Nado Crawl: Posição Do Corpo, Respiração, Pernada, Historia e Benefícios

A Natação

É possível definir a natação de duas principais formas: uma mais técnica e formal e outra mais compatível com o nosso dia a dia. Generalizando a primeira forma é possível entender a natação como a capacidade que os animais, seres vivos de modo geral e seres humanos, possuem de se locomover através de um líquido – que na maioria das vezes é a água – cruzando assim um certo espaço. Essa locomoção pode ou não ser feita com o auxílio de itens complementares, e a respeito disso será tratado mais ao meio do artigo.

Já quando se pensa a respeito da segunda forma de definição da natação, aquela mais relacionada ao cotidiano, a natação é vista como um jeito de fazer um exercício com o corpo, seja para praticar uma atividade física, para realmente se cruzar uma determinada distância ou ainda somente como uma forma de lazer e recreação. Como exercício físico, a natação é considerada excelente, principalmente por ser muito versátil, já que é um esporte que pode ser realizado em vários lugares, como piscinas residenciais, clubes e praias.

A natação não é uma atividade recente e isso é possível de ser analisado devido ao fato de que o registro mais antigo no qual se conhece e se sabe a data hoje em dia são as pinturas encontradas dentro de cavernas e que são da pré história (cerca de sete mil anos atrás), as chamadas pinturas rupestres. Já quando se pensa em um registro escrito, é possível observar citações a respeito da natação em diversos livros antigos e clássicos, que são consequentemente bastante conhecidos, como é o caso da Ilíada, da Odisseia, da Epopeia de Gilgamesh e até mesmo da Bíblia Cristã. Desses registros, o mais antigo que se tem noção é datado de aproximadamente dois mil anos antes de Cristo.

Em todos esses registros que foram apresentados – tanto os escritos como os com figuras – a natação nunca foi apresentada e nem interpretada com intenções competitivas, sendo entendida única e exclusivamente como uma maneira de locomoção ou ainda de divertimento. A natação como competição passou a ser implementada somente em 1800, no continente europeu, sendo que nessa época o nado de bruços é que era predominante entre os estilos. Cerca de setenta e três anos depois um outro estilo de natação passou a ganhar espaço: o nado trudgen. Esse tipo de nado foi desenvolvido por Arthur Trudgen – e por isso carrega esse nome – e ele basicamente copiou e fez pequenas adaptações em um nado que já existia naquela época, o nado crawl, que é inclusive o foco do artigo de hoje.

Alguns anos depois da implementação do nado trudgen, a natação de fato entrou na lista oficial nos jogos que faziam parte dos Jogos Olímpicos, sendo que toda essa oficialização aconteceu no ano de 1896, em Atenas.

Natação - 1896

Natação – 1896

Conforme a natação foi se desenvolvendo e crescendo ainda mais, foi se observando a necessidade da criação de um órgão que fosse responsável por padronizar e regulamentar esse esporte e assim, no inicio do século XX a Federação Internacional de Natação (FINA) foi criada, passando assim a cumprir esse papel da melhor forma possível.       Cerca de trinta anos depois um outro estilo de natação passou a ser desenvolvido, ficando conhecido até hoje, que é o nado mariposa, que inicialmente era entendido somente como uma variação do nado de bruços, mas que alguns anos depois foi oficializado como um estilo separado e distinto.

A natação é um esporte extremamente versátil e que conta com inúmeros benefícios, sendo o mais evidente deles o fato de que ele tem a capacidade de movimentar todas as partes do corpo – tanto os músculos, quanto as articulações – e também a capacidade de movimentar vários grupos musculares de forma simultânea. Porém, engana-se quem acha que a natação só contribui para o físico de quem a pratica. Ela também oferece muitos benefícios na parte emocional e psicológica do nadador.

Benefícios da Natação

Benefícios da Natação

Por trabalhar tão bem com os músculos e com o corpo em geral é comum que ao se praticar regularmente a natação, as pessoas fiquem com o corpo mais tonificado e definido, além de a coluna ficar mais estável, flexível e resistente. A natação contribui também bastante com o emagrecimento, já que ela é um esporte que proporciona um alto gasto calórico em sua realização.

