Os Benefícios de Uma Dieta Rica em Antioxidantes

Seguir a risca uma dieta a base de alimentos antioxidantes ou até mesmo fazer uso de suplementos que contenham a substância é de grande ajuda para o organismo, pois assim é possível evitar a atuação dos radicais livres, bem como de suas consequências maléficas no corpo. A natureza nos traz a oportunidade de alimentação através de diversos alimentos ricos em antioxidantes, o que auxilia na manutenção da saúde, uma vida longa e ainda numa espécie de poção da juventude, já que os tecidos se mantêm renovados por mais tempo.

O que são os Antioxidantes

Os antioxidantes estão muito em voga atualmente, isso em razão dos inúmeros benefícios que trazem para o organismo, especialmente atuando contra o envelhecimento precoce, por isso ganhando mais e mais adeptos com o passar do tempo. Ele atua contra a oxidação das moléculas, pois a mesma gera os radicais livres que atrapalham o bom funcionamento de nosso corpo.

Contribuições dos Antioxidantes

A alimentação errada que muitos de nós estamos habituados a fazer todos os dias, ligada mais a alimentos prontos, industrializados, cheios de gordura, estão totalmente longe de fornecer ao nosso organismo a dose necessária de antioxidantes. Muito ao contrário, já que esta dieta é capaz de provocar um grande mal ao organismo, causando inúmeros problemas de saúde.

As frutas frescas e verduras são alimentos com alto índice de antioxidante que nos comemos de forma regular e proporcionam a nosso organismo a oportunidade de nos mantermos jovens e saudáveis. Este tipo de alimentação que toma como base os antioxidantes, ajuda no fortalecimento de nosso sistema imunológico, fazendo com que o mesmo possa se defender contra as invasões provocadas por vírus e bactérias, bem como de outras doenças que tencionarem atacá-lo com mais intensidade.

É possível se comprovar de forma simples quando se deixa de lado a dieta calórica e vazia para aquela que é repleta de vitaminas, nutrientes e antioxidantes presentes nas frutas e verduras, como aquelas que surgem com o passar dos anos.

Dieta a Base de Alimentos Antioxidantes

O principal foco desse tipo de dieta é o de combater os radicais livres, o que só pode ser conseguido através da ingestão dos alimentos certos. Vários estudos apontam que dentre as frutas a maior concentração de substâncias antioxidantes está nas amoras e nos mirtilos. Já entre os legumes, a maior concentração está nas alcachofras, feijões e batatas.

Além disso, há estudos que comprovam que determinados alimentos, quando ingeridos crus também apresentam grande quantidade de antioxidantes, dentre eles estão as avelãs, nozes, e ainda outras frutas secas. Porém, o que realmente importa não é a quantidade de antioxidantes que o alimento possui, porém a capacidade do organismo para absorver as substâncias e usá-la em seu benefício.

A substância chamada de beta caroteno pode ser encontrada em diversos alimentos, dentre eles estão o brócolis, damasco, beterraba, aspargos, cenoura, melão, milho, repolho, pimentão, pêssego, manga, espinafre, abobora, batata doce, melancia, tangerina, e tomates, que são ricos em antioxidantes.

Além disso, os alimentos que contém grande teor de vitamina E e vitamina C como, por exemplo a couve flor, o brócolis, ervilhas, os cítricos, morangos, as sementes de girassol, as nozes, dentre outros. Em suma, o recomendado é que seja feita uma dieta bem rica em antioxidantes para que se consiga um combate efetivo aos radicais livres que tanto mal causam ao organismo.

Benefícios dos Antioxidantes

O antioxidante é uma determinada substância que possui a capacidade de proporcionar a inibição da oxidação de uma molécula quando contém menores que esse substrato. Podemos observar a oxidação através da ferrugem, do escurecimento apresentado em determinados alimentos quando entram em contato com o ar, como em batatas, maçãs, bananas e peras.

O processo de oxidação acontece também no organismo humano, causando problemas nos componentes das células, vez ou outra acarretando na evolução ou surgimento de determinadas doenças. Quando se combate o estresse oxidativo, ou o excesso de oxidação das células, os antioxidantes podem fazer bem à saúde. Com isso, o aumento da quantidade de antioxidantes no organismo, ocorrido por meio de uma dieta rica em alimentos certos,  pode ser benéfica.

