Influência Francesa no Rio de Janeiro ao Longo do Tempo

A França é um país que ofereceu uma forte influência a cidade do Rio de Janeiro ao longo de todos os anos e esse é o foco do artigo de hoje. Por isso, antes de falar de todos os fatores influenciadores propriamente ditos, será apresentado um panorama geral a respeito das duas cidades, para que fique tudo um pouco mais claro.

O Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade brasileira que com muita frequência é chamada de apenas “Rio”, sendo que a capital de um estado que possui o mesmo nome, localizado na região sudeste do país. O Rio é a cidade brasileira que é mais conhecida pelos estrangeiros, o que constrói a imagem de todo o restante do país – seja pelo lado positivo ou negativo-. Por todo esse reconhecimento, o município é o principal destino turístico em vários aspectos, seja quando se leva em consideração somente o Brasil, ou ainda toda a América Latina e todo o Hemisfério Sul.

A população estimada do Rio de Janeiro é de aproximadamente seis milhões e seiscentos e oitenta e nove mil habitantes, e uma dos pontos mais positivos da cidade é que uma parte dela foi classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade, que é a consideração de um local como extremamente importante para a comunidade científica ou para a humanidade como um todo. O nome dado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para essa parte importante da cidade foi “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”. São por esses motivos que muitas vezes o Rio é chamado de “Cidade Maravilhosa”. Além disso, um fato mais recente – que aconteceu nesse ano – foi o reconhecimento do Rio como a Primeira Capital Mundial da Arquitetura, que também é um título dado pela UNESCO.

O Rio é ainda um dos mais importantes e relevantes centros do país, em aspectos como finanças, economia e cultura, e os principais ícones que são reconhecidos internacionalmente, sejam eles paisagísticos e / ou culturais são: O morro do Corcovado (que é onde se localiza a estátua do Cristo Redentor), o Pão de Açúcar, o bairro da Lapa (que é um bairro bastante boêmio e que conta com uma bela obra arquitetônica chamada “Os arcos da Lapa”, os estádios Nilton Santos e Maracanã, as praias localizadas em bairros como a Barra da Tijuca, Copacabana e Ipanema, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional, as florestas de Pedra Branca e da Tijuca, além de várias festas marcantes como o Carnaval e o Réveillon em Copacabana.

A capital carioca possui o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e é também a sede de duas importantes empresas do país, que são a Vale e a Petrobras, al[em de outras várias companhias de petróleo e de comunicação. Existe ainda no Rio o Grupo Globo, que é considerado a maior união de empresas de mídia e de toda a América Latina. Além disso, no Rio de Janeiro existem também uma grande gama de institutos e universidades, se tornando assim o responsável por quase vinte por cento da pesquisa brasileira e sendo o segundo maior polo nesse sentido do país.

A França

A República Francesa, mais conhecida como a forma popular França é um país que se localiza na região ocidental do continente europeu, mas que conta ainda com uma grande quantidade de ilhas e de territórios que estão em outros continentes. A França muitas vezes é conhecida como “L’Hexagone” – que em português quer dizer “O Hexágono”, já que o formato de seu território se assemelha a essa forma geométrica. Os países que fazem fronteira com a França são: Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Luxemburgo e as micro nações de Andorra e de Mônaco.

A França é o maior país no que diz respeito a área de extensão territorial dos pertencentes a União Europeia, e o terceiro maior do continente europeu, perdendo o topo do ranking apenas pela Rússia e pela Ucrânia (porém, quando se leva em consideração seus territórios ultramarinos, a França ultrapassa o tamanho da Ucrânia).

Ao longo aproximadamente meio milênio a França vem sendo um país extremamente importante, atuando como uma grande potência e influenciando fortemente outros países tanto no âmbito continental, quanto no global – Como pode ser observado no Rio de Janeiro, por exemplo, e que vai ser apontada mais abaixo. – Essa influência se reflete em vários aspectos, principalmente nos que se referem ao militarismo, cultura, economia e política.

A nação francesa conta com seus principais ideais contidos em um documento que foi implementado na época da Revolução Francesa, que é chamada de Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Além disso, a França é considerada um país indivisível, democrático e laico, tudo isso baseado em sua constituição.

O país é ainda um dos mais desenvolvidos de todo o mundo, contando com a quinta maior economia do planeta considerando o PIB nominal e a nona maior quando se considera a paridade do poder de compra, sendo ainda a maior economia da Europa. É por isso que no país o padrão de vida é bastante elevado, o que se espelha no alto nível de escolaridade pública, em um exemplar promotor de saúde pública e no fato de a expectativa de vida lá ser uma das maiores.

Influência da França no Rio de Janeiro

Já sabendo um pouco mais sobre o país e a cidade citados, é possível falar agora um pouco sobre a influência que um exerceu sobre o outro ao longo do tempo. Tudo isso começa a mais de quatrocentos anos atrás, quando o Rio de Janeiro era uma espécie de sonho dos franceses, tanto é que eles criaram uma colônia na Baía de Guanabara, porém, os franceses acabaram por expulsá-los.

Porém, na época em que o século XX virava, a França invadiu o Rio novamente, porém, dessa vez de uma forma mais intervencionista, como com arte e com ideias. Ou seja, nessa época era Paris que mais influenciava a moda e a arquitetura da cidade, e essas são as principais coisas que podem ser observadas até os dias de hoje, principalmente no bairro carioca de Santa Teresa. Outro exemplo da forte influência francesa é a arquitetura do Theatro Municipal, por exemplo, que foi basicamente criado para ser uma cópia da Ópera de Paris.

Influência da França no Rio de Janeiro

Influência da França no Rio de Janeiro

Hoje em dia ainda existe no Rio de Janeiro aproximadamente quatrocentos imóveis que seguem estilos franceses, como os que carregam os traços art déco e art noveau. Isso tudo faz com que especialistas acabem considerando o Rio como a cidade que mais sofreu influências bastante significativas pelos padrões franceses.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.