Falando a respeito das partes emocionais e psicológicas que a natação pode vir a contribuir, uma delas é o modo como esse esporte atua no cérebro, fazendo com que a memória do atleta seja aumentada, bem como a concentração e o foco, refletindo muito positivamente tanto nos aspectos profissionais, quanto estudantis. Além disso, a natação também influencia muito na área psicológica de uma pessoa, já que sua prática regular faz com que a produção dos hormônios que constituem o chamado “quarteto da felicidade” – serotonina, ocitocina, endorfina e dopamina – seja estimulada. Isso acaba por refletir em vários campos da vida de uma pessoa, como o aumento da autoestima, redução do estresse, entre outras coisas nesse sentido.

Estilos De Natação Existentes

Estilos De Natação

Estilos De Natação

Desde que a Federação Internacional de Natação passou a realmente regulamentar de maneira mais firme a natação, os estilos passaram a ser mais delimitados e oficializados, e assim os principais que foram estabelecidos, e que são conhecidos até os dias de hoje são:

A natação de águas abertas, que é aquela que acontece em locais maiores, como lagos, rios ou mares;

O mergulho, que acontece quando o atleta submerge completamente na água;

O polo aquático, que é uma espécie de handebol na piscina;

O nado sincronizado que é uma junção de natação com dança e ginástica artística;

Os saltos ornamentais, que consiste basicamente no pulo de um trampolim enquanto se faz uma espécie de coreografia;

E finalmente a natação pura, que é a mais conhecida e que engloba diversos sub estilos de natação, como é o caso do nado de bruços, nado de costas, nado mariposa e nado crawl – sendo que esse último é ainda o foco do artigo de hoje.

Como foi apontado, o nado crawl é uma das modalidades existentes na natação, que geralmente está inserida na natação pura, e como ela é o foco do artigo de hoje, a seguir será apresentado um panorama geral a respeito desse estilo, juntamente com seu histórico e algumas dicas sobre essa vertente.

Tudo Sobre O Nado Crawl

Nado Crawl

Nado Crawl

O nado crawl é uma técnica de natação que já é bastante antiga, sendo praticada há muito tempo, desde antes mesmo do surgimento da civilização como conhecemos nos dias de hoje. Dentre todos os estilos ele é o mais rápido e mais utilizado nesse sentido, mas o problema é que especificamente ele não é considerado um estilo verdadeiro e por isso, durante as competições, ele só pode ser usado durante a prova de nado livre, que é o momento que o atleta pode nadar da forma que quiser e até mesmo inventar seu estilo próprio. É por esse motivo que o estilo crawl não consta exatamente no livro da Federação Internacional de Natação.

Para o nadador iniciar o nado crawl ele precisa começar por uma prova de bloco e a dica que é dada para o momento do mergulho é se impulsionar ao mesmo tempo que imagina que seu corpo está caindo em um buraco bem profundo, pois isso faz com que ele vá mais longe com o mergulho, já que o corpo está criando um atrito reduzido com a água. Outras recomendações que são dadas nessa etapa são: boa flexão dos joelhos, braços esticados na frente do corpo (na altura das orelhas). Assim, no momento em que se ouve o sinal de partida, o atleta deve saltar, mantendo esse mesmo posicionamento, já que isso ajuda que a cabeça também fique protegida.

Por esses motivos o nado crawl é entendido como um nado que busca a diminuição da resistência da água, aumentando assim consequentemente a velocidade do homem. A respiração que é utilizada nos dia de hoje nesse tipo de natação é a lateral, onde a expiração é feita primeiramente pelo nariz e depois pela boca e pelo nariz e depois somente pela boca. Por isso é necessário que se tenha toda uma técnica nessa etapa.

É importante que o nadador deixe seu corpo o mais paralelo possível da linha da superfície, o braço deve fazer duas principais etapas, a fase área e a fase aquática, sendo que a primeira é entendida como a recuperação do nado, onde o gasto de energia é o mínimo e a segunda já compreende o trabalho na água de fato, oferecendo a propulsão propriamente dita. Já o movimento das pernas deve se iniciar no quadril, criando movimentos alternados.

Dicas Para Um Bom Nado De Estilo Crawl

Existem alguns detalhes que influenciam diretamente no bom desempenho de um atleta praticando o nado crawl, sendo que a respeito da técnica já foi apresentado um pouco logo acima. Outros pontos a serem considerados são: a manutenção do alinhamento da cabeça e do corpo, a respiração lateral, que já foi citada, o cuidado com o excesso de tensão, entre  outros fatores como muito treino e persistência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.