Os Diferentes Tipos de Yoga

A prática da ioga remonta há mais de 5.000 anos. Ela veio originalmente da Índia e de lá se espalhou por toda a Ásia, e na segunda metade do século 20, para a Europa e as Américas. Yoga é um termo genérico que engloba praticamente todos os tipos de meditações que visem uma melhoria psico-física.

Nos Estados Unidos e na Europa, a maioria das disciplinas da meditação estão focadas em torno da posição física, que é chamada de lótus. A respiração da pessoa que está meditando desempenha um papel muito importante, utilizada para focar a mente. Ela pode ser tanto usada como um vetor de observação, como no contexto dos exercícios de respiração, a maioria dos quais pertencem à escola de pranayama.

Bhakti Yoga

Há escolas diferentes quanto aos tipos de yoga, que são chamados caminhos. Todos eles têm em comum a busca do caminho da iluminação. O Yoga Bhakti, por exemplo, tem como objetivo buscar o amor e devoção. A prática em si é muito cerimoniosa, com uma série de rituais de iluminação, de queima de incenso e de canto de mantras.

Ele está intimamente ligado à outra pessoa, chamado de guru, basicamente um mentor. Todo mundo que pratica Bhakti Yoga é livre para desenvolver um relacionamento com Deus, seja qualquer a forma pela qual a pessoa o compreenda. E é tão atraente, porque o seu centro é o desejo inerente de todas as criaturas, amar e ser amado.

A disciplina da meditação que se concentra quase que exclusivamente sobre o aspecto físico do yoga é Hatha. A pessoa que a pratica tem que ser forte fisicamente e deve ser capaz de passar muito tempo em seu processo físico. O objetivo é limpar o sistema nervoso e fazer o corpo ser mais forte. Tão forte, na verdade, que um iogue (uma pessoa que passa muitos anos praticando exercícios de meditação específicos) pode atingir um estado onde ele não sente mais o calor ou o frio e é indiferente ao prazer e à dor.

Jnana Yoga

O oposto total da prática da ioga orientada ao físico é o Jnana Yoga. Aqui, o corpo é visto mais como um impedimento para alcançar a verdadeira sabedoria. Seus aspectos carnais são enfatizados a fim de provocar o desdém pela existência física. Jnana trata do desenvolvimento da sabedoria e do discernimento para a compreensão da ideia de que o que experimentamos aqui na terra é apenas um aspecto para o transcendente e eterno.

Karma Yoga

Por último, mas não menos importante, existe o Karma Yoga, que trata da relação entre outros seres humanos e Deus. É a disciplina perfeita para aquelas pessoas com um sentido muito desenvolvido de comunidade, as quais buscam construir o reino do céu aqui na terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.