Oligoelementos e Vitaminas

Alguns antioxidantes são conhecidos por serem oligoelementos ou vitaminas, isso quer dizer que são nutrientes indispensáveis, porém o organismo não possui a capacidade de produzi-los, razão pela qual é necessária a sua ingestão por meio de alimentos e em quantidades pequenas. As vitaminas C e E ou ainda o selênio são antioxidantes totalmente importantes para a vida, e em pessoas sem problemas de origem gastrointestinal que evitem uma correta assimilação dos nutrientes vindo dessa dieta, as doenças causadas em decorrência da falta dessas substâncias é quase inexistente.

Vitamina C

Uma dieta que seja pobre na ingestão de vitamina C pode causar o escorbuto, uma doença bastante rara para os povos que habitam os países desenvolvidos. Era uma doença mais relacionada aos marinheiros até meados do século XVIII, em razão da sua dieta que continha poucas opções, já que os navios percorriam longas distancias durante as viagens. Vitamina E

A falta da Vitamina E no organismo causa problemas de visão e também neurológicos. Em indivíduos saudáveis ainda que sofram com uma dieta bastante baixa em vitamina E, tais sintomas não se apresentam. Os mesmos apenas são observados em doentes que apresentam dificuldades na assimilação de gorduras, já que a absorção de vitamina E está ligada à assimilação de gorduras.

Selênio

A falta do selênio causa problemas de hipotiroidismo, cardíacos, e deficiências graves de imunidade. Ele pode ser encontrado especialmente em vegetais que precisam do selênio para se desenvolver. As doenças relacionadas à falta de selênio somente são observadas em lugares com o solo bastante pobre da substância, como, por exemplo, em determinados locais da China. Em pessoas com doenças gastrointestinais, como a patologia de Crohn, podem também decorrer da falta de selênio em razão de sua não absorção.

Vitamina A

Ela não é caracterizada como um antioxidante, porém, provitamina A, especialmente o betacaroteno é tido como um. A vitamina A pode ser assimilada, por meio de alimentos de que tenham origem animal ou ainda sob a forma de provitamina, contida em alimentos que possuam origem vegetal.

Hoje em dia o termo “antioxidante” é cada vez mais comum pela grande variedade de produtos de consumo do dia a dia voltados para uma dieta balanceada e até mesmo nutrição da pele. Mas você sabe mesmo o que antioxidante quer dizer e o quanto ele pode ser bom para você? Os antioxidantes são nutrientes encontrados nos alimentos que trabalham para reparar os danos causados por outros itens tóxicos contidos em nossa dieta, bem como evitar problemas de saúde. Para quem não quer depender de medicamentos, incluir na dieta alimentos com antioxidantes é uma solução natural.  Os antioxidantes chamaram a atenção do público na década de 90, quando os cientistas começaram a entender que os danos dos radicais livres ao organismo. Estes foram associados à doenças sérias, como cardíacas, pulmonares e de funcionamento do sistema digestivo e purificação do sangue.  Alguns estudos mostraram que pessoas que comiam alimentos com baixo teor de antioxidante eram mais propensas a ficar doentes. Com isso, os cientistas começaram estudos que testavam o impacto de substâncias individuais, especialmente beta-caroteno e vitamina E, como armas contra doenças cardíacas, câncer, dentre outras doenças.

Os Benefícios de Uma Dieta Rica em Antioxidantes

Os Benefícios de Uma Dieta Rica em Antioxidantes

Por que os Antioxidantes são Importantes?

O processo normal de envelhecimento faz com que células entrem em processo de decomposição dentro do corpo. Nosso organismo está sempre repondo mais células e jogando as que já morreram fora, mas nem sempre isso acontece em uma velocidade agradável. Estas células danificadas são conhecidas como ” radicais livres” e podem causar sérios problemas de saúde, como câncer, doenças cardíacas e inúmeras outras doenças fatais . No começo da vida, esta ‘limpeza’ é bem acelerada, e por isso crianças costumam ser bem saudáveis. Mas à medida que envelhecemos, o organismo tem mais dificuldade em manter esse processo de limpeza, o que significa que somos mais propensos a ser afetados por doenças. Além disso, com um estilo de vida saudável, não haverá mais danos internos e a necessidade de mais cuidado, aumentando a qualidade de vida também. Felizmente, o corpo tem um sistema natural para se livrar dos radicais livres. Quando antioxidantes são consumidos, eles trabalham para se livrar dos itens indesejados por dentro do seu corpo. Mesmo que ocorra danos todos os dias, uma quantidade suficiente de antioxidantes e fitoquímico irá efetivamente limpar os radicais livres, e até mesmo reparar o dano.

