Natação Uma Vez Por Semana Ajuda? Importância Para A Saúde

A Natação

Com uma definição mais técnica e não muito profunda, a natação pode ser denominada como a capacidade que os seres vivos – ou seja, tanto os homens, quanto os outros animais – possuem de se movimentar por meio de líquidos e dessa forma se locomoverem entre determinadas distâncias, muitas vezes sem o auxilio de itens complementares. Porém, quando se pensa em uma definição mais simples e cotidiana, a natação pode ser entendida como um atividade que, além de ser um exercício físico, é também uma forma de recreação e lazer, o que propicia a sua realização nos mais diferentes lugares, como praias, piscinas, etc.

A natação não é um esporte moderno, muito pelo contrário. Os primeiros registros que se possui dessa atividade são bastante antigos, sendo que as primeiras referências encontradas por escrito da natação são datados do ano 2000 a.C. em obras extremamente épicas e clássicas, como é o caso da Epopeia de Gilgamesh, da Ilíada e da Odisseia e até mesmo da própria Bíblia Cristã. Porém, existem registros ainda mais antigos do que esses, mas que não são escritos, que são as pinturas rupestres – aquelas realizadas em cavernas – que foram feitas há aproximadamente sete mil anos. A principal característica desses registros é que nessas épocas a natação não era vista com nenhum caráter competitivo, mas sim, como forma de locomoção ou lazer.

A característica competitiva que a natação possui hoje, foi implementada aproximadamente no ano de 1800, no continente europeu, sendo que a modalidade predominante na época era a natação de bruços, que é até os dias de hoje a mais tradicional. Já em meados do ano de 1873 uma outra modalidade de natação passou a ser difundido, que foi o nado estilo trudgen. Ele recebeu esse nome pois seu desenvolvedor / criador se chamava Arthur Trudgen, e ele fez uma cópia de um estilo que já existia e que era utilizado pelos índios da América do Norte, o nado crawl.

Já nos Jogos Olímpicos, a natação passou a estar presente somente no ano de 1986 em Atenas, e com essa implementação o esporte se tornou ainda mais sério o que fez com que surgisse a necessidade de se fundar a Federação Internacional de Natação – FINA, já que esse órgão tem a capacidade de regulamentar e oficializar a natação ao redor de todo o mundo. Já na década de 1930 foi inserido um novo estilo de natação, que é a modalidade mariposa. Esse estilo era inicialmente somente uma variação de um estilo já existente, que é o nado de bruços, mas no ano de 1952 ele passou a ser considerado um estilo distinto.

As seis principais modalidades de natação que existem nos dias de hoje são:

A natação pura, que é a modalidade que é realizada em piscinas – geralmente divididas com raias – e que engloba a utilização dos estilos básicos que já foram citados, que é o de bruços, o crawl, o mariposa e o de costas;

O polo aquático, que é um esporte que se assemelha muito ao handebol, possuindo inclusive os mesmos princípios básicos, que são a necessidade das equipes buscarem arremessar a bola dentro do gol do grupo adversário, porém, obviamente tudo isso acontece na água.

O nado de águas abertas (que possuem variações de nomes como natação de alto mar, natação de longa distância, natação de fundo ou ainda natação de água livre) e a principal característica desse estilo de natação é o fato dele ser realizado em locais que existem uma longa distância, e por isso na maioria das vezes elas são realizadas em mares e rios.

O mergulho é um estilo de natação onde a pessoa deve submergir inteiramente na água, podendo fazer isso de duas maneiras: segurando sua respiração independentemente – sendo que assim o mergulho passa a ser chamado de mergulho livre – ou ainda utilizar algum tipo de aparelho para auxiliar nisso, como é o caso de cilindros de ar, por exemplo.

Por fim, existem duas modalidades onde existem uma mistura de natação com algo mais estético o artístico, que é o caso dos saltos ornamentais – também conhecidos como saltos para a água – e a natação sincronizada. Nos saltos ornamentais o atleta deve saltar de um trampolim bastante alto e ir em direção a piscina, porém, durante o trajeto da queda deve fazer uma série de movimentos, ou seja, um tipo de coreografia. Já a natação sincronizada, as pessoas precisam realizar vários movimentos na água, juntamente com uma música, ou seja, essa modalidade é uma mistura de natação, com dança e ginástica.

Benefícios da Natação

Benefícios da Natação

Benefícios da Natação

Já tendo sido amplamente apresentada foi possível perceber como a natação é um esporte importante, porém, os pontos que foram citados não são os únicos existentes. Outra coisa muito positiva é a natação é um exercício que faz com que todas as partes do corpo se movimentem, como os músculos e as articulações, e é exatamente por isso que ela é considerada um dos melhores estilos de exercício possível, contribuindo também para o alívio de problemas respiratórios, desenvolvimento da coordenação motora, entre outros.

Além disso que foi citado, a natação é um esporte que faz com que a musculatura do corpo seja altamente desenvolvida, já que, ao contrário de outros tipos de exercícios, a natação consegue trabalhar todos os grupos musculares simultaneamente, e por isso tanto os membros inferiores, quanto os membros superiores são trabalhados, além do abdômen, do peitoral e das costas. Além disso, a natação também contribui para que a pessoa fique mais flexível e tenha uma maior elasticidade, conte com uma coluna mais estável e fique mais resistente.

A natação também é um esporte que auxilia muito no emagrecimento, já que em uma aula com uma hora de duração é possível perder de quinhentas a seiscentas calorias, tudo isso dependendo da intensidade do nado. O esforço – tanto dos músculos, quanto da respiração – realizados na água são bem maiores do que na terra por causa da densidade da água, que é cerca de oitocentas vezes maior que a do ar. Isso além de potencializar o exercício, também faz com que o risco de dores e de lesões seja diminuído consideravelmente.

Que a natação contribui muito para o físico das pessoas já foi bastante apontado, porém, essa atividade faz muito mais que isso. Pessoas que nadam também ganham consequentemente melhorias nas atividades cerebrais, melhorando a concentração e a memória. Isso afeta diretamente na vida do praticante, já que ele pode se tornar mais produtivo nos estudos e no trabalho.

A prática da natação com regularidade estimula ainda outros pontos, como o incentivo da produção de hormônios que são conhecidos como “quarteto da felicidade”. Esses hormônios são a serotonina, a ocitocina, a endorfina e a dopamina, que unidos levam muitos benefícios para uma pessoa, como a redução do estresse e da ansiedade e o aumento da autoestima.

Natação Uma Vez Por Semana Ajuda?

Que os benefícios da natação são muitos, isso já foi comprovado. Porém, uma periodicidade é um fator importante. O ideal é que as pessoas pratiquem natação ao menos três vezes por semana e de preferência em dias intercalados, pois dessa forma existe um período de descanso entre as atividades. As aulas de natação devem durar entre quarenta e cinco minutos a uma hora, mas também deve existir um tempo destinado ao aquecimento e desaquecimento. Durante a aula se deve treinar durações, velocidades e estilos variados de natação, para que tudo fique mais versátil.

Porém, ainda que o ideal seja com maior frequência, é melhor fazer aulas de natação uma vez por semana do que não fazer. Mas caso com o passar do tempo seja possível aumentar a quantidade de realização dessas atividades, tudo ficará ainda melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.