Cafeína
Considerada um composto químico, a cafeína é classificada como alcaloide, uma substância extraída principalmente de plantas, e pertence ao grupo das xantinas.
Onde Encontramos Cafeína?
É um composto químico do qual pertence ao grupo das xantinas. “A cafeína é encontrada em mais de 60 tipos de plantas, apresenta-se sob a forma de um pó branco, é extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e o seu sabor é amargo.” Mesmo sendo considerada uma droga e causar dependência química também, a cafeína é a bastante consumida no mundo todo, pois é encontra em alimentos como chocolate, cola, guaraná, cacau e chá-mate, além de ser encontra no café. Pode ser encontrado também em inibidores de apetite e analgésicos. É considerado a quantidade ideal de 300mg aproximadamente por dia, ou seja, isso quer dizer de 2 a 3 xícaras de café, ou até mesmo 5 a 6 lata de refrigerantes derivados de cafeína. A cafeína também pode ser encontrada em alguns medicamentos, como por exemplo os antigripais.
Como a Cafeína Age no Organismo?
“A cafeína atua no sistema nervoso central e causa também o aumento da produção de suco gástrico, o que é grave para pessoas com úlcera digestiva. Ela também ativa o estado de alerta, pois bloqueia a recepção da adenosina.”
O Que a Cafeína Causa, Caso seja Consumida em Excesso?
Desvantagens
Em caso de excesso a cafeína pode causar ansiedade, insônia, agitação, dor de cabeça e também causar a contração das artérias e veias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos. Pode causar também irritabilidade, inquietação. “A cafeína, no cérebro, atua sobre os receptores do hormônio adenosina, exercendo ação inibidora sobre esse hormônio, impede que ele aja como redutor da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e da temperatura corporal, fatores responsáveis pela sensação de sono.”
*Atenção! Mulheres grávidas o ideal é que tome bem pouco, ou que corte de uma vez o café, pois a cafeína nele contida pode causar deformações feitas ao bebe.
Existem Vantagens em Consumir a Cafeína?
Além da cafeína trazer algumas desvantagens em relação a saúde, ela possui vantagem como por exemplo, ajuda no aumento da concentração, controla o peso, diminui a fadiga e melhora o humor. Apesar de causar dores de cabeça se consumida em excesso, as vezes a cafeína é usada por alguns médicos para tratar enxaqueca, pois ela contrai os vasos sanguíneos que são normalmente os causadores da dor de cabeça exagerada. Também traz vantagem para o sistema respiratório, porque possui um aumento discreto da intensidade e frequência da respiração. “Um grande benefício, porém ainda em fase de estudo é que essa substância pode ajudar na doença de Mal de Parkinson, pois ajuda a amenizar a doença ou até mesmo impedi-la de se manifestar.” Para as mulheres, a cafeína ajuda nos sintomas da TPM quando for consumida um pouco antes da menstruação. “A cafeína possui um grande efeito diurético, o que por sua vez pode causar desidratação com atividades prolongadas.” Caso seja consumida em moderação, a cafeína atua no combate aos radicais livres, e diminui consequentemente os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. E também a cafeína quando consumida de modo adequado na necessidade de cálcio de cada pessoa, ela não é prejudicial ao metabolismo.
Saiba mais sobre a Cafeína
- – Essa substância é incluída nos regulamentos de doping de todas as federações desportivas, porém para que seja considerada como doping, a dose deve ser a partir de 12 mcg/ml, o que se encontra a partir da quarta xicara.
- – Qualquer produto que tenha cafeína pode ser consumido, mas deve ser sem exagero, pois dependendo da pessoa pode causar problemas graves à saúde, e também como qualquer droga pode causar o vício, o que também leva a danos á saúde.
- – “Estudos em relação ao consumo de cafeína e o desenvolvimento de osteoporose são ainda contraditórios, pois o desenvolvimento da doença não depende somente do metabolismo do cálcio. Outros nutrientes estão envolvidos como, magnésio, manganês, boro, vitamina D, e também fatores como, sexo, idade, atividade física, raça, uso de medicamentos, consumo de álcool e fumo. Porém se a pessoa consumir cafeína em excesso e sua alimentação contemplar as necessidades de cálcio e outros nutrientes, o consumo de cafeína não será um fator determinante para o desenvolvimento de osteoporose”.
- – O uso moderado por adultos saudáveis em idade reprodutiva, a qual no máximo é de 4,6 mg/kg de peso, não está associada a efeitos adversos. Para aqueles que apreciam as bebidas à base de cafeína, em modo geral, procuram não ultrapassar a quantidade de três xícaras(chá) até, por dia .
- – Não é necessário contar o cafezinho de todos os dias, os chazinhos da noites frias e o chocolate consumido esporadicamente. Porém não ultrapasse a quantidade adequada de cafeína por dia, assim seu bem-estar e sua saúde não serão prejudicados.
- – “Algumas pessoas preferem café descafeinado, embora receiem que o processo de descafeinação possa introduzir algumas substâncias indesejáveis no café. Embora o processo possa alterar o sabor, o café descafeinado não é prejudicial à saúde. Basicamente, o processo de descafeinação consiste em lavar e umedecer os grãos verdes di café em água, para eliminar a cafeína. Então, esta água com cefeína é tratada com um solvente no qual a substância é altamente solúvel. Os solventes que são usados não entram em contato com os grãos em sim, mas de qualquer modo são rapidamente resolvidos”.
- – Como dito o café descafeinado é tomado por algumas pessoas para evitar problemas de irritabilidade e insônia, provocados pela cafeína. Porém, uma xícara de 150 ml de café descafeinado, contem até 5 mg de cafeína. Assim, o recomendado é que se você tenha dificuldade de dormi, evite tomar qualquer tipo de café.