um consumo maior para conseguir os efeitos iniciais.

A abstinência do cigarro pode gerar fissura (um desejo incontrolável) pelo consumo de cigarros, além de irritabilidade, incapacidade de concentração, tonturas, sudorese, dores de cabeça, prisão de ventre entre outros sintomas. A síndrome de abstinência costuma durar de uma a duas semanas desaparecendo logo na sequência. Essa fissura e a tolerância caracterizam a dependência que o tabaco provoca.

Efeitos Colaterais no Resto do Corpo

Dentre os efeitos colaterais causados pela nicotina no resto do corpo estão aumento relativo na pressão arterial, no ritmo dos batimentos cardíacos, na frequência respiratória e na atividade motora. Ao fumar um cigarro o indivíduo recebe a distribuição da nicotina pelos seus tecidos. Uma das consequências passíveis de serem notadas inclui a redução de contração do estômago do indivíduo, isso faz com que a digestão se torne relativamente mais difícil.

Efeitos Colaterais Tóxicos

Na fumaça do cigarro estão contidas diversas substâncias tóxicas para o organismo, como a nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono. Fumar com frequência pode acarretar no aumento das chances de desenvolvimento de doenças como bronquite crônica, câncer de pulmão e problemas nas coronárias.

Homem Fumando

Homem Fumando

Existe ainda a chance de desenvolvimento de câncer em outras partes do corpo que entram em contato com a fumaça do cigarro como garganta, laringe, língua e esôfago. Os fumantes têm ainda o aumento de risco de derrame cerebral e de enfarte do miocárdio em comparação aos não fumantes.

Há também evidências de que a nicotina pode acarretar em úlceras gastrointestinais assim como náuseas, tontura, dores de cabeça, vômitos, dores no abdômen, fraqueza entre outros.

Nicotina na Gestação

Se uma gestante fuma o seu feto acaba fumando também como consequência sendo bombardeado por substâncias tóxicas que chegam até ele por meio da placenta. Os efeitos tóxicos no feto incluem aumento do ritmo cardíaco, redução do peso, menor estatura assim como alterações neurológicas relevantes. Também aumenta significativamente as complicações e chances de aborto. A amamentação é outro meio de transmissão das substâncias tóxicas para o bebê.

Nicotina na Gestação

Nicotina na Gestação

Efeitos do Tabagismo Passivo

Não fumantes que estão no mesmo ambiente em que um fumante inalam também as substâncias tóxicas tornando-se assim fumantes passivos. Por exemplo, filhos de pais fumantes têm três vezes mais chances de ter infecções respiratórias como sinusite, pneumonia e bronquite em relação aos filhos de pais não fumantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.