O Que é Vitiligo?

O Vitiligo

Vitiligo é uma doença onde ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Sua origem, ou melhor a origem de suas causas não é bem compreendida ainda, apesar do fator autoimune aparentemente ser muito importante. Contudo, estresse emocional, físico, e ansiedade são fatores muito comuns no desencadeamento ou até mesmo agravamento do vitligo. O vitiligo, patologicamente, caracteriza-se pela redução na função ou no numero dos melanócitos, a melanina (células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo). Não é uma doença contagiosa, podendo surgir em qualquer idade, sendo mais comum entre os 10 e 15 anos e também entre os 20 e 40 anos.

Como Ocorre?

A despigmentação geralmente ocorre em aparecimentos de manchas brancas de vários tamanhos e com destruição difusa ou focal. Pode acontecer em qualquer segmento da pele, até mesmo na retina (olhos).Os locais mais comum onde ocorre o vitiligo, ou pelo menos onde começa, é nas mãos, na face e genitais. Os pelos que estão localizados onde apareceu manchas brancas, também perdem a tonalidade e ficam esbranquiçados. O local do corpo onde é atingido, ou seja, onde surge as manchas brancas, fica muito sensível ao sol, e caso seja exposto ao sol sem protetor, pode ocorrer sérias queimaduras, existindo até, um ricos de desenvolvimento de câncer de pele.

Prognóstico

O vitiligo, a princípio, é um distúrbio crônico. Há diversos tipos clínicos de vitiligo, cada um com o seu próprio diagnóstico. Mas, dependendo do seu tipo clínico, pode existir regressão espontânea ou com tratamento médico. O vitiligo pode se generalizar ou permanecer focal indefinidamente.

Prognóstico

Prognóstico

Tratamento

Existem inúmeras opções de tratamento, opções terapêuticas para o vitiligo, como corticosteroides, imunomoduladores, trioxsaleno, PUVA, helioterapia e enxertos cirúrgicos. O que tem sido usado para remover as manchas brancas, são esteroides, mas eles não são muito eficientes. Um outro tratamento mais radical é o químico, especialmente para remover todo o pigmento da pessoa para que assim a pele fique mais uniforme. O que também tem mostrado bons resultados, são as terapias psicológicas, uma vez que exista uma ligação intrínseca entre a saúde da pele e o estresse.

Tratamento

Tratamento

Como é Classificado o Vitiligo

Essa doença é classificada de acordo com a extensão e a localização, podendo ser classificado como segmentar (quando atinge apenas um segmento do corpo), localizado (quando atinge pequena área), universal (quando acomete mas de 75% da superfície da pele), ou generalizado (quando atinge áreas mais extensas).

Causas do Vitiligo

Não existe ainda uma teoria exata que explique a causa do vitiligo, porém existem diversas teorias as quais tentam explicar. Conheça algumas delas.

  • – Teoria Genética: aproximadamente ¼ dos pacientes que possuem vitiligo, tem casos em sua família e também foram descritas ocorrências em gêmeos homozigoticos.
  • – Teoria Citotóxica: tem como base evidências de que a degradação da melanina e que metabólitos liberados na síntese podem ser tóxicos para os melanócitos, causando a sua destruição.
  • – Teoria Autoimune: considera que a destruição dos melanócitos ocorre devido as alterações do sistema imunológico. Baseada na observação frequente do vitiligo na vigência de outras doenças de auto-imunes como diabetes, alopecia areata, hipotireoidismo e anemia perniciosa.
  • – Teoria dos Radicais Livres: a destruição dos melanócitos seja resultado da liberação excessiva de radicais livres no organismo. Considera-se também, a deficiência de uma enzima, a caralase, a qual é responsável pela eliminação de radicas livres como responsável pelo surgimento do vitiligo.
  • – Teoria Convergente: é a combinação de diversas teorias para explicar a causa do vitiligo. A doença poderia ser então, uma parte ou sinal de condições de origens diversas que apresentam em comum a inativação ou destruição dos melanócitos.
  • – Teoria Neural: terminações nervosas que liberam mediadores químicos podem ser tóxicos para os melanócitos. Essa teoria pode explicar a associação do estresse psíquico com o vitiligo.
Causas do Vitiligo

Causas do Vitiligo

Como o Vitiligo Evolui.

A extensão ou evolução da doença dependerá de cada indivíduo. Na grande maioria dos casos, a doença surge com uma pequena macha em uma área pequena, e com o passar do tempo surgi outras manchas em outras partes do corpo. Pode ocorrer um aumento das lesões ou também pode permanecer estável. Em alguns casos pode haver repigmentação expontânea da pele. Os tratamentos que são usados atualmente podem ajudar na repigmentação ou no controle da doença e quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será o tratamento.

É uma Doença Comum?

O vitiligo ocorre em cerca de 1% da população mundial, atingindo ambos os sexos e todas as raças, em qualquer idade. Na maioria dos casos, os sintomas do vitiligo aparecem por volta dos 20 anos de idade.

Casos de Vitiligo.

O vitiligo conta com uma incipiente rede social especialmente para compartilhamento de experiências entre profissionais da saúde e pacientes, chamada sympa-unitedpatients.ning.com. Um dos grandes casos de ocorrência de vitiligo no mundo das celebridades, foi o cantor Michael Jackson. No começo da década de 1990 o cantor norte-americano revelou que possuí essa doença. Ele foi aconselhada por médicos que fizesse o tratamento para tornar a cor da pele mais uniforme e eliminar as manchas, pois o vitiligo dele já estava muito avançado e afetava o corpo todo. O que calou com os tabloides que afirmavam que Michael Jackson havia feito cirurgias plásticas para mudar a cor da pele (negra pra branca). No Brasil um caso bastante visto é o do rapper Rappin’ Hood, pois a doença dele é manifestada em pequenas manchas ao redor dos olhos.

Dúvidas em Relação ao Vitiligo.

  • – Não existe razão encontrada para que vitiligo cause coceira.
  • – O vitiligo pode sim atingir a região genital, de ambos os sexos. As vezes a área genital é a única parte do corpo afetada. Não é raro essa doença comprometer a área genital.
  • – Quando o vitiligo afeta a área genital não é contagioso e nem mesmo compromete a função sexual.
  • – As pessoas com vitiligo precisam de cuidados especiais em relação ao sol, porque é a melanina que ajuda a proteger a pele dos raios solares. E uma pessoa com vitiligo, tem deficiência ou falta da melanina, e quando são exposta ao sol, sem proteção, podem causar danos a pele, como graves queimaduras.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.