Perda De Documentos: O Que Fazer?

Os documentos são muito importantes para as pessoas. Já que é com eles que a identificação dos indivíduos é feita, e que permitem realizar uma série de atividades, como tirar passaporte, comprar em lojas, ter direitos do governo, enfim.

O ideal é sempre ter um cuidado exacerbado com os documentos, para evitar a perda dos mesmos e transtornos no futuro. Mas, como tais fatalidades às vezes ocorrem, os documentos podem ser esquecidos em uma bancada de uma loja, ou você pode deixar a sua carteira em um taxi. E aí? Como agir?

Confira este artigo, no qual iremos falar de como você pode proceder no caso da perda de seus documentos. Além disso, algumas dicas para que isso seja evitado. Então, vamos lá?

Perda De Documentos O Que Fazer

Perda De Documentos O Que Fazer

Antes Que Isso Aconteça, Se Previna                                                    

Em vez de passar pelo perrengue de perder os documentos, tome as providências necessárias para não passar por essa situação:

*Quando for a lugares movimentados e cheios de pessoas (Como em uma balada, por exemplo), mantenha o documento em seu bolso. Isso também vale para as mulheres, em vez de deixa-los em sua bolsa, pois a mesma pode ser perdida e, com ela, dinheiro, celular e os documentos.

*Sabemos que andar portando os documentos é obrigatório.  Mas, sempre depois de chegar em casa, evite deixar os documentos na calça (se tiver dentro dela), tirando e guardando em um local mais apropriado.

*Quando for utilizar o documento, se não precisar mais dele, guarde imediatamente dentro o bolso, ou na carteira. Isso evita o esquecimento dos documentos em balcões de lojas, por exemplo.

Antes Que Isso Aconteca Se Previna

Antes Que Isso Aconteca Se Previna

Perdi Os Meus Documentos, o Que Fazer?

Se, mesmo você tomando os cuidados necessários, os documentos foram perdidos, não se desespere. Há grandes chances de você reencontrá-los, basta seguir as recomendações:

*A primeira coisa é ir até a delegacia mais próxima e solicitar o registro de um boletim de ocorrência (B.O).

RG

O RG é o documento mais importante de todos, já que ele, além de portar sua identificação, é a base para que você retire outros, também essenciais: CNH (Carteira de Motorista), Título de Eleitor, enfim. A primeira via do RG é grátis. Contudo, quem a perdeu deve retirar a segunda via, e o preço varia de estado para estado, com preços de 10 a 25 reais.

Carteira De Trabalho

Para tirar uma segunda via da carteira de trabalho, você deve estar munido com o seu RG. Feito isso, compareça a algum posto onde esse serviço possa ser feito e solicite.

CNH (Carteira De Motorista)

A carteira de motorista também necessita do RG para que a segunda via seja impressa e entregue ao solicitante. O preço pode passar dos 20 reais, e o tempo de espera é de aproximadamente 5 horas.

Certidões (Nascimento Ou Casamento)

Documentos dessa natureza, quando são solicitadas novas vias, tem um preço um pouco salgado, passando dos 30 reais, e a espera pelo novo documento são de aproximadamente 15 dias.

CPF

Necessita do RG em mãos, custa o equivalente a cinco reais e cinquenta centavos, e pode chegar em até 15 dias.

Título De Eleitor

Para retirar outra via deste documento, você precisa levar o RG e outro que comprove, como a carteira de motorista. Leve-os ao Cartório Eleitoral onde a sua inscrição está feita, preenchendo uma folha pedindo a segunda via. Nos mesmo dia, sem nenhuma taxa, o Título pode ser retirado.

http://www.youtube.com/watch?v=KVF9WS4DXiM

Passaporte

A segunda via do passaporte deverá ser requerida depois de preencher a Gru-Funapol, um formulário disponível em www.dpf.gov.br .Depois disso, é a hora de pagar, e você terá que desembolsar quase 180 reais. Depois dessa etapa, é hora de requerer o passaporte. Vá até o posto da Polícia Federal e leve RG, certificado de Reservista, CPF, um comprovante de residência, título de eleitor (inclusive, tenha um comprovante que você compareceu na última eleição), e também duas fotos, em 5×7.

Fiz Uma Viagem Internacional e Perdi Meus Documentos, o Que Fazer?

Se você viajou a outro país, e deu falta de alguns ou de todos os documentos, aprenda a proceder da maneira correta:

*Contatar o órgão policial da região do país onde você se encontra, fazendo um B.O., se caso você perder o passaporte. E, depois disso, apresente o B.O até o consulado do Brasil instalado no país, levando consigo outro documento, como o RG ou o título de eleitor.

*Se a situação for um pouco mais complicada, como perder o passaporte na véspera ou no dia de embarcar de volta para o Brasil, não se desespere. Peça um documento que se chama ‘’Autorização de Retorno ao Brasil’’. Ele é gratuito, e você só precisa portar o RG. Mas antes, o registro de B.O é necessário. Caso solicitar esse documento de emergência, o seu destino só pode ser o Brasil.

*O Itamaraty disponibiliza aos turistas guias de como proceder nesses tipos de emergências, as quais serviços os consulados estão disponibilizados, enfim. Essas cartilhas são entregues gratuitamente em agências de viagens, companhias aéreas e é claro, nos aeroportos. Eles são muito importantes; por isso, não o dispense.

*Se a perda for da passagem aérea, vá até o guichê da companhia no aeroporto e solicite um novo bilhete. Geralmente, para que a segunda via da passagem seja emitida, uma taxa é cobrada.

*Se caso você não tenha condições financeiras de pagar taxas, o Consulado pode lhe auxiliar, contatando parentes, amigos ou até mesmo a alguma empresa que você trabalha para que a quantia pedida seja enviada. Se isso ainda assim não resolver a situação, uma medida mais drástica será tomada: a repatriação.  Mas, isso tem um lado negativo: depois de conseguir, seu passaporte será cancelado.

Como Se Precaver?

Antes da viagem, você pode fazer cópias dos seus documentos, e confiá-los ou para a companhia aérea ou para a família e amigos que você confia. Assim, no caso de perda, você pode solicitar por fax essas cópias, com facilidade e rapidez.

Dinheiro também pode ser perdido, e a recomendação é não sair portando altos valores. O uso de cartão de crédito também é recomendado, pois, se houver a perca ou roubo, o cartão pode ser cancelado.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.