O Que São Gordura Trans?

Nos dias de hoje é muito comum ouvir falar no termo “Gordura Trans”.  Com tanta informação disponível na internet qualquer pessoa que queira saber mais do assunto pode esclarecer qualquer dúvida sobre isso.

Muitos alimentos que são comercializados atualmente vêm com a informação “livre de gordura trans”, e a grande maioria fica se perguntando qual o significado desse termo. Para casos assim o melhor é procurar entender ainda mais e ficar por dentro desse tema tão importante.

O Que São Gordura Trans?

O Que São Gordura Trans?

Mas o Que é Gordura Trans?

Esse tipo de gordura é um modelo especial que é produzida principalmente por um processo químico chamado de hidrogenação. Todo o processo provém de óleos vegetais e começou a ser muito utilizada em meados de 1950.

Esse termo “trans” é aplicado, pois vem de “transverso”, que se relaciona com a ordem de cadeia de átomos do ácido graxo. Na verdade essa gordura é puramente esses mesmos ácidos em forma insaturada. Fisicamente falando, a disposição dos átomos é alterada após o processo de hidrogenação que acaba ficando na forma diagonal e transversal.

Alguns alimentos de origem animal como o leite e a gordura de animais como a vaca possuem uma pequena quantidade de gordura trans. Como sempre existiu o conhecimento que a gordura animal é totalmente prejudicial à saúde humana e muito favorável a doenças como a triglicérides, com o passar do tempo foi-se estudando a possibilidade de um novo tipo de gordura industrializada que fosse menos prejudicial.

Mas o Que é Gordura Trans?

Mas o Que é Gordura Trans?

Como é Produzida a Gordura Trans?

Primeiramente todos os óleos de origem vegetal são colocados em uma espécie de câmara de hidrogênio. Logo em seguida são todos levados a uma intensa pressão e temperatura que acaba transformando esse óleo em uma espécie de pasta escura e com cheiro muito ruim.

O próximo passo é a retirada dessa coloração escura e realizar um sistema que faça a gordura perder seu odor ruim. Então o processo de industrialização com a hidrogenação, transforma os óleos vegetais de um estado líquido para um tipo de gordura sólida que acaba melhorando a consistência dos alimentos e aumentando seu prazo de validade. O grande atrativo da Gordura Trans é tornar os alimentos com uma aparência, mais saborosa, dourados e crocantes.

Vídeo: 

Alimentos Que Possuem Gordura Trans

A grande pergunta para quem pensa no assunto é procurar entender onde pode ser encontrada uma grande quantidade dessa gordura nos alimentos. Sua maior concentração é principalmente em:

  1. Chocolates
  2. Sorvetes
  3. Pipocas de Microondas
  4. Bolachas
  5. Bolos
  6. Tortas
  7. Pastéis
  8. Salgadinhos
  9. Margarina
  10. Folhados

Infelizmente a maioria não vai sabe disso, mas os lanches servidos em fast-food como o tradicional Big Mac é um dos alimentos que lidera na quantidade de Gordura Trans.

Mesmo alguns alimentos que são vendidos atualmente em supermercados que alegam ser light e diet acabam também apresentando certa quantidade de Gordura Trans. Por incrível que pareça a quantidade menor dessa gordura está no leite de animais como a cabra e a vaca, pelo fato de serem produzidos naturalmente pelo rúmen desses animais.

Vídeo:

Males Para a Saúde Através Da Gordura Trans

Definitivamente cuidar da saúde é muito importante. O primeiro passo para que isso aconteça é controlar com muita seriedade o que entra no organismo com uma alimentação balanceada e saudável.

Por isso o primeiro passo é conhecer bem o que esse tipo de gordura pode provocar na saúde de qualquer pessoa. Uma relação bem grande e extensa de doenças é conhecida com a Gordura Trans.

Dentre as principisl é o aumento do colesterol ruim no sangue, muito conhecido como LDL e a consequente diminuição do colesterol considerado bom (HDL). Muitas pesquisas realizadas recentemente comprovam que o grande número de mortes tem sido por causa de problemas coronarianos que se relacionam com estilo de vida, ausência de atividade física e principalmente alimentação, onde esta última tem grande presença de ingestão de alimentos com Gordura Trans.

O desenvolvimento da diabetes e pressão alta também são muito favoráveis para pessoas que se alimentam de forma desregrada e com alimentos ricos em Gordura Trans.

Como Identificar Se Um Alimento Possui Gordura Trans

Em certo momento pode surgir à dúvida se existe a possibilidade de saber se o alimento que uma pessoa ingere é rico ou não em Gordura Trans. Como não existe na internet ou em nenhum outro lugar uma “cartilha confiável” que fale que aquele ou outro produto esteja livre dessa gordura, no ano de 2006 a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou que todos os alimentos devessem exibir uma descrição em seu rótulo que mostrasse a presença ou não da Gordura Trans, juntamente com as informações nutricionais do produto.

Dessa forma, é possível até saber em alguns casos a quantidade de ácidos graxos e gorduras saturadas em alguns alimentos. Mas o problema disso é que não existe uma garantia 100% do que está sendo informado nessa tabela nutricional, correndo o risco de ser ocultada a realidade.

Essa regra não se aplica a empresas que trabalham fornecendo refeições como lanchonetes e restaurantes. Apesar de muitas pessoas terem dificuldade em interpretar a tabela nutricional de produtos industrializados, sabe-se que os que tiverem denominado a quantidade de 0,2 gramas são considerados como “livres de gordura trans”, e mais saudáveis, ou seja: existem sim, alguns alimentos sem essa gordura.

O Futuro Da Gordura Trans

Têm surgido muitas tentativas para que esse tipo de gordura possa desaparecer de vez da vida das pessoas. Algum país tem tomado a frente nessa luta como, por exemplo, a Suiça e Dinarmarca que decidiu determinar que a Gordura Trans fosse considerada como substância ilegal no país.

Outros países já estão se programando e estipulando prazos para que suas indústrias comecem a se readaptar e eliminar de vez a Gordura Trans. Em algumas cidades norte-americanas, alguns restaurantes são totalmente proibidos de utilizá-la em alimentos.

No Brasil, muitas discussões têm sido levantadas sobre o assunto, onde o Ministério da Saúde estabeleceu metas desde 2008 para procurar reduzir drasticamente o nível dessa gordura em seus alimentos. A ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, também tem apoiado e entrado nesse movimento de mudança e prevenção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.