Como Colocamos Antioxidantes no Organismo

O corpo humano é incapaz de criar antioxidantes sozinho, por isso é preciso ingerir alimentos ricos nesses itens. É também importante notar que, quando os antioxidantes são utilizados para se livrar de radicais livres, não podem ser usados por uma segunda vez. Isso significa que eles são essenciais para que seu organismo possa constantemente atuar em um processo de limpeza do que há de morto por dentro do corpo. Os antioxidantes são encontrados em alimentos à base de plantas, tais como: frutas e legumes, nozes e sementes, feijão, legumes e grãos integrais. Na verdade, muitos tipos diferentes de antioxidantes são obtidos na ingestão de diferentes tipos de alimentos. Por isso os nutricionistas indicam a ingestão de alimentos variados, mesmo que alguns tenham mais calorias que outros.  Os antioxidantes mais comuns e presentes em sua dieta normal são: beta-caroteno, selênio, zinco, vitamina C e vitamina E. Estes são apenas alguns deles. Há muitos outros que podem ser obtidos pela ingestão de alimentos ricos em nutrientes naturais, também conhecidos como alimentos super nutritivos.

Como Colocamos Antioxidantes no Organismo

Como Colocamos Antioxidantes no Organismo

Como Atuam os Antioxidantes no Organismo

No organismo, os antioxidantes trabalham com uma tarefa simples: localizar os radicais livres e destruí-los para que se tornem inofensivos. Alguns dos melhores antioxidantes estão disponíveis em vegetais crucíferos, e e estes alimentos contêm fitoquímicos que combatem os radicais livres e ativam um sistema de controle de oxidante dentro do corpo, alimentados por estes nutrientes essenciais.

As Melhores Fontes de Antioxidantes

Algumas pessoas erroneamente pensam que podem melhorar a sua saúde apenas tomando um suplemento ou beber um suco de alta qualidade todos os dias. Então tomam seu suplemento de manhã e continuam comendo qualquer tipo de alimento porque acreditam já terem feitos sua parte para limpar o organismo. Grande erro. Alimentos industrializados são bem ricos em componentes químicos nocivos, conservantes e aditivos. Nenhuma quantidade de “super suco” pode compensar o dano causado por estes produtos. Além disso, existem tantos tipos de antioxidantes que estão disponíveis em alimentos ricos em nutrientes. Ao invés de procurar um suplemento para melhorar sua saúde, sua melhor opção é comer mais alimentos ricos em nutrientes, em antioxidantes e outros fitoquímicos. Alguns dos melhores tipos de alimentos para comer são as frutas e legumes em todas as cores possíveis. Algumas frutas e legumes irão fornecer o seu corpo com uma boa fonte de antioxidantes por dia e você não precisa investir tanto em suplementos, como qualquer tipo de vegetal de folhas verdes, frutas, pimentão, laranja, brócolis, cenoura, tomate e melão. Incluir frutas frescas e legumes em cada refeição irá proteger a sua saúde e fornecer a seu corpo os nutrientes que ele precisa para combater os radicais livres e combater algumas enfermidades. Lembre-se que cada pouco ajuda assim que começar a comer mais frutas e legumes durante todo o dia para melhorar sua saúde geral. Não é porque você come poucas frutas que não vai fazer efeito.

As Melhores Fontes de Antioxidantes

As Melhores Fontes de Antioxidantes

Os Chá Antioxidantes Existem?

Sim! O chá verde, por exemplo, usado por muita gente para saciar a fome, é um ótimo antioxidante, bem como o chá vermelho e o chá branco. São ótimos para a dieta e também para a limpeza do organismo, por isso emagrecem. O chá é seguro como fonte antioxidante porque tem origem natural. Já as versões apenas em cápsulas podem até funcionar, mas não são muito indicadas porque já possuem uma parte industrializada. São ótimos para quem não conseguem tomar o chá natural e não gosta do sabor ou aroma de tais líquidos feitos com a própria folha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.